A Crucificação do Rei – Estudo e Pregação em Mateus 27:27-54

Estudo e Pregação expositiva em Mateus 27:27-54, sobre a cruz de Cristo, com o tema: “A Crucificação do Rei”.

Tema da pregação: A Crucificação do Rei

Texto desta pregação sobre a cruz: Mateus 27:27-54

Introdução:

 A história do mundo é pouco mais que uma sequência de dias, unida para formar anos, os anos para formar décadas e as décadas para formar séculos. A maioria dos dias é comum, sem grande distinção em relação a qualquer outro. No entanto, de tempos em tempos, ao longo da história, encontramos dias que merecem ser lembrados.

O dia que temos diante de nós em nosso texto de hoje é distintivo por ser um dia de intenso mal e, ao mesmo tempo, um dia que testemunhou o triunfo do bem sobre o mal.




Não há outro dia na história que se equipare ao dia em que o Rei foi crucificado! Foi um dia infame porque revelou a humanidade em seu ápice de pecaminosidade. Infame porque Ele veio para os Seus, mas os Seus não receberam. Foi infame porque o Criador foi morto por Suas criaturas!

Contudo, foi um dia notável nos anais da história porque o pecado foi derrotado; o poder de Satanás foi quebrado para sempre; e porque os corredores sombrios da morte foram invadidos pelo Príncipe da Vida!

Gostaria que viajássemos até aquele dia, há mais de 2.000 anos, e testemunhássemos o Rei da glória sendo crucificado no Calvário. Oro para que o significado desse dia se torne claro para nossos corações e mentes. Vamos então, aprender juntos lições da crucificação do Rei.

Em primeiro lugar…




I. O LOCAL DE SUA CRUCIFICAÇÃO (v. 33)

A. Era um lugar proeminente

1. Fisicamente proeminente – Gólgota, o lugar do crânio, ou em latim, Calvário! Este lugar, que lembra os crânios de um homem morto, estava cheio de crânios de pessoas falecidas. Localizado fora dos portões da cidade de Jerusalém, era amplamente conhecido por todos que ali viviam. Além disso, testemunharam a morte de milhares de criminosos e outros considerados inimigos do governo romano. Como era prática romana permitir que os corpos dos crucificados apodrecessem em suas cruzes, é razoável acreditar que o povo de Israel conhecia bem esse lugar.

2. Historicamente proeminente – Esta montanha, contaminada pela presença romana, era um local especial para os judeus. Essa colina faz parte do mesmo cume sobre o que o Templo foi construído. Além disso, foi aqui que Abraão deu a seu filho Isaque muitos séculos antes para oferecê-lo a Deus, conforme registrado em Gênesis 22. Este era um local de grande importância para o povo judeu.

B. Era um lugar profético

Em Gênesis 22, encontramos a história de como Abraão oferece seu filho Isaque como sacrifício a Deus. Essa passagem é uma das imagens mais claras do Antigo Testamento da morte vinda do Filho de Deus, Jesus, no Calvário. Lá, vemos um Pai entregando voluntariamente seu próprio filho para morrer.

Nessa passagem, dois versículos são dignos de nota especial hoje.




Observe os versículos 5-14. Dois versículos se destacam em minha mente em conexão com o que estamos examinando hoje. O primeiro é o versículo 8. Ali, Abraão diz: “Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto”. O texto desse versículo é significativo!

O segundo versículo é o versículo 14, onde a Bíblia diz: “No monte do Senhor se proverá”. Esta é uma antiga profecia que nos diz que Deus daria o Seu Cordeiro neste mesmo monte. Isso é exatamente o que vemos em Mateus 27. Este era um lugar profético!

Em segundo lugar…

II. A DOR DE SUA CRUCIFICAÇÃO (v. 35-49)

A. Ele suportou a dor da cruz (v. 35a)

A Bíblia diz isso de forma tão simples: “E eles O crucificaram…” Mas, essas palavras nem sequer começaram a transmitir o horror do que Jesus Cristo suportou naquela cruz. Considerando o fato de que antes de chegar ao Calvário, Jesus passou a noite acordada.




Ele passou por pelo menos quatro provas:

  • Ele foi espancado pelos judeus.
  • Ele foi espancado pelos soldados romanos.
  • Ele suportou o horror do flagelo romano.
  • Ele foi zombado, ridicularizado, cuspido e obrigado a carregar Sua cruz até o Calvário, então Ele foi crucificado!

O que é uma crucificação?

Uma descrição física por um médico: A cruz é posicionada no chão, e o homem exausto é rapidamente lançado para trás, com os ombros tensos contra a madeira. O legionário localiza a depressão na frente do pulso, inserindo um prego pesado e quadrado de ferro forjado no pulso e profundamente na madeira. Rapidamente, ele se move para o outro lado e repete a ação, tendo o cuidado de não puxar os braços com muita força, mas permitindo alguma flexibilidade e movimento. A cruz é então erguida no lugar.

O pé esquerdo é pressionado para trás contra o pé direito, e com ambos os pés estendidos, dedos para baixo, um prego é cravado no arco de cada pé, deixando os joelhos flexionados. A vítima agora está crucificada.

À medida que mergulha lentamente com mais peso sobre os pregos nos pulsos, uma dor insuportável e ardente percorre os dedos e sobe pelos braços, explodindo no cérebro – os pregos nos pulsos estão acionados os nervos medianos.




Ao se empurrar para cima para evitar o tormento do estiramento, ele coloca todo o peso sobre o prego que passa pelos pés. Mais uma vez, ele sente a agonia lancinante do prego rasgando os nervos entre os ossos dos pés.

À medida que os braços se cansam, as cãibras percorrem os músculos, causando uma dor profunda, implacável e latejante. Com essas cólicas, vem a incapacidade de se empurrar para cima para respirar. O ar pode ser aspirado para os pulmões, mas não exalado.

Ele luta para se levantar a fim de respirar um pouco. Finalmente, o dióxido de carbono se acumula nos pulmões e na corrente sanguínea, e as cólicas diminuem parcialmente. Espasmodicamente, ele é capaz de se elevar para expirar e trazer o oxigênio vital.

Horas desse sofrimento sem limites, ciclos de torções, cãibras dilacerantes nas articulações, asfixia parcial intermitente, dor lancinante enquanto o tecido é arrancado de suas costas dilaceradas enquanto ele se move para cima e para baixo contra a madeira áspera.




Então começa outra agonia: uma dor profunda e lancinante no peito, à medida que o pericárdio se enche lentamente de soro e começa a comprimir o coração.

Agora está quase no fim – a perda de fluidos teciduais atingida um nível crítico – o coração comprimido está lutando para bombear sangue pesado, espesso e lento para os tecidos – os pulmões torturados estão fazendo um esforço frenético para ofegar em pequenos goles de ar. Ele pode sentir o frio da morte percorrendo seus tecidos. Finalmente, ele pode permitir que seu corpo morra.

Tudo isso a Bíblia registra com palavras simples: “E eles o crucificaram.” (Marcos 15:24). Que amor maravilhoso é esse? Foi isso que Ele suportou por causa do Seu amor por você, Romanos 5:8!

Gostaria de lembrá-lo de que Ele ainda era o Criador enquanto estava pendurado na cruz! Ele poderia ter miríades de anjos, Mateus 26:53, mas Ele suportou Sua crucificação em silêncio, assim como o profeta havia aqui que Ele faria, Isa. 53:7. Por que Ele fez isso? Porque Ele ama você!

B. Ele suportou a dor das multidões (V 35-44)

Enquanto Jesus suportava a agonia da cruz, aqueles que estavam no Calvário naquele dia fizeram tudo ao seu alcance para aumentar Seu sofrimento. Os que soldados O pregaram na cruz estão aos Seus pés, brincando com Suas roupas. Os soldados zombam Dele. Os líderes religiosos o ridicularizam. Até mesmo um dos outros dois homens que estavam ali com Ele naquele dia se juntaram à zombaria do Senhor Jesus Cristo!

No entanto, naquele dia, ele recebeu compaixão de um pequeno grupo de pessoas reunidas ao pé de Sua cruz, observando Sua morte. Sua mãe, uma tia, uma discípula amada, uma mulher liberta de uma vida de pecado. Eles estavam lá para amá-Lo e lamentar Sua morte!

Mais uma vez, recordo quem estava pendurado ali naquele dia! Uma palavra Dele e Seus algozes desapareceram até o nada! No entanto, Ele não retribuiu os seus tormentos ou ataques. Quando Ele falou, foi para orar por eles e pedir perdão, conforme registrado em Lucas 23:34. Que graça incrível! Por que Ele fez isso? Porque Ele ama você!

C. Ele suportou a dor dos condenados (v. 45-46)

Quando me refiro a Ele suportar a dor dos condenados, não estou me referindo apenas à Sua palavra graciosa ao ladrão moribundo, Lucas 23:39-43.

Refiro-me ao evento surpreendente que aconteceu durante as três horas de escuridão. Estou me referindo àquele momento em que Jesus Cristo, o Filho de Deus, literalmente se tornou o pecado do mundo na cruz, 2 Co 5:21. Nunca vou entender isso, mas louvo a Deus por isso todos os dias.

De alguma forma, Ele suportou todos os nossos pecados enquanto estava pendurado na cruz. Ele, o último Adão, tornou-se nosso pecado julgado por Deus em nosso lugar! O primeiro Adão trouxe o pecado e a morte a toda a raça humana através das suas ações no Jardim do Éden. O segundo Adão, o Senhor Jesus, trouxe salvação e vida a todos os que acreditam pelas Suas ações na cruz do Calvário!

Deus o julgou como se Ele fosse todo pecador quando morreu. Ele pagou o preço por todos nós para que todos pudéssemos ser salvos!

Em terceiro lugar…

III. O PODER DE SUA CRUCIFICAÇÃO (v. 50-54)

A. O Poder da Redenção – (V 50)

Quando o Salvador deu Seu último suspiro na cruz, a redenção veio para todos aqueles que colocarão sua fé Nele! Nunca foram ditas palavras maiores do que quando Jesus, pouco antes de morrer, disse: “Está consumado! ”, João 19:30. Através da Sua morte, Ele satisfez as justas critérios de Deus em relação ao pecado, Rm 6:23.

Ele tomou o lugar dos culpados perante o tribunal de Deus e garantiu a redenção através do Seu sangue para todos os que confiam nele como seu Salvador, 1 Pe 1:18-19!

Sua morte na cruz satisfaz a Deus para sempre, 1 João 2:2; Rm 3:25.

Sua morte na cruz liberta aqueles que estão presos e vitimados pelo pecado! Ele nos liberta quando O recebemos pela fé!

Ilustração

Robert Coleman conta a história de um menino cuja irmã precisava de uma transfusão de sangue. O médico explicou que ela tinha a mesma doença de que o menino havia se recuperado dois anos antes. Sua A única chance de recuperação era uma transfusão de alguém que já havia vencido a doença. Como as duas crianças tinham o mesmo tipo sanguíneo raro, o menino era o doador ideal.

“Você daria seu sangue para Mary?” o médico disse. Johnny hesitou. Seus lábios inferiores começaram a tremer. Então ele enviou e disse: “Claro, para minha irmã”. Logo as duas crianças foram levadas para o quarto do hospital: Mary, pálida e magra; Johnny, robusto e saudável. Nenhum dos dois falou, mas quando seus olhos se aproximaram, Johnny falou. Quando uma enfermeira inseriu uma agulha em seu braço, o sorriso de Johnny desapareceu. Ele observou o sangue fluir através do tubo.

Com a provação quase terminada, sua voz, um pouco trêmula, corte o silêncio. “Doutor, quando eu morrerei?”

Só então o médico percebeu que Johnny hesitou, porque seus lábios tremeram quando ele encontrou em seu sangue. Ele pensou que dar seu sangue à irmã desistiu de sua vida. Naquele breve momento, ele tomou sua grande decisão. Johnny, felizmente, não precisou morrer para salvar a irmã. Cada um de nós, no entanto, tem uma condição mais grave do que a de Maria, e isso é tradicional que Jesus não é apenas o Seu sangue, mas também a Sua vida.

O que isso significa para você, meu amigo, é que você não está condenado a enfrentar a morte eterna no Inferno! Pela graça de Deus, você pode ser salvo! Seus pecados podem ser perdoados, e você pode ser declarado justamente diante de Deus ao aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador!

B. O Poder da Restauração (V 50)

Através da morte de Jesus na cruz, o crente encontra-se restaurado a um relacionamento correto com Deus. Através da Sua morte, todos aqueles que O recebem pela fé são justificados, Rm 5:9.

A palavra “justificado” significa “declarado justo; tornar alguém justo, ou fazer alguém como deveria ser”.

O sangue de Jesus faz por mim o que eu nunca poderia fazer por mim mesmo! Lava meus pecados e me torna justo aos olhos do Senhor. É o sangue de Jesus que torna os homens dignos de ir para o Céu, Fl 3:9 .

C. O Poder da Reconciliação (V 51)

Quando Jesus morreu na cruz, somos informados de que o véu do Templo foi rasgado ao meio, de alto a baixo. O véu servia de barreira entre o lugar santo e o santo dos santos no Templo. Atrás deste véu era o propiciatório.

O Sumo Sacerdote entraria atrás daquele véu uma vez por ano no Dia da Expiação e colocaria o sangue do sacrifício no propiciatório para expiar os pecados do povo. Esse véu servia como um lembrete de que o homem estava separado de Deus por seus pecados e era indigno de se aproximar de Deus, Is 59:2 . Contudo, quando Jesus morreu na cruz, esse véu se rasgou em dois, significando que o caminho para Deus havia sido aberto.

Então, agora, o homem não precisa mais estar separado de Deus por seus pecados. Ele pode ser levado à presença de Deus pelo sangue de Cristo que foi derramado na cruz, Ef 2:12-16 . O sangue une o homem pecador e o Deus santo como um só!

Conclusão desta pregação “A Crucificação do Rei”

Ao refletir sobre o dia da crucificação de Jesus, é difícil encontrar um momento mais glorioso, pelo menos em termos pessoais, do que o dia em que compreendi que Ele morreu por mim e por você e respondemos ao Seu chamado, sendo salvos por Sua graça.

Meus amigos, esse dia em que Jesus morreu na cruz se tornou verdadeiro o dia em que Ele morreu por vocês? Alguém pode questionar: “Mas Ele não morreu por todos?” Sim, e não! A morte dele só tem significado para você se desejar recebê-la como seu Salvador. Caso contrário, Sua morte na cruz não terá impacto em sua vida.

Em algum momento de sua vida, você já confessou em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal? Já O recebeu, confiando em Seu sangue e Sua ressurreição como sua única esperança de alcançar o Céu?

Caso não, então, eis aí a oportunidade!

Se você gostou deste estudo e pregação sobre a cruz, então veja mais esboços de pregação aqui.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.