Vida onde só havia morte – Pregação em Ezequiel 37

pregação expositiva em Ezequiel 37

Esboço de pregação expositiva em Ezequiel 37 com o tema Vida onde só havia morte: A restauração de Israel em Ezequiel 37.

Tema do sermão: Vida onde só havia morte

Texto base do sermão: Ezequiel 37

Introdução

Amados, hoje vamos mergulhar em uma das passagens mais impactantes do livro de Ezequiel: o capítulo 37.

Aqui, o profeta é levado pelo Espírito a um vale cheio de ossos secos, que representam a nação de Israel, que havia sido destruída e levada em cativeiro.




Mas Deus tinha um plano para restaurar seu povo, e é isso que veremos nessa pregação expositiva.

I. O vale de ossos secos (Ezequiel 37: 1-3)

O primeiro versículo do capítulo 37 nos diz que o Espírito de Deus levou Ezequiel a um vale cheio de ossos secos.

Esse vale representa a condição espiritual do povo de Israel naquele momento: morto, seco, sem esperança. Talvez você se identifique com essa descrição.

Talvez sinta que sua vida espiritual está morta e sem vida. Mas Deus não desiste de nós.




II. O poder da Palavra de Deus (Ezequiel 37: 4-6)

Deus pede a Ezequiel que profetize sobre os ossos secos, dizendo que eles viverão novamente. O profeta obedece, e os ossos começam a se unir, formando corpos inteiros.

Mas eles ainda estavam sem vida. Então Deus pede a Ezequiel que profetize novamente, dizendo que o Espírito de Deus virá sobre esses corpos e lhes dará vida. E assim acontece.

Essa passagem nos mostra o poder da Palavra de Deus. Quando Deus fala, as coisas acontecem. Ele pode trazer vida onde só havia morte. Talvez você sinta que sua vida está seca e sem vida, mas Deus pode mudar essa situação com uma palavra.

III. A restauração de Israel (Ezequiel 37: 11-14)

Deus explica a Ezequiel que os ossos representam a nação de Israel, que havia sido destruída e levada em cativeiro. Mas Deus tinha um plano para restaurar seu povo.




Ele promete trazê-los de volta à sua terra, e unificá-los novamente sob um único líder. Esse líder seria o descendente de Davi, o Messias que viria trazer salvação para o mundo.

Essa promessa de restauração foi cumprida em parte quando os judeus voltaram do cativeiro na Babilônia e reconstruíram Jerusalém e o templo.

Mas a restauração completa ainda está por vir, quando Jesus Cristo retornar como o rei dos reis e senhor dos senhores.

IV. Aplicação para nossas vidas

O que podemos aprender com essa passagem? Em primeiro lugar, que Deus tem o poder de trazer vida onde só havia morte. Se sua vida espiritual está seca e sem vida, busque a Deus e peça que ele lhe dê vida novamente.




Em segundo lugar, que Deus é fiel em cumprir suas promessas. Assim como ele cumpriu a promessa de trazer Israel de volta à sua terra, ele cumprirá todas as suas promessas para nós.

Em terceiro lugar, que Deus tem um plano para a salvação da humanidade, que é Jesus Cristo.

Se você ainda não conhece a Jesus como seu salvador, hoje é o dia para se render a ele e aceitar sua oferta de salvação. Ele é o Messias prometido que veio para trazer vida abundante e eterna para todos que creem nele.

Conclusão deste sermão em Ezequiel 37

Ezequiel 37 é uma passagem poderosa que nos mostra o poder da Palavra de Deus em trazer vida onde só havia morte.




Deus é fiel em cumprir suas promessas, e ele tem um plano para a salvação da humanidade através de Jesus Cristo. Se sua vida espiritual está seca e sem vida, busque a Deus e peça que ele lhe dê vida novamente.

Se você ainda não conhece a Jesus como seu salvador, hoje é o dia para se render a ele e receber a vida abundante e eterna que ele oferece.

Que o Espírito de Deus nos ajude a aplicar esses princípios em nossas vidas e a viver em plenitude da vida que Deus tem para nós. Amém.

Mais esboços de pregação.




Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".