A restauração do povo de Deus – Pregação em Ezequiel 37
Esboço de pregação expositiva em Ezequiel 37 com o tema: A restauração do povo de Deus. Sermão sobre o vale de ossos secos.
Tema: A restauração do povo de Deus
Texto: Ezequiel 37
Objetivo desta pregação: Mostrar que Deus é a fonte da verdadeira restauração, renovando espiritualmente os crentes, mesmo em meio à crise.
Introdução
A crise é um tempo de oportunidade. Grandes avivamentos da história surgiram em períodos de profunda sequidão espiritual, apatia e abandono da fé.
É Deus quem age na vida da igreja, trazendo cura, libertação e restauração. Ele é capaz de levantar os prostrados e dar vida aos ossos secos.
Vamos ver como essa restauração acontece na visão de Ezequiel.
I. A necessidade de restauração
O povo de Deus estava espiritualmente morto, como um vale de ossos secos. Isso representa a condição de muitas vidas hoje: sem esperança, apáticas e sem vida espiritual. Reconhecer essa necessidade é o primeiro passo para a restauração.
II. O agente da restauração
Deus é o único capaz de trazer vida onde há morte espiritual. O profeta Ezequiel viu que foi a mão do Senhor que o levou ao vale de ossos secos (v. 1). Ele é o agente da transformação e renovação.
III. O instrumento da restauração
A Palavra de Deus e o Espírito Santo são os instrumentos que trazem vida e restauração. Quando Ezequiel profetizou, foi a Palavra que começou a unir os ossos e dar forma, mas foi o Espírito de Deus que soprou vida sobre eles (v. 9-10).
Da mesma forma, a Palavra de Deus revela a verdade, mas é o Espírito Santo que aplica essa verdade aos nossos corações, trazendo renovação e transformação espiritual. Sem o agir do Espírito, a restauração seria incompleta. O Espírito Santo vivifica, traz convicção e renova o espírito abatido.
IV. O processo da restauração
A restauração não é instantânea. Há um processo. Primeiro os ossos se juntam, depois os tendões e carne aparecem, e por fim, o sopro de vida é dado (v. 7-10).
Da mesma forma, Deus trabalha progressivamente na vida daqueles que se entregam a Ele.
V. Os resultados da restauração
Os ossos secos se tornam um exército poderoso. Quando Deus restaura, Ele não apenas devolve vida, mas transforma vidas para que cumpram um propósito maior. Ele nos restaura para sermos usados por Ele.
Conclusão desta Pregação em Ezequiel 37
Como está sua vida, meu irmão, minha irmã? Você se sente como um vale de ossos secos?
Deus deseja restaurar sua vida, trazer novo fôlego espiritual e colocar você de pé para cumprir o propósito que Ele tem para você. Busque a restauração que vem de Deus.
Confira mais esboços para pregar:
Sobre o Autor