Sermão: Uma nova história – deixando o passado para trás

Sermão Uma nova história - deixando o passado para trás

Tema: “Uma nova história: deixando o passado para trás”

Versículo base: Filipenses 3:13-14

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”

Introdução:

Todos nós temos histórias, com capítulos bons e ruins. Algumas vezes, carregamos o peso do passado, os traumas, as perdas e as escolhas erradas. Mas hoje, vamos aprender a deixar o passado para trás e começar uma nova história.

I. Aprendendo a esquecer o passado:

Filipenses 3:13-14 nos ensina que é preciso esquecer as coisas que ficaram para trás para prosseguir em direção ao alvo. Não podemos deixar o passado nos definir ou nos impedir de seguir em frente.




II. Reconhecendo a importância do perdão:

Muitas vezes, carregamos o peso do passado por causa de mágoas e ressentimentos. Precisamos aprender a perdoar, tanto a nós mesmos como aos outros. O perdão nos libera para seguir em frente e começar uma nova história.

III. Focando no presente:

Não podemos mudar o passado, mas podemos mudar nosso presente e, assim, construir um futuro melhor. Devemos nos concentrar no presente e fazer escolhas que nos levem a uma nova história.

IV. Abraçando a graça de Deus:

Por fim, precisamos nos lembrar de que Deus é um Deus de graça e misericórdia. Ele nos oferece a chance de recomeçar e escrever uma nova história. Devemos abraçar essa graça e viver de acordo com a vontade de Deus.

Conclusão:

Deixar o passado para trás e começar uma nova história pode ser um processo difícil, mas é necessário para que possamos avançar em direção ao alvo que Deus tem para nós. Devemos esquecer as coisas que ficaram para trás, perdoar, focar no presente e abraçar a graça de Deus.




Que hoje, possamos dar o primeiro passo para começar uma nova história.

Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.