4 Requisitos para ser um instrumento de avivamento

Sermão Como ser um instrumento de avivamento

Esboço de pregação no livro de Jonas com o tema: 4 Requisitos para ser um instrumento de avivamento.

Tema do Sermão: 4 Requisitos para ser um instrumento de avivamento

Texto deste sermão sobre avivamento: Jonas 1-4

Introdução:

Avivamento começa em cada um de nós. Leia o livro de Jonas e verá que Deus realmente usou um ser humano comum para trazer os extremamente pecadores ninivitas ao arrependimento, o que por sua vez levou a um reavivamento espiritual na capital da Assíria. Seu nome era Jonas e ele foi o instrumento de reavivamento de Deus em Nínive. 




Hoje, como em Jonas, quero compartilhar como você pode se tornar um instrumento de avivamento nas mãos de Deus. Mas antes, vamos dar uma olhada na história de Jonas:

Um resumo da História de Jonas:

Deus chamou Jonas, um profeta de Israel, para pregar aos moradores de Nínive, uma cidade inimiga de Israel, para que se arrependessem de seus pecados. No entanto, Jonas não queria ir a Nínive, então fugiu em um navio para Társis.

Durante a viagem, Deus enviou uma grande tempestade, que ameaçou afundar o navio. Os marinheiros, desesperados, perguntaram a Jonas o que estava causando a tempestade, e ele admitiu que estava fugindo de Deus. Jonas pediu para ser jogado ao mar para acalmar a tempestade, e os marinheiros o jogaram ao mar.

Deus então enviou um grande peixe para engolir Jonas, onde ele ficou por três dias e três noites. Durante esse tempo, Jonas se arrependeu e orou a Deus, prometendo cumprir sua missão em Nínive.




O peixe então vomitou Jonas na praia, e ele seguiu para Nínive para pregar. Os moradores de Nínive ouviram a mensagem de Jonas e se arrependeram de seus pecados. Deus, então, poupou a cidade da destruição e ouve um grande avivamento.

Veja os 4 Requisitos para ser um instrumento de avivamento:

1. Disponibilidade

A. A crueldade dos assírios foi uma das razões (se não a principal) por que Jonas se recusou a ir a Nínive (Jonas 1:3).

B. Eles eram famosos por atos bárbaros como cortar o inimigo em dois e pendurar nos portões da cidade, cortar a barriga de mulheres grávidas e arrancar os fetos.




C. Não podemos nos tornar instrumentos de avivamento a menos que nos coloquemos incondicionalmente à disposição para o serviço de Deus.

2. Arrependimento

A. Jonas foi infiel ao seu chamado. Ele navegou em direção a Társis na direção oposta de Nínive.

B. No entanto, Deus não abandonou Jonas. Deus lhe deu uma segunda chance, à qual Jonas obedeceu e 120.000 almas foram salvas (Jonas 2:1-10).

C. Esta é sua segunda chance se você estiver se esquivando do chamado de Deus para o serviço. Arrependa-se e peça perdão. Deus definitivamente vai usar você para a sua glória.




3. Proclamar

A. Jonas começou a proclamar o julgamento de Deus contra Nínive indo em uma jornada de um dia para a cidade e as pessoas responderam (Jonas 3:1-9).

B. A proclamação do Evangelho é essencial para o reavivamento porque o reavivamento ocorre somente quando as pessoas respondem ao Evangelho em arrependimento (Romanos 10:14).

C. É uma tarefa arriscada (Mateus 10:16). Mas precisamos começar em algum lugar. Lembre-se, avivamento não é gratuito ou barato.

4. Compaixão

A. Jonas não tinha compaixão. Ele estava mais preocupado com o cumprimento da profecia do que com a salvação dos ninivitas (Jonas 4:5).




B. A compaixão é o núcleo do Evangelho porque Deus é compassivo pelos perdidos (Jonas 3:10; Jonas 4:11).

C. A compaixão é a qualidade mais importante de um cristão, sem a sua disponibilidade, o arrependimento e a proclamação são difíceis de obter.

Conclusão

“O método de Deus é um homem e você pode ser esse homem!” (Dr. Colton Wickramaratne). Eu quero ser esse homem. E você?

Gostou deste esboço de pregação sobre avivamento? Então veja mais sermões aqui.




Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.