WhatsApp

Vida onde só havia morte – Pregação em Ezequiel 37

Esboço de pregação expositiva em Ezequiel 37 com o tema Vida onde só havia morte: A restauração de Israel em Ezequiel 37.

Tema do sermão: Vida onde só havia morte

Texto base do sermão: Ezequiel 37

Introdução

Amados, hoje vamos mergulhar em uma das passagens mais impactantes do livro de Ezequiel: o capítulo 37.

Aqui, o profeta é levado pelo Espírito a um vale cheio de ossos secos, que representam a nação de Israel, que havia sido destruída e levada em cativeiro.




Mas Deus tinha um plano para restaurar seu povo, e é isso que veremos nessa pregação expositiva.

I. O vale de ossos secos (Ezequiel 37: 1-3)

O primeiro versículo do capítulo 37 nos diz que o Espírito de Deus levou Ezequiel a um vale cheio de ossos secos.

Esse vale representa a condição espiritual do povo de Israel naquele momento: morto, seco, sem esperança. Talvez você se identifique com essa descrição.

Talvez sinta que sua vida espiritual está morta e sem vida. Mas Deus não desiste de nós.




II. O poder da Palavra de Deus (Ezequiel 37: 4-6)

Deus pede a Ezequiel que profetize sobre os ossos secos, dizendo que eles viverão novamente. O profeta obedece, e os ossos começam a se unir, formando corpos inteiros.

Mas eles ainda estavam sem vida. Então Deus pede a Ezequiel que profetize novamente, dizendo que o Espírito de Deus virá sobre esses corpos e lhes dará vida. E assim acontece.

Essa passagem nos mostra o poder da Palavra de Deus. Quando Deus fala, as coisas acontecem. Ele pode trazer vida onde só havia morte. Talvez você sinta que sua vida está seca e sem vida, mas Deus pode mudar essa situação com uma palavra.

III. A restauração de Israel (Ezequiel 37: 11-14)

Deus explica a Ezequiel que os ossos representam a nação de Israel, que havia sido destruída e levada em cativeiro. Mas Deus tinha um plano para restaurar seu povo.




Ele promete trazê-los de volta à sua terra, e unificá-los novamente sob um único líder. Esse líder seria o descendente de Davi, o Messias que viria trazer salvação para o mundo.

Essa promessa de restauração foi cumprida em parte quando os judeus voltaram do cativeiro na Babilônia e reconstruíram Jerusalém e o templo.

Mas a restauração completa ainda está por vir, quando Jesus Cristo retornar como o rei dos reis e senhor dos senhores.

IV. Aplicação para nossas vidas

O que podemos aprender com essa passagem? Em primeiro lugar, que Deus tem o poder de trazer vida onde só havia morte. Se sua vida espiritual está seca e sem vida, busque a Deus e peça que ele lhe dê vida novamente.




Em segundo lugar, que Deus é fiel em cumprir suas promessas. Assim como ele cumpriu a promessa de trazer Israel de volta à sua terra, ele cumprirá todas as suas promessas para nós.

Em terceiro lugar, que Deus tem um plano para a salvação da humanidade, que é Jesus Cristo.

Se você ainda não conhece a Jesus como seu salvador, hoje é o dia para se render a ele e aceitar sua oferta de salvação. Ele é o Messias prometido que veio para trazer vida abundante e eterna para todos que creem nele.

Conclusão deste sermão em Ezequiel 37

Ezequiel 37 é uma passagem poderosa que nos mostra o poder da Palavra de Deus em trazer vida onde só havia morte.




Deus é fiel em cumprir suas promessas, e ele tem um plano para a salvação da humanidade através de Jesus Cristo. Se sua vida espiritual está seca e sem vida, busque a Deus e peça que ele lhe dê vida novamente.

Se você ainda não conhece a Jesus como seu salvador, hoje é o dia para se render a ele e receber a vida abundante e eterna que ele oferece.

Que o Espírito de Deus nos ajude a aplicar esses princípios em nossas vidas e a viver em plenitude da vida que Deus tem para nós. Amém.

Mais esboços de pregação.




Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.