O que podemos aprender de Lóide e Eunice na Bíblia?

O que podemos aprender de Lóide e Eunice na Bíblia?

Você já ouviu o ditado: “ Por trás de todo grande homem há uma grande mulher”? Neste caso, “Atrás de todo grande homem há duas grandes mulheres”. Timóteo na Bíblia foi criado e encorajado por duas mulheres maravilhosas. Hoje vamos investigar quem são Lóide e Eunice na Bíblia.

Fé sincera

Há apenas um versículo bíblico em toda a Escritura que menciona essas duas mulheres. No entanto, com apenas um verso, eles parecem ser indivíduos muito significativos. Na carta de Paulo a Timóteo, ele faz uma menção especial à avó de Timóteo, Lóide, e à mãe Eunice.

2 Timóteo 1:5: “  Lembro -me de sua fé sincera, uma fé que habitou primeiro em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice e agora, tenho certeza, habita em você também”.

Adoro que esta carta aponte a qualidade da fé sincera em Timóteo, Eunice e Lóide. Timóteo era conhecido por sua genuína confiança no Senhor. O que eu amo é que com quem convivemos em casa, vemos o bom e o feio. No entanto, no meio de sermos mulheres pecadoras, o que sabemos é que Eunice e Lóide transmitiram sua fé a Timóteo.

A Biblioteca de Ferramentas de Estudo da Bíblia ensina: “É evidente que Eunice foi convertida a Cristo na primeira viagem missionária de Paulo a Derbe e Listra, porque, quando ele visitou novamente essas cidades, ela é mencionada como ‘uma judia que acreditou’ ( Atos 16: 1 ).”

Paternidade Espiritual

O pai de Timóteo era grego, mas sua mãe era judia. É em parte por isso que é tão especial que Paulo chama Timóteo de seu filho na fé no início desta carta.

“Esta carta é de Paulo, escolhido pela vontade de Deus para ser apóstolo de Cristo Jesus. Fui enviado para contar aos outros sobre a vida que ele prometeu por meio da fé em Cristo Jesus. Estou escrevendo para Timóteo, meu querido filho. Que Deus Pai e Cristo Jesus, nosso Senhor, vos deem graça, misericórdia e paz”. ( 2 Timóteo 1:1-2 )

Talvez você se relacione com isso? Talvez você não tenha um pai vivo ou um pai que compartilhe sua fé em Cristo? Este é o lembrete perfeito de que Deus fornece pais e avós espirituais para nós nesta vida. 

Ou talvez você seja um pai solteiro ou um avô solteiro criando a próxima geração. Seus esforços podem fazer com que o próximo Timóteo, um rapaz ou uma moça cresça e desenvolva uma fé sincera por causa de sua fidelidade sendo modelada para ele todos os dias.

Um legado espiritual através de Timóteo

Embora tenhamos apenas um versículo da Bíblia sobre Eunice e Lóide, Timóteo conta sua história através de sua própria vida. Recebemos muitas informações sobre o impacto e o serviço de Timóteo. Ele era o legado de Eunice e Lóide. Timóteo era tão importante para o apóstolo Paulo que se lembrava dele em suas orações dia e noite. ( 2 Timóteo 1:3 )

No primeiro livro de Timóteo, uma das passagens mais conhecidas em 1 Timóteo 4:12 encorajou Timóteo a não deixar que os outros o desprezassem por causa de sua idade, mas a ser um exemplo para os crentes. Isso nos diz que quando Timóteo era um homem mais jovem, ele já tinha influência. 

Timóteo tornou-se um líder na igreja. 2 Timóteo foi escrito por Paulo para encorajar Timóteo a ser fiel. Neste momento Paulo estava em Roma mais perto de sua morte. Esta foi a oportunidade de Paulo falar de seu grande amor por Timóteo como um amado filho espiritual e parceiro de ministério.

Dan Grave, do Christianity.com , compartilha que Timóteo morou em Listra, viajou com Paulo em sua segunda viagem missionária em 51 ou 52 dC e viajou com Paulo em sua terceira viagem missionária. 

Durante suas viagens, Paulo costumava deixar Timóteo em um local para compartilhar o evangelho e ensinar a verdade. Timóteo impactou lugares como Beréia, Atenas, Tessalônica, Corinto e Macedônia.

Dan ressalta que Paulo coloca o nome de Timóteo com o seu na introdução de sua segunda carta aos Coríntios. Dan compartilha que Timóteo se tornou o primeiro bispo de Éfeso em 64 dC. Ele diz que Timóteo foi martirizado por falar contra a idolatria. 

“Eles imediatamente caíram sobre ele e, com seus porretes, espancaram-no de maneira tão impiedosa que ele logo morreu.”

Alguns fatos divertidos sobre Timóteo compartilhados por  Dan Lioy do Disciplr incluem:

  • Timóteo era mestiço. Sua mãe era judia e seu pai era grego. ( Atos 16:1-3 )
  • Timóteo compreendia ambas as culturas, por isso foi capaz de ministrar de forma mais eficaz a ambas as audiências.
  • Timóteo tinha o chamado de um pastor
  • Eunice e Lóide ensinaram a Timóteo as Sagradas Escrituras.

2 Timóteo 3:15 diz: “E como desde a infância sabes as Sagradas Escrituras, que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”.

O Poder das Escrituras para uma Criança

Aqui, novamente, foi visto o impacto espiritual na vida de Timóteo por causa de sua dedicação em apontá-lo para o Senhor. Eunice e Lóide ensinaram a Palavra de Deus a Timóteo desde a infância. 

Há poder em investir verdades espirituais para crianças e acima. Quanto mais cedo os encorajarmos lendo, memorizando e cantando as Escrituras, mais tempo eles terão para ouvir o evangelho. Ter essa base sólida dessas duas mulheres levou à salvação de Timóteo em Jesus.

Influência no Lar

Quando lemos sobre todas as incríveis missões e pessoas que Timóteo impactou diretamente, isso não teria sido tão eficaz sem a fundação de Eunice e Lóide. Seu papel como mentores e família ajudou a criar um começo sólido para a vida de Timóteo. 

Penso na palavra infante usada em 2 Timóteo 3:15 . Mesmo quando bebê, essas mulheres estavam investindo espiritualmente nesse menino. Nunca sabemos o valor de compartilhar verdades espirituais com os pequenos. 

O próprio Jesus passou um tempo intencional com as crianças e compartilhou Seu amor por elas. ( Mateus 19:14 ) Há um grande propósito e valor em investir na próxima geração. Eu amo como Eunice e Lóide levaram essa responsabilidade a sério e com muito cuidado com Timóteo.

Mesmo em uma casa espiritualmente dividida, eles não desistiriam de compartilhar a verdade da Palavra de Deus. Isso nos diz que Eunice e Lóide eram mulheres com prioridades alinhadas. 

Elas sabiam que colocar o Senhor em primeiro lugar era o mais importante na vida e queriam transmitir essa sabedoria ao seu doce menino Timóteo. Sua intencionalidade levou a um homem de respeito, integridade e missão.

Conclusão sobre o que podemos aprender de Lóide e Eunice

Talvez você seja um pai ou avô que fique em casa ou sirva no ministério infantil em sua igreja local? Inspire-se nas vidas e reconhecimento de Eunice e Lóide. Muito do trabalho deles não está listado nas Escrituras, assim como muitos pais nunca recebem um “obrigado”. 

A verdade é que Deus está trabalhando com tanta frequência nos lugares mais mundanos para cumprir Seu plano maior. Podemos não nos sentir importantes em nossos esforços para fazer discípulos e compartilhar o evangelho aos jovens. 

No entanto, lembre-se que Jesus nasceu em uma manjedoura, o rei Davi cresceu como um pastorzinho, a rainha Ester era uma órfã criada por seu tio. É na vida cotidiana que o Senhor chama pessoas em situações aparentemente simples para fazer grandes coisas para Sua glória. Seus investimentos espirituais são tão importantes quanto Lóide e Eunice.

Autora Emma Danzey 

Veja também: Esboço de Sermão sobre Ló