Batismo: o que é? Significado e Definição

Batismo: o que é? Significado e Definição

Há tantas perguntas em torno do termo batismo cristão. Parece que cada igreja tem um método ou ideia diferente do que o batismo significa e como é feito. Esperamos responder a todas as suas perguntas sobre o batismo para que você possa dar com confiança esse passo de identificação com Cristo Jesus!

O que é o Batismo?

O batismo é o ato externo que simboliza o fenômeno interno de vir e aceitar Jesus Cristo como Salvador.

O propósito do batismo é dar testemunho visual de nosso compromisso com Cristo. É o primeiro passo do discipulado ( Atos 8:26-39 ).

A palavra grega para “batismo” é ” βαπτιζω “. As letras em inglês se parecem com isso: “baptidzo.” 

O simbolismo do batismo é que, assim como Cristo morreu e foi sepultado, a pessoa batizada é submersa (seja física ou simbolicamente) sob a água. 

E assim como Cristo ressuscitou de debaixo da terra, assim o batizado ressurgiu de debaixo d’água. Sob a água está a vida velha, morta, pesada e sufocante do crente. Fora da água, purificada pelo sangue de Cristo, é a vida nova, fresca e com propósito do crente.

O batismo é como um anel de casamento. Colocamos uma aliança de casamento como símbolo de nosso compromisso e devoção. Da mesma forma, o batismo é uma imagem de devoção e compromisso com Cristo. Um anel de casamento nos lembra e diz aos outros que pertencemos a alguém especial. Da mesma forma, o batismo lembra a nós e aos outros que somos devotados a Cristo e pertencemos a Ele.

Você precisa se batizar para ser salvo?

De acordo com a Palavra de Deus, o Batismo não é um requisito para a salvação. Vamos examinar o que as Escrituras ensinam sobre esta questão:

É bastante claro em passagens como Atos 15 e Romanos 4 que nenhum ato externo é necessário para a salvação. A salvação é pela graça divina através da fé somente ( Romanos 3:22 , 24, 25, 26, 28, 30; 4:5; Gálatas 2:16 ; Efésios 2:8-9 ; Filipenses 3:9 , etc.). 

Se o batismo nas águas fosse necessário para a salvação, esperaríamos encontrá-lo enfatizado sempre que o evangelho salvador de Jesus aparece nas Escrituras.

Paulo nunca fez do batismo nas águas qualquer parte de suas apresentações do evangelho. Em 1 Coríntios 15:1-4 , Paulo dá um resumo conciso da mensagem do evangelho que ele pregou. Não há menção ao batismo. 

Em 1 Coríntios 1:17, Paulo afirma que “Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho”, diferenciando assim claramente o evangelho do batismo.

Se o batismo fosse parte do próprio evangelho, necessário para a salvação, que bem teria feito Paulo pregar o evangelho, mas não batizar? Ninguém teria sido salvo. A mulher penitente ( Lucas 7:37-50 ), o homem paralítico ( Mateus 9:2 ), o publicano ( Lucas 18:13-14 ), e o ladrão na cruz ( Lucas 23:39-43 ) todos experimentaram o perdão dos pecados além do batismo. 

Quanto a isso, não temos registro do batismo dos apóstolos, mas Jesus os declarou limpos de seus pecados ( João 15:3 – note que a Palavra de Deus, não o batismo, é o que os purificou).

Existem dois versículos bíblicos que podem causar confusão em relação a como o batismo e a salvação estão juntos. 

Atos 2:38 diz “arrependam-se e sejam batizados”… significando que o batismo não é necessário, mas um próximo passo a ser dado. 

Marcos 16:6 “quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.”… novamente, o batismo é declarado como um próximo passo natural após a crença espiritual. É a crença que concede a salvação e a falha em crer que causa a condenação.

O batismo nas águas é certamente importante, no entanto, o Novo Testamento não ensina que o batismo é necessário para a salvação.

Batismo Infantil x Batismo Adulto

Qual é a diferença entre o batismo infantil e o batismo adulto? Vamos dar uma olhada em como o batismo infantil começou e por que é importante para os adultos dar o passo simbólico do batismo.

O batismo infantil surgiu dos ensinamentos de alguns pais da igreja do início do segundo e terceiro séculos de que o batismo lavava o pecado. 

Isso significava que, se você morresse sem se batizar, morreria com seus pecados não perdoados e, portanto, iria para o Inferno (ou purgatório, conforme esse conceito se desenvolveu ao longo do tempo). Com a alta taxa de mortalidade infantil nos primeiros séculos, o conceito de batizar bebês o mais rápido possível entrou em voga. Como não é necessariamente bom empurrar as cabeças do bebê para debaixo d’água, a ideia de aspergir se firmou.

Novamente, a palavra batismo não significa “aspergir ou “derramar”. A palavra grega “baptidzo” significa literalmente “mergulhar” ou “imergir”. 

Ao longo dos anos da Igreja, o batismo por imersão assumiu várias formas. Alguns batizam mergulhando três vezes no “Nome do Pai, Filho e Espírito Santo”. Outros usam o modelo judaico para batizar os gentios convertidos ao judaísmo. Os iniciados usam vestes brancas e são mergulhados três vezes para a frente e três para trás. Os mais modo comum de batismo é uma vez para trás para retratar a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo.

De acordo com Romanos 6:1-10 , o batismo retrata pelo menos três coisas:

  1. Primeiro, o batismo é uma figura da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. Enquanto estamos na água, estamos representando Cristo na cruz. Ao mergulharmos na água, ilustramos o sepultamento de Cristo. Ao sairmos da água, demonstramos a ressurreição de Cristo.
  2. Segundo, o batismo é um testemunho pessoal para nós da purificação de nossos pecados. Ao entrarmos na água, reconfirmamos nossos pecados perdoados e, ao sairmos da água, ressuscitamos para viver uma nova vida em Cristo.
  3. Terceiro, o batismo representa nossa identificação pessoal com Cristo. Paulo declarou em Romanos 6:3-4 “Fomos sepultados com Cristo no batismo e ressuscitados para andar em uma nova vida” como seguidores perdoados de Cristo capacitados pelo Espírito de Deus.

Ser aspergido ou ter água derramada sobre sua cabeça quando você era criança, ou jovem demais para entender, perdeu o objetivo do batismo em todos os três níveis.

A Bíblia ensina que o compromisso com Cristo sempre precede o batismo. Na verdade, o batismo é o seu testemunho de entrega de sua vida a Cristo. A ordem do Novo Testamento não é se batizar e depois receber a Cristo. É sempre primeiro você recebe a Cristo e depois se batiza. Se você não estava ciente de se submeter ao senhorio de Cristo, então é impossível pensar em seu batismo como um compromisso pessoal com Cristo.

Batismo de Jesus

Mateus 3:13-17 – “Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João. Mas João tentou dissuadi-lo, dizendo: “Eu preciso ser batizado por você, e você vem a mim?” Jesus respondeu: “Deixe por agora; convém que façamos isso para cumprir toda a justiça”. 

Então João consentiu. Assim que Jesus se batizou, ele saiu da água. Naquele momento o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele. E uma voz do céu disse: ” Este é o meu Filho, a quem amo; com ele me comprazo”.

Se João estava batizando para arrependimento e Jesus não tinha pecado, por que ele teria que se batizar? O significado de Jesus em Mateus 3:15 não foi uma declaração de que o batismo é necessário para a salvação, nem que ele precisava se arrepender de qualquer coisa. 

A intenção do povo judeu em relação ao batismo era significar sua prontidão para seguir a vontade de Deus. Assim, ao se engajar nessa ação, ao incluir a si mesmo nessa tradição de seu povo, Jesus “cumpre toda a justiça”, não apenas pelo ato físico, mas pelas implicações espirituais dele. 

Não havia nenhuma exigência legal escrita para que Jesus se batizar a fim de inaugurar seu ministério. Jesus seguiu a lei, mas também seguiu as tradições de acordo com o coração da lei. Por este ato, Jesus proclama o início de seu ministério.

Escrituras sobre o batismo

1 Pedro 3:21 – “e esta água simboliza o batismo que agora também salva vocês – não a remoção da sujeira do corpo, mas o penhor de uma consciência limpa para com Deus. Ela os salva pela ressurreição de Jesus Cristo ..”

Colossenses 2:12 – “sepultados com ele no batismo, no qual também ressuscitastes pela fé na obra de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos”.

Efésios 4:4-6 – “Há um só corpo e um só Espírito, assim como fostes chamados para uma só esperança, quando fostes chamados; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos e através de tudo e em todos.”

Atos 22:16 – “E agora o que você está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele.”