3 Lições do Chamado de Isaías – Estudo e Pregação

Sermão Lições da Chamado de Isaías

Estudo e esboço de pregação com 3 Lições do Chamado de Isaías.

Tema do sermão: 3 Lições do Chamado de Isaías

Texto do sermão: Isaías 6:1-13

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. (Isaías 6:8)

Introdução sobre o Chamado de Isaías

A visão de Isaías:




A história do chamado de Isaías é contada no capítulo 6 do livro de Isaías na Bíblia. Isaías era um profeta que viveu em Jerusalém durante o século VIII a.C., durante o reinado de diversos reis de Judá.

No ano em que o rei Uzias morreu, Isaías teve uma visão do Senhor sentado em um trono, com anjos ao seu redor, cantando “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória” (Isaías 6:3). Isaías ficou com medo e disse que era um homem de lábios impuros e que vivia no meio de um povo de lábios impuros.

Então um dos serafins voou até ele, com uma brasa na mão, tocou a sua boca e disse que seus pecados foram perdoados. Em seguida, Isaías ouviu a voz do Senhor perguntando quem ele enviaria como profeta para seu povo, e Isaías respondeu: “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaías 6:8).

Isaías foi então comissionado pelo Senhor a pregar a mensagem de Deus para o povo de Judá, pedindo que se arrependessem de seus pecados e se voltassem para o Senhor. Isaías se tornou um dos profetas mais importantes e influentes do Antigo Testamento, e suas profecias continuam a ser lidas e estudadas por cristãos em todo o mundo.




Neste sermão, vamos discutir essa visão em detalhes e deixá-la aprofundar nossa própria espiritualidade, tornando-nos mais eficazes em nosso serviço ao Senhor.

1. Preparação para o serviço

A. O ministério de Isaías estava entrando em uma era politicamente instável, (Isaías 6:1) Ele precisava de instruções

No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo.

B. Ele precisava estar preparado para servir ao Senhor em um ambiente hostil.




C. Somos chamados a servir ao Senhor em todos os momentos (2 Timóteo 4:2), e servir em tempos difíceis requer preparação sobrenatural.

2. Convicção do poder de Deus

A. A visão o ajudou a perceber o poder da palavra de Deus em sua própria consciência (Isaías 6:5)

Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.

B. Ele foi purificado em termos dos padrões de santidade de Deus (Isaías 6:6-7)




Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.

C. O servo do Senhor deve permanecer santo diante Dele. Ele deve sentir o poder da palavra de Deus em sua própria consciência antes de pregar aos outros (2 Timóteo 3:5)

Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

3. Servir por livre arbítrio

A. Isaías teve seu pecado perdoado e se comprometeu a ser o porta-voz de Deus (Isaías 6:8)




Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

B. Esta foi uma reação de gratidão à graça de Deus. Não é um ato de obrigação.

C. Servimos a Deus porque Ele nos salvou. Sirva-o de bom grado (Salmos 100:2)

Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto.




Conclusão deste sermão sobre o Chamado de Isaías

A história do chamado de Isaías mostra como Deus pode chamar pessoas comuns para cumprir sua vontade e ser seus mensageiros. Também destaca a importância da pureza e do arrependimento, bem como a necessidade de ouvir e responder à voz de Deus quando Ele nos chama para servir.

Deixemos que o Espírito Santo aprofunde nossa espiritualidade para que sejamos mais eficazes em nosso serviço ao Senhor.

Gostou deste esboço de pregação sobre sobre o chamado de Isaías? Então veja mais sermões aqui.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".