14 Versículos Bíblicos sobre Missões e Evangelismo

Versículos Bíblicos sobre Missões e Evangelismo

A missão é um chamado importante para todos os cristãos, e a Bíblia nos oferece muitos versículos que nos inspiram a cumprir esse propósito. A seguir, apresentamos uma lista de 14 versículos sobre missões, cada um com um comentário para nos ajudar a entender melhor o que significa ser um missionário e espalhar o evangelho de Jesus Cristo. Esses versículos nos lembram da importância de compartilhar o amor e a verdade de Deus com todas as pessoas, em todos os lugares.

Versículo 1 – Marcos 16:15

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”

Esse versículo é conhecido como a Grande Comissão de Jesus aos seus discípulos. Ele os enviou para proclamar o evangelho a todas as pessoas em todas as nações. Esse é o chamado de Deus para nós, e nossa responsabilidade como cristãos é espalhar a Boa Nova do evangelho para todos.

Versículo 2 – Mateus 28:19-20

“Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”




Aqui, Jesus reitera sua ordem para que façamos discípulos de todas as nações, e nos dá a certeza de que estará conosco durante todo esse processo. Fazer discípulos não é apenas pregar o evangelho, mas ensinar e orientar as pessoas a seguir a Cristo em suas vidas.

Versículo 3 – Atos 1:8

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.”

O Espírito Santo nos é dado para nos capacitar a ser testemunhas de Jesus em todos os lugares onde vivemos e onde somos enviados. Aqueles que creem em Jesus são chamados para testemunhar sobre Ele em sua própria cidade, estado, país e em todo o mundo.

Versículo 4 – Romanos 10:14-15

“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!”




Este versículo nos lembra da importância de enviar e sustentar missionários e evangelistas para que o evangelho possa ser pregado a todas as pessoas em todas as nações. Sem missionários, muitas pessoas nunca teriam a oportunidade de ouvir o evangelho.

Versículo 5 – João 20:21

“Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.”

Jesus nos envia assim como o Pai o enviou. Devemos seguir o exemplo de Jesus em nossa missão, buscando ser obedientes à vontade de Deus em tudo o que fazemos.

Versículo 6 – 2 Coríntios 5:20

“De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.”




Os cristãos são embaixadores de Cristo na Terra, representando-o e compartilhando a mensagem da reconciliação com Deus para toda a humanidade. Somos chamados para levar essa mensagem com amor e compaixão, compartilhando a graça e o amor de Deus com todos.

Versículo 7 – Atos 13:47

“Porque assim nos ordenou o Senhor: Eu te pus para luz dos gentios, para que sejas para salvação até os confins da terra.”

Paulo cita esse versículo em seu discurso em Antioquia, enfatizando que sua missão era trazer a luz do evangelho para os gentios e levar a salvação até os confins da terra. Essa é uma chamada para todos nós que cremos em Jesus, de levar a luz do evangelho para todas as pessoas, independentemente de sua origem ou cultura.

Versículo 8 – Lucas 10:2

“E dizia-lhes: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara.”




Jesus chama seus discípulos para orar por trabalhadores para a seara, ou seja, para a colheita do evangelho. É uma chamada para pedir a Deus por mais missionários, evangelistas e líderes para levar o evangelho para mais pessoas em todo o mundo.

Versículo 9 – Romanos 15:20-21

“E assim me esforcei por anunciar o evangelho não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio; Antes, como está escrito: Aqueles a quem não foi anunciado o verão, E os que não ouviram o entenderão.”

Paulo enfatiza a importância de levar o evangelho para lugares onde Cristo ainda não é conhecido, para que aqueles que nunca ouviram falar dele possam ter a oportunidade de crer. É uma chamada para ampliarmos nossos horizontes e ir além das zonas de conforto em nossas missões.

Versículo 10 – Isaías 6:8

“E ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.”




Isaías respondeu ao chamado de Deus para ir e proclamar sua mensagem, apesar das dificuldades que enfrentaria. Esse versículo é um exemplo para nós de prontidão para obedecer ao chamado de Deus em nossas vidas, independentemente dos desafios que possamos enfrentar em nossa missão.

Versículo 11 – 1 Pedro 2:9

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”

Pedro enfatiza que somos um povo escolhido por Deus para proclamar suas virtudes e levar a luz do evangelho para o mundo. Esse versículo nos lembra de nossa identidade em Cristo e nossa responsabilidade de compartilhar sua mensagem de amor e graça.

Versículo 12 – Tiago 1:27

“A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.”




Este versículo destaca a importância de servir aqueles que estão em necessidade, especialmente os órfãos e as viúvas. Devemos ter cuidado para não nos corrompermos pelo mundo, mas sim manter nossa pureza e santidade como cristãos enquanto servimos aqueles que precisam de nossa ajuda.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".