3 Lições no caminho de Emaús – Estudo e Pregação

Sermão A Viagem a Emaús

Um poderoso estudo e esboço de pregação em Lucas 24:13-35 com o tema: 3 Lições no caminho de Emaús.

Tema: 3 Lições no caminho de Emaús

Texto do sermão: Lucas 24:13-35

Introdução

Um resumo da história:

A história dos dois discípulos no caminho de Emaús é contada em Lucas 24:13-35. Eles estavam tristes e desanimados após a crucificação de Jesus, e estavam indo para Emaús, uma aldeia a cerca de 11 quilômetros de Jerusalém.

Enquanto caminhavam, um homem que eles não reconheceram se aproximou e começou a caminhar com eles. Era Jesus ressuscitado, mas eles não o reconheceram. Eles contaram a ele sobre a crucificação e a esperança que tinham em Jesus, mas que agora parecia perdida.




Jesus então começou a explicar as Escrituras a eles, começando com Moisés e todos os profetas, e mostrando como todas as Escrituras apontavam para ele e sua morte e ressurreição. Os discípulos ainda não o reconheceram, mas seus corações começaram a queimar dentro deles com a verdade que Jesus estava compartilhando.

Quando chegaram a Emaús, os discípulos convidaram o estranho para jantar. Enquanto Jesus partia o pão, eles finalmente o reconheceram. E então, Ele desapareceu da vista deles. Eles perceberam que seus corações estavam queimando enquanto Ele lhes explicava as Escrituras.

O que aprendemos com a história no caminho de Emaús

Essa história nos ensina várias lições.

  • Primeiro, mostra como Jesus é o cumprimento das Escrituras e que toda a Bíblia aponta para ele.
  • Segundo, mostra como a nossa fé pode ser abalada, mas que Jesus sempre está conosco, mesmo quando não o reconhecemos.
  • Terceiro, nos ensina que, quando ouvimos a Palavra de Deus, ela pode falar diretamente aos nossos corações e nos fazer queimar por Ele.
  • E, por fim, mostra que, quando partimos o pão juntos, podemos nos reconectar com Jesus e com nossos irmãos na fé.

A morte de Jesus Cristo realmente destruiu as esperanças e sonhos de seus discípulos. Embora a ressurreição já tivesse ocorrido, eles ficaram tão afetados pelo que aconteceu três dias atrás que se sentiram desamparados, frustrados, desapontados, desencorajados e deixados para trás. É em um momento como este que Jesus encontrou dois deles a caminho de Emaús.




Alguns podem se sentir exatamente como esses discípulos. É isso que vamos aprender no sermão de hoje e como lidar com sua situação através da fé no Cristo ressurreto.

1. Os discípulos indo para Emaús (Lucas 24:13-24)

E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.
E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.

Lucas 24:13,14

A. Estavam sob o controle da situação, (… enquanto conversavam e discutiam…)




B. Que assumiu o controle total de suas emoções também, (… Eles ficaram parados, seus rostos abatidos…)

C. As emoções perturbadoras perturbaram sua fé, (… é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu…)

2. O Senhor ressuscitado vai para Emaús (Lucas 24:25-27)

E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?
E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.

Lucas 24:25-27




A. Repreendeu-os por duvidar da palavra infalível de Deus (… tudo o que os profetas falaram…)

B. Lembrou-lhes que Deus tem um propósito por trás de tudo, (… o Messias tem que sofrer essas coisas…)

C. Explicou a eles o significado oculto das escrituras, (… Ele explicou a eles o que foi dito…)

3. O Encontro a caminho de Emaús (Lucas 24:28-32)

E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe.
E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.
E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu.
Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes.
E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?




Lucas 24:28-32

A. Jesus caminhou com eles por todo o caminho até escurecer,

B. Foi ficar com eles e assumiu o papel de anfitrião, (… ele pegou o pão, deu graças, partiu…)

C. Confirmado que ele está vivo e apresentado entre seus discípulos, (… então seus olhos foram abertos…)




Lições que aprendemos sobre o caminho de Emaús

Há 3 grandes lições a tirar do incidente no caminho para Emaús.

1. Não ceda às situações:

Situações e emoções perturbadoras são as armas mais poderosas de Satanás. Os discípulos, apesar da evidência concreta, falharam em acreditar que a ressurreição realmente aconteceu porque estavam distraídos com a situação. Já sabemos que Deus está no controle de todas as situações. Ele já está trabalhando com a situação. Sua presença está lá. O homem que sucumbe à situação, no entanto, não percebe isso. Portanto, Ele fica desanimado muito rapidamente.

2. Os caminhos de Deus são diferentes:

Os discípulos pensavam que Jesus derrubaria o império romano e se tornaria o rei dos judeus. A maioria de nós se sente como os discípulos quando nossos desejos não se realizam. A realidade é que nossos desejos não estão de acordo com a vontade de Deus. Como descobrimos a vontade e o propósito de Deus então? Mergulhando em sua palavra.

3. Deus está conosco:

Todo mundo tem que dar um passeio até Emaús em algum momento da vida. Sentimos que estamos sozinhos. A verdade é que ele está caminhando ao nosso lado. Não percebemos sua presença porque estamos distraídos com nossa situação. O Senhor nos permite andar assim por um curto período. No meio do caminho, ele de repente se revela e restitui nossa esperança. Acima de tudo, ele se torna nosso anfitrião.

Gostou deste esboço de pregação sobre os dois discípulos de Emaús? Então veja mais sermões aqui.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.