WhatsApp

Jesus transforma água em vinho: Lições poderosas

Esboço de sermão sobre quando Jesus transforma água em vinho em João 2.

Introdução

Nos dias de Jesus as celebrações de casamento podiam durar mais de uma semana e comida, bebida e entretenimento tinham que ser providenciados pelo noivo para todos os convidados. Seria uma vergonha para a família se não houvesse fartura durante todo o tempo da celebração. Isso era o que estava acontecendo na celebração que Jesus e sua mãe estavam participando.

Maria, a mãe de Jesus pediu-Lhe que fizesse algo sobre a escassez de vinho. Assim ocorreu o maravilhoso milagre de Jesus transformando água em vinho. Servir o melhor de tudo na primeira festa era o normal, mas quando o vinho que Jesus providenciou foi servido, todos ficaram surpresos porque era muito melhor do que o que foi servido na primeira e por isso o comentário: “… guardei o bom vinho até agora…” foi ouvido. O que podemos aprender com esse milagre hoje?

1. A participação de Cristo nos acontecimentos da Vida

Leia João 2:1-2




A. As Circunstâncias

Não nos é dito quem vai se casar, mas provavelmente é algum parente próximo de Jesus. Pode ser um irmão, uma irmã, um primo, etc. Digo isso porque parece ter sido alguém de parentesco próximo porque Maria está envolvida nas festividades (Jo 2:1-5).

Lição:

Se essa cena nos ensina alguma coisa, ela nos diz que Jesus escolheu participar desse evento comum, rotineiro e cotidiano. Jesus não é só para o domingo! Ele deseja e merece ser incluído em toda a vida! Você vê, Ele é o Senhor de tudo, ou Ele não é o Senhor em sua vida – Atos 10:36

B. O convite

Jesus fica por este meio convite! Alguém teve a premeditação e a ponderação de chamar Jesus para este evento.

Lição:

Nunca seja culpado de tentar excluir Jesus de qualquer área de sua vida. Em virtude de Seu sacrifício por nós no Calvário, Ele merece inclusão em tudo o que somos e em tudo o que fazemos.




Lembre -se de 1 Coríntios 6:19-20. Se somos verdadeiramente Dele, então Ele tem direito de acesso a tudo! Alguns, aqui hoje, precisam abrir uma área de sua vida para Deus. Você precisa parar de se segurar e dar a Deus acesso a tudo!

Em muitas vidas, Jesus fica do lado de fora olhando para dentro (Apocalipse 3:20). Há momentos em que Jesus está pronto com a solução para o seu problema, mas em vez de se intrometer, Ele espera pacientemente pelo seu convite. Por que não fazer isso acontecer hoje?

C. Consideração de Cristo

Observe que quando Ele foi chamado, Jesus veio! Em todos os eventos da vida, o filho de Deus nunca precisa temer que Jesus não venha em socorro! Ele se importa e quando chamamos, Ele nos responderá e se moverá em nossa necessidade (Mateus 7:7-8; Jeremias 33:3)

Lição:

Como diz esta velha canção:




Oh, que paz muitas vezes perdemos, que dor desnecessária suportamos
Tudo porque não levamos tudo a Deus em oração

Pode não ser o caminho batista, mas aprenda a correr para Jesus antes de subir no cavalo de balanço da preocupação (Filipenses 4:6-7). Jesus vai te levar mais longe, mais rápido!

2. O poder de Cristo nos acontecimentos da Vida

Leia João 2:3-9

A. Ele está sempre lá 

Às vezes, durante essas festividades, eles ficavam sem vinho (João 2:3). Isso não parece um grande problema para nós, mas para os judeus, pode ser ruinoso! Primeiro, era uma questão de honra. O noivo era responsável por fornecer suprimentos adequados. Se algo acabasse antes que a festa terminasse, isso significava simplesmente que ele não havia planejado bem e não tinha providenciado para todos os seus convidados.




Em segundo lugar, ficar sem vinho causaria constrangimento público ao noivo e sua família. Em terceiro lugar, em alguns casos, a família infratora pode até ser multada. Portanto, este era um problema de tamanho considerável para essas pessoas.

Lição:

A vida nem sempre corre como planejamos! Há momentos em que surgem problemas e problemas surgem em nosso caminho. Isso é uma coisa comum. É bom saber que quando nossos problemas vierem que podemos levá-los a Jesus. Aqueles ao nosso redor podem vê-los como nada, mas Jesus entende nossa dor e sente nossa necessidade (Hebreus 4:15).

Considere Cristo e seus discípulos no barco sacudido pela tempestade (Marcos 4:36-41) e os discípulos sozinhos no barco sacudido pela tempestade (João 6:16-21). Em ambos os casos, eles sentiram que Jesus estava fora de contato com a necessidade deles. Ambas as vezes eles estavam errados! Jesus conhecia seus problemas e sentiu sua necessidade. Ele se mudou para o problema deles e fez a diferença para eles. Ele fará o mesmo por você!

João 2:3-5 fornece o Procedimento. Neste tempo de dificuldade, Maria nos mostra exatamente o que precisamos fazer quando surgem problemas em nossas vidas. Ela nos dá 2 passos que devemos sempre dar nos momentos difíceis da vida.




B. Corra para Ele:

Quando surgiu o problema, Maria o levou ao Senhor. Isso é exatamente o que precisamos fazer (Filipenses 4:6-7).

Lição:

A resposta de Cristo a Maria em João 2:4 pode parecer um tanto cruel e fria. No entanto, o termo “mulher” era uma forma educada e comum de tratamento. Jesus está simplesmente lembrando a Maria que Ele tem uma agenda maior a cumprir do que a dela ou do resto da festa de casamento. Em Lucas 2:51, a Bíblia nos diz que Jesus estava “sujeito a eles”, referindo-se a Maria e José. Agora, Ele está lembrando a Sua mãe que é hora de Ele começar a cumprir a vontade de Seu Pai.

Talvez Maria também esteja clamando por ajuda! Por 30 anos ela foi acusada de ser, na melhor das hipóteses, a mãe do filho bastardo de um soldado romano por causa de estupro. Na pior das hipóteses, ela foi acusada de ser culpada de fornicação ou mesmo adultério. Pode ser que Maria esteja pedindo a Jesus para limpar seu nome. Para mostrar a eles que Ele é quem ela sempre soube que Ele era.

O que quer que esteja em exibição aqui, o fato é que, quando confrontada com um problema, Maria correu para Jesus. Que bom exemplo para seguirmos!




C. Siga Seus Comandos

A lição para nós é clara! Quando surgem problemas, e problemas abalam nossas vidas, a melhor coisa que podemos fazer é simplesmente fazer o que Jesus diz para fazer. Agora, o que Ele diz para fazer?

I. Mateus 11:28 – Vinde a Ele.

2. 1 Pedro 5:7 – Lance seus cuidados sobre Ele.

3. Romanos 8:28 – Confie Nele.

4. Atos 16:31 – Creia Nele para a salvação.

D. Seu Desempenho

Leia João 2:6-9

Lição:

Jesus tomou o lugar-comum e o tornou extraordinário! Ele pode mudar qualquer situação se lhe for dada a oportunidade de fazê-lo.

E. Não era convencional

Lição :

Jesus nem sempre vai correr na sua pista! Ele se moverá na sua situação, mas pode não fazer do seu jeito. (Aplicação: Os 3 Hebreus – Por que não enviar um anjo para mantê-los do fogo? Ele poderia ter feito isso, mas Ele escolheu livrá-los de outra maneira. Devemos lembrar que os caminhos de Deus não são os mesmos que os nossos – Isaías. 55:8 -9.

F. Era Incomum

Leia João 2:10

O governador da festa se surpreende com a qualidade deste novo vinho. Era uma coisa incomum. Só porque Deus fez algo de uma maneira naquela época, isso não significa que Ele fará da mesma maneira aqui e agora. Não tente espremer Deus em sua caixinha, Ele simplesmente não caberá!

Lição:

Muitos podem questionar por que as chamadas pessoas boas sofrem. Não existe uma boa resposta! Ex: O cego e o barro (Jo 9:6-7). Aquele barro era doloroso, mas era exatamente o que o cego precisava. É assim para você também!

G. Foi Inacreditável

O governador não sabia, mas os servos sim! Quando você carrega a água e sente seu peso, e Deus se move e a transforma de um evento comum e comum em algo que prova ser uma bênção em sua vida, você nunca supera isso.

Lição:

Ninguém neste mundo pode entender o que você está passando. Jesus faz! E, quando Ele se move em seu momento de necessidade e transforma sua escuridão hoje, quando Ele levanta seu fardo e carrega sua carga, você sabe disso e nunca o esquecerá! Para todos os outros, era apenas vinho, mas para aqueles que conheciam a verdade, era um milagre!

3. A provisão de Cristo nos eventos da Vida

Leia João 2:10-11

A. Ele forneceu o que pertencia à Carne

(Exemplo: Vinho) Ele lhes deu exatamente o que eles precisavam em suas circunstâncias imediatas. Ele fará o mesmo por você (Filipenses 4:19). A palavra-chave nesse versículo é “todos”. Um estudo cuidadoso desta palavra em grego revela que a palavra realmente significa “todos”. Ele vai atender a sua necessidade!

(Exemplo: A velha viúva de Sarepta e seu barril de farinha, (1 Reis 17:10-16). Deus cuidou dela. Lembre-se de Elias ao lado do riacho (1 Reis 17:1-6). Essas pessoas nunca esqueceram o que Deus fez por eles.Existem milhões de outros que poderiam testemunhar também.

B. Ele providenciou o que pertencia à fé

“Seus discípulos creram nele”. (João 2:11) Sua fé em Jesus nunca é equivocada! Se você demonstrar fé de “semente de mostarda” em sua hora de provação, Jesus entrará nessa necessidade e moverá sua montanha. Ele nunca falhará com Seus filhos!

C. Ele forneceu o que dizia respeito ao futuro

“Manifestou Sua glória.” (João 2:11) Quando você vir Jesus passar em sua hora de crise, isso fará algo por você! Isso fortalecerá sua fé e lhe dará esperança para o amanhã.

(Exemplo: A alimentação dos 5.000 homens em João 6:1-13. Os discípulos estão cheios de dúvidas e não acreditam que o Senhor possa fazer isso. Mas, mais tarde, quando Jesus alimentou os 5.000, Mateus 15:32- 38, não os encontramos duvidando. Contraste como eles podem ter agido a cada vez. Eles O viram trabalhar e sabem o que Ele pode fazer! Eles sabem o que está por vir, sua fé aumentou!

Lição:

Tudo o que estou dizendo é isso. “Quando você vê Jesus passar por você hoje, você tem esperança nas provações de amanhã. Afinal, se Ele pode mover aquela montanha hoje, então Ele pode mover aquela que você virá amanhã!”

Conclusão

O que eu quero que você leve para casa com você desta mensagem é isso. Jesus está ligado aos eventos de sua vida. Ele não é apenas um ser sobrenatural remoto totalmente removido de nossas necessidades.

Ele se preocupa com os menores detalhes de sua vida (Mateus 10:29-31) e espera que você O chame em seus momentos de necessidade para que Ele possa ministrar a você. Qual é a sua necessidade hoje? Salvação? Você está desviado? Algum fardo? Uma situação ruim?

Algumas circunstâncias estão além do seu controle, mas não além da sua capacidade de se preocupar? Faça como Maria fez, traga-o a um Senhor que se importa. Traga-o a Jesus!

Veja também:

Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.