Junias-uma apóstola feminina

Junias, uma apóstola feminina?

As saudações finais de Paulo à igreja romana parecem típicas. Podemos apenas passar os olhos pela lista de nomes sem pensar duas vezes. Mas um nome dentro dessa lista tornou-se foco de controvérsia e debate acalorado: Júnias. 

“Saudai Andronicus e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão. Eles são bem conhecidos entre os apóstolos e estavam em Cristo antes de mim” (Rm 16:7).

“Júnia” é provavelmente o nome de uma mulher. Quando você lê a frase “entre os apóstolos”, você entende como uma simples saudação se tornou um texto-prova no debate sobre o papel da mulher no ministério. Júnia era uma apóstola? Certamente parece que ela estava entre os primeiros convertidos e recebeu o papel de apóstolo na edificação da igreja.

A evidência de que Junias é uma mulher é convincente. A ortografia grega ( Iounian ) poderia apontar para um homem ou uma mulher. No entanto, a adição de um acento especificaria o gênero – dependendo de qual acento foi escolhido (o grego tem vários) e em qual sílaba o acento foi colocado.

Os primeiros manuscritos do Novo Testamento foram escritos em uma escrita grega maiúscula (uncial) que não incluía acentos. Mas cópias do Novo Testamento grego de períodos posteriores em escrita cursiva (minúsculas) acentuam o nome como feminino.

Na literatura grega antiga, fora do Novo Testamento, a forma masculina do nome apareceu apenas uma vez. Textos latinos antigos também foram pesquisados, com alguns teorizando que Júnias pode ser uma forma abreviada do masculino “Junianus”. 

Das 250 ou mais citações do nome Júnias, onde é possível abreviar o nome, todas se referem a mulheres. De acordo com o Comentário Crítico e Explicativo da Bíblia , ” Júnia “, a pessoa em questão era, sem dúvida, a esposa ou a irmã de Andronicus.

A frase “ entre os apóstolos” também pode ser traduzida como “ aos apóstolos”, colocando Júnia dentro ou fora dessa categoria de ministério. Ambas as traduções são possíveis no âmbito da gramática grega. Os exemplos externos, porém, favorecem estatisticamente a primeira opção.

No entanto, existem outras questões que raramente são levantadas neste debate. Os apóstolos do Novo Testamento, por exemplo, não são todos descritos em termos iguais. 

Os 12 discípulos originais , junto com Paulo, eram um grupo especial. Eles foram alunos de primeira mão de Cristo, alguns dos quais Deus dotou com dons espirituais sobrenaturais ( At 5:12 ) e revelação divina na forma do Novo Testamento.

Nem todos os apóstolos tinham tais dons, no entanto. Além dos 12 discípulos e de Paulo, não está claro que o termo “apóstolo” falasse de alta autoridade ou mesmo expectativas do papel. A palavra grega apostolos significa simplesmente “mensageiro” ou “enviado” – alguém enviado para uma tarefa específica, semelhante ao nosso conceito de missionário. 

Embora o apóstolo Barnabé tenha pregado e ensinado ( At 15:35 ), Epafrodito não é descrito em tais termos. “Apóstolos” também foram enviados para representar igrejas, mas não nos é dito em que capacidade ( 2 Coríntios 8:23 ). 

Paulo não nomeou apóstolos para a liderança da igreja local. Como resultado, a relação precisa de “apóstolo” com o ministério moderno de liderança da igreja é evasiva.

O que aprendemos sobre quem foi Júnias?

Embora existam todas essas incertezas, a questão de Júnia como uma apóstola nos ensina que prestar atenção aos detalhes da Bíblia é importante. 

As coisas podem ficar complicadas, mas certamente são interessantes. E também aprendemos com este exemplo que as mulheres desempenharam um papel estratégico na igreja primitiva. 

Não importa a conclusão que cheguemos sobre o papel exato de Júnia, todos podemos concordar que Paulo a considerou muito valiosa como apóstola de Jesus Cristo.