A Parábola do Filho Pródigo – Estudo e Pregação

sermão da parábola do filho pródigo

Esboço de pregação sobre a parábola do filho pródigo em Lucas 15.

Introdução deste sermão da parábola do filho pródigo

Falando da parábola do filho pródigo, James Kosta era o filho pródigo da nova geração. Como um consultor de TI que ganhava US $ 1.500 por mês aos 13 anos de idade. Com uma namorada de 18 anos, bolsos cheios de dinheiro e muitos amigos, ele começou a faltar à escola e a ficar fora até tarde da noite. Então seus pais lhe deram um ultimato: se ele quisesse viver sob o teto deles, teria que desistir de tudo e se concentrar na escola. Kosta reagiu emancipando-se legalmente da custódia de seus pais.

Muito em breve, as habilidades de informática de Kosta atraíram a atenção dos hackers. Juntos, eles invadiram grandes redes de computadores, como General Electric e IBM. Aos 14 anos, ele foi preso pelo FBI. Desde a emancipação, ele não era tecnicamente uma criança. Então, o FBI o acusou de adulto e foi condenado a 45 anos de prisão.

A história não terminou aí, mas agora quero chamar sua atenção para a parábola do filho pródigo registrada em Lucas 15:11-32. (Também conhecida como a “Pérola e Coroa de todas as parábolas”.)




Esta noite eu quero considerar os 3 personagens principais desta parábola. O filho pródigo, seu pai e o irmão mais velho porque cada um tem uma mensagem muito importante para nós.

1. O Filho Pródigo

Somos apresentados a um jovem que desejava ser independente de seu pai e pediu sua herança enquanto o pai ainda estava vivo. Sua atitude representa a sociedade moderna e o cristão desviado que acredita que não precisa de Deus.

Este homem tolo tinha certeza de que estaria melhor sozinho. Assim, depois de receber sua herança, ele foi para um país distante, longe de sua casa. Lá ele desperdiçou sua riqueza em uma vida selvagem. 

Aparentemente, o país distante (NVI) é uma área fora dos limites para os judeus. O filho pródigo que viaja para aquela área é um símbolo da sociedade moderna que ultrapassou os limites éticos, morais e religiosos de Deus e dos cristãos que se misturam com o mundo.




Seus prazeres duraram apenas uma temporada, porque logo ele perdeu tudo. Houve uma grande fome naquela terra que piorou a situação. Pouco depois, o filho pródigo se viu com o trabalho humilhante de alimentar os porcos (animais impuros para os judeus). 

Ninguém lhe deu nada, embora ele estivesse morrendo de fome porque havia caído muito e se tornado muito insignificante. Um lembrete da sociedade de hoje e do estado lamentável em que se encontra.

Ele voltou para o pai porque percebeu o erro de seus caminhos depois de trabalhar para o estrangeiro por algum tempo. Este estágio de sua vida nos lembra das pessoas apóstatas que decidem abandonar seus maus caminhos e retornar a Deus.

Enquanto preparava este sermão, pesquisei a frase “por que as pessoas retrocedem?” que retornou 434.000 resultados em 0,25 segundos. Há muitas razões diferentes pelas quais as pessoas retrocedem. Mas esta parábola do filho pródigo indica que o resultado é sempre o mesmo.




  • Pensar independentemente de Deus é apenas o começo da apostasia. Isso nos afasta de Deus. (Compare Lucas 15:11-12 com Isaías 53:6)
  • A ausência de Deus, que resulta da deriva, deixa em nós um vazio espiritual que os prazeres mundanos não podem satisfazer. (Compare Lucas 15:13-14 com Jeremias 2:13)
  • Quanto mais lutamos para nos satisfazer, mais nos afundaremos em condições pessoais degradantes. (Compare Lucas 15:15-16 com Apocalipse 3:17)

Lições sobre o filho da parábola do pródigo

A mídia secular muitas vezes fala sobre ser auto dependente, autossuficiente e autossuficiente. Quando olhamos para certos tipos de chamados direitos humanos hoje, entendemos que eles são na verdade desejos pecaminosos que contradizem os padrões de vida de Deus.

Não estou dizendo que o pensamento independente é errado. Há épocas e razões na vida que temos que pensar e tomar decisões independentemente de nossos pais, líderes e filhos, mas não há desculpas para pensar independentemente de Deus como o filho pródigo nesta parábola.

Uma vida independente de Deus é na verdade uma vida separada de seu amor, comunhão e autoridade. Na verdade, a verdadeira independência só vem quando nos entregamos total e voluntariamente à sua vontade.




Deus é um amante e um libertador, e a entrega traz liberdade, não escravidão.

RICK WARREN

2. O Pai

Alguns podem dizer que o pai poderia ter poupado a si mesmo e ao filho de muitos problemas se não tivesse dividido sua riqueza e não tivesse permitido que o filho se afastasse de casa. Mas ele queria que o filho pródigo aprendesse três lições importantes.

  • O pai pretendia que o filho pródigo cultivasse uma atitude humilde.
  • Para o filho pródigo saber que as consequências seguirão suas ações.
  • A verdadeira felicidade não está em ter as coisas do mundo.

Tanto o filho pródigo quanto o pai pagaram um preço alto por essas três lições, mas valeu a pena.

Deus é o mesmo. Ele permite que seus filhos se afastem por uma temporada porque ele não é um escravo cruel ou um valentão que usa força bruta para nos coagir à submissão. Ele não tenta quebrar nossa vontade, mas nos corteja para si mesmo para que possamos oferecê-la livremente a ele. 




Há um ditado que diz que o Boi vai se maravilhar apenas com o comprimento da corda. Deus permitiu um certo comprimento. Ele sabe que voltaremos aos nossos sentidos quando chegarmos ao fim da corda.

Então as reações do pai ao retorno do filho pródigo revelam quatro características importantes de Deus.

A. Ele estava cheio de compaixão. Indica que nosso Deus é compassivo pelos perdidos. (Mateus 9:36)

B. Ele ordenou que os servos colocassem a melhor roupa em seu filho. Deus veste os pecadores que vêm a ele, com as vestes de sua justiça. (Isaías 61:10)




C. Ordenou aos servos que colocassem um anel no dedo do filho, símbolo de aceitação da família. Deus trata as pessoas que retornam a ele como seus filhos e não como seus servos. (1 João 3:1)

D. Ele ordenou que os servos colocassem sandálias nos pés de seu filho. Apenas um homem livre os usaria. Os pecadores que vêm a Deus encontram a liberdade eterna. (João 8:32)

E. Ele ordenou que os servos matassem o bezerro cevado. Para nos salvar, Deus não poupará nada, nem mesmo seu filho. (João 3:16)

F. Ele comemorou o retorno do filho. Quando um pecador se arrepende, há grande alegria entre os anjos do céu. (Lucas 15:10)

Lições do pai da parábola do filho pródigo

É interessante que algumas pessoas chamam isso de parábola do “Pai Pródigo”. A cultura judaica não permite esperar o retorno de crianças rebeldes. Caso retornem, devem ser recebidos e tratados como empregados domésticos pelo resto da vida. (É por isso que o filho pródigo pediu ao pai que o recebesse como servo.)

Mas esta parábola mostra que Deus está mais do que feliz em receber os pecadores com perdão, amor, compaixão, graça e plenos direitos dos filhos se eles retornam a ele sinceramente.

3. O Filho Mais Velho

O filho mais velho (símbolo do fariseu e do escriba) estava zangado com o pai por perdoar e receber o filho pródigo na família novamente. Sua atitude nos lembra dois tipos de cristãos na igreja.

A. O crente que se merece – o filho mais velho acusou o pai de não recompensar seu comportamento correto. Há crentes que servem a Deus pelas razões erradas.

B. O crente hipócrita – o filho mais velho estava confiante em sua própria justiça e desprezava seu irmão, o filho pródigo. Da mesma forma, o crente hipócrita acredita em sua própria justiça e julga aqueles que ele acha que estão errados. Ele muitas vezes parece esquecer que ele próprio é um pecador salvo pela fé.

Lições sobre o irmão mais velho da parábola do filho pródigo

Ao encerrar esta mensagem, lembremos que o corpo de Cristo é o único lugar onde os pecadores encontrarão sua segunda chance. 

Portanto, não vamos privá-los dessa oportunidade graciosa julgando-os. Em vez disso, quero encorajá-lo a receber aqueles que vêm para a família da igreja com grande alegria, porque não podemos esquecer o fato de que vivemos como o filho pródigo uma vez e devemos nossa justiça e salvação ao Senhor que nos amou e morreu por nós.

Concluindo este sermão sobre a parábola do filho pródigo…

A linda música “Here I am” do Delirious tem essas palavras,

Sua graça me encontrou assim como estou
de mãos vazias, mas vivo em suas mãos

AQUI ESTOU EU POR DELIRIOUS

Esta noite, se você admitir sua necessidade do salvador, convido-o a renovar sua vida a Jesus neste altar. 

Semelhante ao que aconteceu com o filho pródigo, a sociedade pode ter recebido você quando suas mãos estavam cheias, mas o rejeitou da mesma forma quando suas mãos estavam vazias. Mas Deus não se importa com o que você tem ou não tem. 

Você é sempre bem-vindo na presença de Deus se aceitar que é um pecador que precisa de um salvador.

Veja mais esboços de pregação aqui.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.