Como esperar no Senhor? Esboço de Pregação no Salmo 40

Sermão Como esperar no Senhor

Esboço de pregação temático no Salmo 40 com o tema: Como esperar no Senhor?

Tema do Sermão: Como esperar no Senhor?

Texto do sermão sobre esperar no Senhor: Salmo 40:1

Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. – Salmos 40:1

Introdução deste sermão sobre esperar no Senhor

Para entender como esperar no Senhor com precisão, primeiro, devemos ver qual é o propósito de usar uma águia para explicar o ato de esperar no Senhor?




Diz a lenda que uma águia na idade de 30-50, voa para um lugar alto e lá sofre uma dura prova de resistência e mudança. Ele não pode voar porque suas penas estão crescidas. Por isso, arranca todas as penas de seu corpo. Ele arranca suas garras de seus pés porque as garras ficaram enroladas e inúteis. Seu bico ficou muito longo e enrolado. Ele quebra o bico contra uma rocha. Indefeso, ele grita e espera o momento da renovação.

Outras Águias ouvem seu grito e vêm ajudar. Eles voam por cima, assustando predadores, e trazem comida para seu amigo incapacitado.

Em segundo lugar, o que significa esperar? 

Em hebraico (qavah – kav-waw’) o significado figurado da palavra é “ligar como um cordão”. Não significa amarrar um cordão em torno de um feixe de gravetos para mantê-los juntos. Em vez disso, é o processo de fazer uma corda torcendo ou tecendo pequenas cordas para formar a corda. Quanto mais fios forem torcidos ou entrelaçados em uma corda, maior será sua resistência. O significado literal da palavra é “esperança”.




Como acontece com a Águia, Deus nos faz passar por duras provações de resistência e mudança. Isso é necessário para moldar nosso caráter e fé cristãos. Nesses momentos, precisamos nos unir ao Senhor como fios de uma corda, esperando por Ele. Esta unidade renova as nossas forças. Então vamos aprender a esperar Nele?

Aqui estão algumas lições sobre como esperar em Deus:

1. Deixe Deus ser sua única esperança

A. Jesus disse ao paralítico: “Levante-se, pegue sua maca e vá para casa” (Mateus 9:6) Este homem tinha apenas 2 bens. As roupas que ele usava e o tapete! Nos dias de Jesus, os paralíticos eram deixados para começar a rua. Esta era sua única maneira de sobrevivência. A esteira em que este homem implorou era sua única esperança.

B. Ele dormiu nele, descansou nele e viu o mundo passar. Ele foi ordenado a guardar aquela esteira e colocar sua esperança em Jesus.




C. A oração de Josafá: (2 Crônicas 20:12) “Nossos olhos estão postos em você.” Deus é nossa única esperança: “Meus olhos estão sempre no Senhor, pois somente ele livrará meus pés do laço”. (Salmos 25:15). Você tem mantido sua esperança em alguém ou algo que não seja Deus?

2. Fique quieto e sozinho com Deus

A. Aquietai-vos e sabei que eu sou o Senhor (Salmos 46:10). Elias estava desanimado. e estressado. Mandou seu servo embora. Caminhou até uma caverna no monte sagrado Sinai (por orientação divina).

B. Obviamente, Deus queria renovar a força de seu servo fraco (1 Reis 19:1-9). Deus despertou a natureza. No entanto, Deus não estava lá no vendaval, terremoto ou fogo. Somente na quietude (1 Reis 19:10-13).

C. A força de Elias para servir a Deus foi renovada após seu novo encontro com Deus. A graça renovadora de Deus só pode ser experimentada em isolamento e quietude.




3. Submeta-se à soberania de Deus

A. Soberano: Acima ou superior a todos os outros/Supremo em poder, posição ou autoridade. Deus trabalha em Seu próprio tempo e maneira (Is 55:8-9).

B. Sua soberania é expressa em nossa vida na forma de Sua vontade. No entanto, Deus não é irresponsável. Ele sempre trabalha todas as coisas para um objetivo.

C. Você sabe que Deus é soberano em sua situação atual? (Doença, questões financeiras, etc.) Você sabe que Deus está trabalhando através de seus problemas para trabalhar em direção ao Objetivo que Ele estabeleceu para sua vida?

Conclusão deste sermão: Como esperar no Senhor

A própria situação que você está enfrentando agora pode ser uma prova de resistência e mudança. Deus faz com que Seus filhos passem por esses momentos porque é a única maneira de prepará-lo para cumprir o plano de Deus para sua vida. Isso é necessário para tirar o que é desnecessário e moldar seu caráter e atitudes.




Mas Deus nunca abandona ou deixa para trás Seus filhos nestes tempos de correção. Ele está com você porque quer renovar suas forças no final do período de prova. 

Os 3 princípios que forneci em minha mensagem de hoje mostram como esperar no Senhor pela renovação divina. Espere no Senhor e você voará como uma águia.

Gostou deste esboço de pregação sobre como esperar no Senhor? Então veja mais sermões aqui.




Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.