Quem são Lóide e Eunice? O que aprendemos com elas na Bíblia?

Quem são Lóide e Eunice- O que aprendemos com elas na Bíblia

Lóide e Eunice eram mãe e avó de Timóteo. A fé delas em Cristo era tão sincera que elas são mencionadas na Bíblia, não apenas por quem elas eram, mas pelo impacto que tiveram pela maneira como escolheram viver suas vidas!

Lóide e Eunice são mencionadas na segunda carta de Paulo a Timóteo, capítulo 1, verso 5, onde Paulo escreve: “Lembro-me da fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti”.

De acordo com a Bíblia, Lóide e Eunice eram mãe e filha, respectivamente, e eram cristãs fiéis que haviam passado sua fé para Timóteo, que se tornou um líder cristão importante na igreja primitiva. A fé de Lóide e Eunice é elogiada por Paulo como genuína e uma fonte de inspiração para Timóteo. Embora não saibamos muito mais sobre elas, sua influência na vida de Timóteo e no início do cristianismo é significativa.

Neste artigo, vamos aprender mais sobre quem são Lóide e Eunice na Bíblia.




Lóide e Eunice – Fé sincera

Há apenas um versículo bíblico em toda a Escritura que menciona essas duas mulheres. No entanto, com apenas um verso, eles parecem ser indivíduos muito significativos. Na carta de Paulo a Timóteo, ele faz uma menção especial à avó de Timóteo, Lóide, e à mãe Eunice.

2 Timóteo 1:5: “Lembro -me de sua fé sincera, uma fé que habitou primeiro em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice e agora, tenho certeza, habita em você também”.

Adoro que esta carta aponte a qualidade da fé sincera em Timóteo, Eunice e Lóide. Timóteo era conhecido por sua genuína confiança no Senhor. O que eu amo é que com quem convivemos em casa, vemos o bom e o feio. No entanto, no meio de sermos mulheres pecadoras, o que sabemos é que Eunice e Lóide transmitiram sua fé a Timóteo.

A Biblioteca de Ferramentas de Estudo da Bíblia ensina: “É evidente que Eunice foi convertida a Cristo na primeira viagem missionária de Paulo a Derbe e Listra, porque, quando ele visitou novamente essas cidades, ela é mencionada como ‘uma judia que acreditou’ ( Atos 16: 1 ).”




Paternidade Espiritual

O pai de Timóteo era grego, mas sua mãe era judia. É em parte por isso que é tão especial que Paulo chama Timóteo de seu filho na fé no início desta carta.

“Esta carta é de Paulo, escolhido pela vontade de Deus para ser apóstolo de Cristo Jesus. Fui enviado para contar aos outros sobre a vida que ele prometeu por meio da fé em Cristo Jesus. Estou escrevendo para Timóteo, meu querido filho. Que Deus Pai e Cristo Jesus, nosso Senhor, vos deem graça, misericórdia e paz”. (2 Timóteo 1:1-2)

Talvez você se relacione com isso? Talvez você não tenha um pai vivo ou um pai que compartilhe sua fé em Cristo? Este é o lembrete perfeito de que Deus fornece pais e avós espirituais para nós nesta vida. 

Ou talvez você seja um pai solteiro ou um avô solteiro criando a próxima geração. Seus esforços podem fazer com que o próximo Timóteo, um rapaz ou uma moça cresça e desenvolva uma fé sincera por causa de sua fidelidade sendo modelada para ele todos os dias.




Lóide e Eunice – Um legado espiritual através de Timóteo

Embora tenhamos apenas um versículo da Bíblia sobre Eunice e Lóide, Timóteo conta sua história através de sua própria vida. Recebemos muitas informações sobre o impacto e o serviço de Timóteo. Ele era o legado de Eunice e Lóide. Timóteo era tão importante para o apóstolo Paulo que se lembrava dele em suas orações dia e noite. (2 Timóteo 1:3)

No primeiro livro de Timóteo, uma das passagens mais conhecidas em 1 Timóteo 4:12 encorajou Timóteo a não deixar que os outros o desprezassem por causa de sua idade, mas a ser um exemplo para os crentes. Isso nos diz que quando Timóteo era um homem mais jovem, ele já tinha influência. 

Timóteo tornou-se um líder na igreja. 2 Timóteo foi escrito por Paulo para encorajar Timóteo a ser fiel. Neste momento Paulo estava em Roma mais perto de sua morte. Esta foi a oportunidade de Paulo falar de seu grande amor por Timóteo como um amado filho espiritual e parceiro de ministério.

Timóteo morou em Listra, viajou com Paulo em sua segunda viagem missionária em 51 ou 52 dC e viajou com Paulo em sua terceira viagem missionária. 




Durante suas viagens, Paulo costumava deixar Timóteo em um local para compartilhar o evangelho e ensinar a verdade. Timóteo impactou lugares como Beréia, Atenas, Tessalônica, Corinto e Macedônia.

Dan ressalta que Paulo coloca o nome de Timóteo com o seu na introdução de sua segunda carta aos Coríntios. Dan compartilha que Timóteo se tornou o primeiro bispo de Éfeso em 64 dC. Ele diz que Timóteo foi martirizado por falar contra a idolatria. 

“Eles imediatamente caíram sobre ele e, com seus porretes, espancaram-no de maneira tão impiedosa que ele logo morreu.”

O Poder das Escrituras para uma Criança

Aqui, novamente, foi visto o impacto espiritual na vida de Timóteo por causa de sua dedicação em apontá-lo para o Senhor. Eunice e Lóide ensinaram a Palavra de Deus a Timóteo desde a infância. 




Há poder em investir verdades espirituais para crianças e acima. Quanto mais cedo os encorajarmos lendo, memorizando e cantando as Escrituras, mais tempo eles terão para ouvir o evangelho. Ter essa base sólida dessas duas mulheres levou à salvação de Timóteo em Jesus.

Influência no Lar

Quando lemos sobre todas as incríveis missões e pessoas que Timóteo impactou diretamente, isso não teria sido tão eficaz sem a fundação de Eunice e Lóide. Seu papel como mentores e família ajudou a criar um começo sólido para a vida de Timóteo. 

Penso na palavra infante usada em 2 Timóteo 3:15 . Mesmo quando bebê, essas mulheres estavam investindo espiritualmente nesse menino. Nunca sabemos o valor de compartilhar verdades espirituais com os pequenos. 

O próprio Jesus passou um tempo intencional com as crianças e compartilhou Seu amor por elas. ( Mateus 19:14 ) Há um grande propósito e valor em investir na próxima geração. Eu amo como Eunice e Lóide levaram essa responsabilidade a sério e com muito cuidado com Timóteo.




Mesmo em uma casa espiritualmente dividida, eles não desistiriam de compartilhar a verdade da Palavra de Deus. Isso nos diz que Eunice e Lóide eram mulheres com prioridades alinhadas. 

Elas sabiam que colocar o Senhor em primeiro lugar era o mais importante na vida e queriam transmitir essa sabedoria ao seu doce menino Timóteo. Sua intencionalidade levou a um homem de respeito, integridade e missão.

O que podemos aprender de Lóide e Eunice?

Talvez você seja um pai ou avô que fique em casa ou sirva no ministério infantil em sua igreja local? Inspire-se nas vidas e reconhecimento de Eunice e Lóide. Muito do trabalho deles não está listado nas Escrituras, assim como muitos pais nunca recebem um “obrigado”. 

A verdade é que Deus está trabalhando com tanta frequência nos lugares mais mundanos para cumprir Seu plano maior. Podemos não nos sentir importantes em nossos esforços para fazer discípulos e compartilhar o evangelho aos jovens. 

No entanto, lembre-se que Jesus nasceu em uma manjedoura, o rei Davi cresceu como um pastorzinho, a rainha Ester era uma órfã criada por seu tio. É na vida cotidiana que o Senhor chama pessoas em situações aparentemente simples para fazer grandes coisas para Sua glória. Seus investimentos espirituais são tão importantes quanto Lóide e Eunice.

O que Lóide e Eunice nos ensinam sobre como transmitir nossa fé aos outros?

Há duas lições que aprendemos com Lóide e Eunice que são essenciais para transmitir nossa fé a nossos filhos e netos.

1. Ensine a eles o que você acredita

Seus filhos não conhecerão ou aprenderão sua herança de fé a menos que você os ensine. Nós, como pais, temos a responsabilidade de ensiná-los no caminho que devem seguir. Este não é o trabalho da escola, da igreja ou da Escola Dominical – este é o nosso trabalho.

Alguns podem sentir que não conhecem as Escrituras o suficiente para ensiná-las a seus filhos. Se esta for a sua situação, então ensine o que você sabe e aprenda juntos. Tudo bem se você e seus filhos descobrirem a verdade na palavra de Deus ao mesmo tempo. Para Lóide e Eunice, eles ensinaram as escrituras a Timóteo desde a infância. Claramente, o que eles ensinaram fez uma grande diferença em sua vida e o levou à conversão ainda jovem.

2. Viva o que você acredita

Por mais importante que fosse para Lóide e Eunice ensinar Timóteo, era de igual importância que elas vivessem o que acreditavam diante dele. Quando se trata de questões de fé, o velho ditado “faça o que eu digo e não o que eu faço” simplesmente não funciona. Não podemos esperar que nossos filhos ou netos imitem uma fé que eles não veem vivida em nossa vida.

É fundamental que o que professamos com nossas bocas seja vivido na frente de nossos filhos. Isso é especialmente verdadeiro porque, se as crianças conseguem identificar uma coisa com certeza, elas podem identificar alguém que não é genuíno.

A coisa mais importante quando se trata de um legado de fé é primeiro garantir que sua fé seja genuína e segura. A partir daí, reserve um tempo para para seus filhos. Isso vai dar trabalho e, como pai, sei que às vezes parece que seus filhos não estão entendendo, mas continue plantando essas sementes de qualquer maneira. 

Conforme você planta as sementes e vive diante delas, elas podem nem sempre gostar, mas você deve saber que elas estão prestando atenção. Além disso, você deve orar com frequência por seus filhos e que possamos fazer um trabalho tão bom com nossos filhos quanto Lóide e Eunice fizeram com Timóteo.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".