8 Lições da Atitude de Jairo

Lições da Atitude de Jairo - esboço de pregação

Tema do sermão: 8 Lições da Atitude de Jairo

Texto Base: Marcos 5:21-24, 35-43

Introdução:

Queridos irmãos e irmãs, hoje vamos mergulhar na poderosa história da cura da filha de Jairo, conforme registrado no Evangelho de Marcos.

Nesta passagem, encontramos lições preciosas que podem transformar nossas vidas. Vamos explorar juntos essas lições inspiradoras:

1. Jairo venceu a religiosidade

“Chegou-se a ele então um dos principais da sinagoga, por nome Jairo…” (Marcos 5:22a).




Jairo era um líder religioso, mas para conseguir sua vitória, ele precisava vencer a religiosidade.

Ele reconheceu que Jesus tinha o poder de curar e estava disposto a buscar ajuda, mesmo que isso significasse ir contra as tradições estabelecidas.

2. Jairo foi à pessoa certa

“Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo.” (Marcos 5:22a).

Quando a necessidade surgiu, Jairo não buscou ajuda em outro lugar. Ele foi a pessoa certa para buscar ajuda. Ele procurou por Jesus, mesmo enfrentando oposição e ceticismo.




Às vezes, buscamos ajuda no homem, confiando que a resposta para nosso problema está na terra. Mas, Deus tem o lugar certo, na hora certa, para cumprir Seus propósitos. Jesus é a solução.

3. Jairo se humilhou aos pés de Jesus

“Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés” (Marcos 5:22b).

Apesar de sua posição como líder, Jairo demonstrou humildade ao se prostrar aos pés de Jesus, reconhecendo Sua autoridade e poder.

Para mover a mão de Deus, Jairo foi aos pés. Que lição poderosa de atitude! O lugar mais alto que podemos estar é aos pés de Jesus.




Ele colocou sua confiança inteira no Senhor, mostrando-nos o poder da humildade diante de Deus.

4. A atitude de Jairo moveu Jesus

“Jesus foi com ele…” (Marcos 5:24a)

A fé e a determinação de Jairo não passaram despercebidas por Jesus. Sua atitude moveu o coração do Mestre, que decidiu acompanhá-lo até sua casa.

Nossa fé e confiança em Deus podem mover montanhas e atrair Sua intervenção poderosa em nossas vidas.




5. Jairo confiou mesmo diante da pior notícia

“Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. Sua filha morreu, disseram eles. Não precisa mais incomodar o mestre!
Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: Não tenha medo; tão-somente creia”. (Marcos 5:35,36)

Quando receberam a notícia da morte de sua filha, Jairo poderia ter desistido. No entanto, ele escolheu confiar nas palavras de Jesus, que disse: “Não tenha medo; tão-somente creia.”

Está enfrentando dificuldades? creia somente! Recebeu uma notícia que te abalou? Creia somente!

Assim como Jesus disse para Jairo, Ele diz para cada um de nós: “Não tenha medo; tão-somente creia.”




6. “As máscaras irão cair”

“Quando chegaram à casa do dirigente da sinagoga, Jesus viu um alvoroço, com gente chorando e se lamentando em alta voz. Então entrou e lhes disse: Por que todo este alvoroço e lamento? A criança não está morta, mas dorme. Mas todos começaram a rir de Jesus…” (Marcos 5:38-40a)

Ao chegar à casa de Jairo, Jesus confrontou o alvoroço e a incredulidade da multidão, revelando a verdade sobre a situação da menina.

A multidão fingia um choro ou tristeza para contagiar os demais. Ou seja, era um falso sentimento.

Além disso, eles riam e debochavam de Jesus quando disse que a menina não estava morta mas dormia.




Diante de Deus, não podemos esconder nossas verdadeiras intenções ou dúvidas. Ele conhece nossos corações e sempre trará à luz a verdade.

7. Jairo estava com os selecionados do lado de Jesus e não com a multidão incrédula

“…Ele, porém, ordenou que eles saíssem, tomou consigo o pai e a mãe da criança e os discípulos que estavam com ele, e entrou onde se encontrava a criança. (Marcos 5:40)

Enquanto muitos zombavam e duvidavam, Jairo escolheu permanecer ao lado de Jesus, juntamente com os selecionados.

Ele reconheceu a importância de cercar-se de pessoas de fé e escolheu estar entre aqueles que acreditavam no poder de Cristo.

Aprendemos aqui que estar acompanhados com certas pessoas influencia muito em nossas vidas. Cuidado com quem você permite em sua vida íntima. Cuidado com quem entra em sua casa.

Escolha pessoas de fé, de caráter e de confiança.

8. Jairo ficou espantado com o milagre

“…tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.
E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto.
E mandou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e disse que lhe dessem de comer.” (Marcos 5:41,42)

Quando Jesus ressuscitou sua filha, Jairo ficou espantado com o poder e a graça de Deus. Sua atitude de fé foi recompensada além das expectativas, e ele testemunhou um milagre que transformou sua vida para sempre.

Quando confiamos em Deus, Ele pode fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos.

Conclusão desta pregação sobre Jairo

Assim como Jairo, podemos uma atitude de fé inabalável, uma confiança humilde e uma determinação incansável em buscar a presença e o poder de Deus em nossas vidas.

Espero que essas oito lições da atitude de Jairo nos inspirem a seguir o exemplo desse homem de fé e nos aproximem mais do coração de nosso Salvador.

Hoje, podemos nos humilhar diante de Jesus, confiar em Seu poder soberano e testemunhar milagres que glorificam Seu nome. Que assim seja. Amém.

Se gostou deste esboço de sermão, então confira mais esboços prontos.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".