Significado bíblico da Figueira no Contexto Escatológico

No texto de Mateus 24.32-33, Jesus contou a seus discípulos a Parábola da Figueira: “[…] quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, às portas”.

Muitos estudiosos compreendem a figueira nesta passagem como um símbolo de Israel. Outros a vêem como uma ilustração da sequência de eventos imediatamente anteriores à segunda vinda de Cristo (Walvoord, p.192). O tempo do cumprimento da profecia pode referir-se à segunda vinda de Cristo ou à destruição de Jerusalém em 70 d.C.

Os Sinais

As passagens de Jeremias 24 e Oséias 9.10 estabelecem uma analogia entre Israel e a figueira.

Nestes textos, porém, Israel é simbolizado pelo figo, e não pela figueira. Jesus realmente parece utilizar a figueira em Mateus 21.19-20 como um símbolo de Israel. Já em outras partes do NT, a figueira não representa Israel. Em Apocalipse 6.13, por exemplo, a figueira é usada para ilustrar uma catástrofe cósmica.

A Época

Mateus 24:32-35 refere-se à destruição de Jerusalém nas mãos do general romano Tito (70 d.C.), ou fala sobre a segunda vinda de Cristo? Quatro linhas de raciocínio apontam para a segunda opção.

Em primeiro lugar, por mais devastadora que tenha sido, a destruição de Jerusalém em 70 d.C. nem chegou perto da magnitude descrita em Mateus 24.21. Dessa forma, Mateus 24.32-35 necessariamente se refere a uma época posterior a 70 d.C.

Em segundo lugar, conforme Mateus 24.14, o evangelho deverá alcançar até os confins da terra antes da realização dos eventos descritos em 24.32-35. Isto dificilmente teria acontecido antes da queda de Jerusalém no primeiro século.

Em terceiro lugar, o contexto imediatamente anterior, em Mateus 24.29-31, descreve a segunda vinda de Cristo. E meramente lógico supor que a Parábola da Figueira deve ser considerada neste mesmo período da história.

Por fim, e ainda mais categórico, há a passagem de Lucas 21.28: “Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima”. Jesus disse a Israel que, quando aqueles sinais (ilustrados pelas folhas de figueira na primavera) começassem a se cumprir, eles saberiam que a redenção estava próxima.

É impossível equiparar a queda de Jerusalém com a redenção de Israel. Em vez disso, a redenção de Israel aponta indubitavelmente para a segunda vinda de Jesus Cristo. (Zc 14; Ap 19), quando Ele estabelecerá o seu Reino de justiça sobre Israel.

Lições sobre o significado escatológico da Figueira na Bíblia

Existem algumas lições importantes sobre o significado escatológico da figueira na Bíblia:

1. A figueira é um símbolo de Israel

Na Bíblia, a figueira muitas vezes representa a nação de Israel. Em várias passagens, Deus usa a imagem da figueira para ilustrar a relação entre Ele e o Seu povo escolhido. Por exemplo, em Jeremias 8:13, Deus diz: “Quando eu quiser apanhá-los, diz o SENHOR, não haverá uvas na videira, nem figos na figueira, e as folhas murcharão; e o que eu lhes dei passará para longe deles”. Assim, a figueira pode ser vista como um símbolo da fidelidade e do destino de Israel.

2. A figueira também pode representar o fim dos tempos

Em Mateus 24:32-35, Jesus usou a figueira como um símbolo para falar sobre os sinais do fim dos tempos. Ele disse: “Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas se cumpram. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”. Aqui, a figueira representa a aproximação da volta de Jesus e a consumação dos tempos.

3. A figueira também pode simbolizar a hipocrisia religiosa

Em Mateus 21:18-19, Jesus amaldiçoou uma figueira por não ter frutos, apesar de estar cheia de folhas. Ele usou isso como uma ilustração para condenar a hipocrisia religiosa dos líderes religiosos da época. Isso mostra que a figueira pode representar a superficialidade da religião, que aparenta ter vida, mas na realidade está morta e vazia.

4. A figueira pode ser um símbolo de bênção e prosperidade

Em várias passagens, a figueira aparece como um símbolo de bênção e prosperidade. Por exemplo, em Miquéias 4:4, Deus promete que todos “se assentarão debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e ninguém os espantará”. Isso indica que a figueira pode ser um símbolo de paz, segurança e prosperidade no Reino de Deus.

Gostou? Então veja mais estudos bíblicos:

Quem foi Elias na Bíblia? 5 lições e história do “Profeta do Fogo”

Quem foi Amós na Bíblia? As 5 lições e a história do profeta da justiça de Deus

Quem foi o Profeta Obadias: 2 Lições da Justiça Divina e a Soberania de Deus no livro de Obadias