WhatsApp

É correto dizer aceitar Jesus? Está na Bíblia?

Essa frase igrejeira interrogativa é contemporânea e, ao que parece, resiste ao tempo. É uma das mais usadas em todas as épocas nas igrejas. Observando o cenário da maioria das denominações, creio que, mesmo com o acesso à teologia, essa interrogação continuará por muitos anos. Se você buscar essa frase na Bíblia, verá que ela não existe. Não há qualquer referência ao termo “aceitar a Jesus”, ainda que o verbo “aceitar” carregue a ideia de concordar com algo ou alguma situação.

Experiência de evangelismo e reflexão bíblica

Quero compartilhar com meus leitores uma experiência de evangelismo que vivi e que certamente muitos já viveram ou viverão. Reflita comigo e julgue, à luz da Bíblia, o contexto mencionado.

Estava em um evangelismo de rua, batendo de porta em porta, falando do evangelho e convidando as pessoas para a igreja. Nem todos são receptivos, mas, dentro das exceções, encontrei uma senhora idosa, cheia de vida e afável. Porém, muito idólatra. Cordialmente, ela me convidou a entrar e, no auge da conversa, rodeada de imagens, me disse:

— Não concordo com os evangélicos porque eles sempre dizem para eu aceitar a Jesus. Ora, Jesus eu aceito. Quem eu não aceito é o diabo!

O verbo bíblico é receber, não aceitar

Quero relatar também a experiência de um pastor amigo que, em uma grande cidade, fundou uma congregação promissora. Ele falava de Cristo e, pelo Espírito Santo, as pessoas eram convencidas (João 16:8). Aos poucos, vidas eram transformadas e testemunhos se espalhavam. Certo dia, convidou um pregador que começou a dizer que todos precisavam levantar as mãos e aceitar a Jesus, senão iriam para o inferno. O grupo se desfez completamente após esse episódio.

Em João 1:11-12, o verbo é “receber” e não “aceitar”. Procure em várias traduções e dificilmente encontrará “aceitar”.

Receber é tomar posse do que foi dado ou enviado. Jesus foi dado aos judeus, mas eles o rejeitaram. Assim, João afirma que todos os que o recebem são feitos filhos de Deus.

É claro, a maneira inocente de pronunciar com sentimento sincero não está errada. Mas o erro está na frase costumeira, que muitas vezes esconde a falta de entrega genuína a Cristo. Levantar as mãos ou aceitar da boca para fora não salva.

Somente receber Cristo de verdade transforma o homem. Se você ainda não fez isso, decida-se hoje. Receba Cristo como seu único Senhor e Salvador.

Autor: Israel Praxedes – Revisado por Equipe Conselho do Pastor.

Leia mais: Mensagens Evangelísticas (Esboços de Pregação)

Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.