O que os pastores precisam pregar sobre o inferno?

O que os pastores devem pregar sobre o inferno

Os sermões sobre o inferno provavelmente não estão na lista dos dez principais temas desejados por uma congregação. No entanto, os sermões que mostram a realidade do inferno são necessários para a igreja de Cristo.

Primeiro, eles convencem o pecador quanto ao seu destino em sua atual condição espiritual. Em segundo lugar, os sermões sobre o inferno permitem que os salvos percebam o que exatamente eles estão evitando por sua fé em Jesus Cristo.

Davi compreendeu esta grande bênção ao escrever no Salmo 86:13, “porque grande é a tua benignidade para comigo, livraste a minha alma das profundezas do inferno.” 

A importância de pregar sobre o inferno

A pregação sobre o inferno é um tema que, embora possa ser desconfortável para algumas pessoas, é uma parte importante do ensino bíblico. Há várias razões pelas quais os pastores podem sentir a necessidade de pregar sobre o inferno:




  1. Alertar as pessoas sobre as consequências do pecado: O inferno é descrito na Bíblia como um lugar de punição para aqueles que se afastam de Deus e seguem seus próprios caminhos. A pregação sobre o inferno pode servir como um lembrete do destino final que aguarda aqueles que escolhem viver uma vida afastada de Deus.
  2. Encorajar as pessoas a se voltarem para Deus: A pregação sobre o inferno também pode ser usada para encorajar as pessoas a se voltarem para Deus e buscar um relacionamento com Ele. Quando as pessoas percebem a gravidade do pecado e a realidade do inferno, elas podem sentir um senso de urgência em buscar o perdão e a salvação em Jesus Cristo.
  3. Apontar para a misericórdia e graça de Deus: A pregação sobre o inferno também pode servir como um contraste poderoso com a misericórdia e graça de Deus. Quando as pessoas entendem a seriedade do pecado e a realidade do inferno, elas podem apreciar ainda mais a graça de Deus em oferecer-lhes a salvação através de Jesus Cristo.

No entanto, é importante notar que a pregação sobre o inferno deve ser feita com cuidado e amor. Os pastores devem evitar usar o medo ou a condenação para manipular as pessoas, mas sim apresentar a verdade bíblica de uma forma clara e amorosa, enfatizando sempre a misericórdia e graça de Deus.

Como o inferno é um conceito bíblico digno de discussão, aqui estão 4 coisas que os pastores devem incluir em seus sermões sobre este tópico:

1. O inferno é real

Como muitas vezes somos lembrados, Jesus fala mais sobre o inferno do que sobre o céu. Devemos tomar este tratamento como um aviso de que devemos estar sempre atentos ao tormento que espera uma pessoa que não aceitou Jesus Cristo como Salvador e Senhor.

Na história do homem rico e Lázaro encontrada em Lucas 16:19-31, nos é dito que o homem rico encontrou-se em tormento no inferno. Ele olhou para cima e viu Abraão e Lázaro ao longe e clamou por ajuda e misericórdia. Especificamente, ele acenou para “Lázaro mergulhar a ponta do dedo na água e esfriar minha língua, pois estou angustiado nesta chama”. Se apenas uma gota de água ajudasse o tormento em tal lugar, o grau de sofrimento é real e imensurável.




Além disso, não haverá pausa para a lamentação no inferno. O fato de que o sofredor não ter acesso a uma gota de água reflete que não haverá sono, paz e tranquilidade.   

2. O inferno é uma realidade para os perdidos

Nosso mundo está cheio de medos: medo do fracasso, desastres naturais, guerras e doenças. Mateus 10:28 diz aos não salvos “não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma”, mas “temei aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”.

João, declara em João 20:15: “Se o nome de alguém não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo”. 

Além disso, na história do homem rico e Lázaro, o homem rico estava plenamente ciente da realidade do inferno. Ele implorou a Abraão que enviasse Lázaro “à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos para que ele os avise, para que não venham também para este lugar de tormento”.




A realidade da condenação eterna se instalou para o homem rico. Ele percebeu que sua incredulidade cimentou esse destino. Ele ficou tão consternado com sua condição que decidiu que seus irmãos teriam o mesmo destino, a menos que alguém interviesse em suas vidas.

O inferno não foi criado para nós, mas os pecados do mundo destinaram aqueles que morrem sem a salvação por meio de Jesus Cristo a este lugar de tormento. O “fogo eterno” foi “preparado para o diabo e seus anjos”. (Mateus 25:41)     

3. O Inferno é Eterno

A existência do inferno e seu tormento que o acompanha é interminável. Em Apocalipse 14:11, João disse que “a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre, e não têm descanso, nem de dia nem de noite, esses adoradores da besta e da sua imagem, e todo aquele que recebe a marca do seu nome”.

Os perdidos que passarão a eternidade em tormento terão todos os seus sentidos e faculdades. A dor e a miséria serão tão severas que “haverá choro e ranger de dentes”. (Mateus 13:50)




A dor não será apenas física, mas também mental. Em 2 Tessalonicenses 1:9, nos é dito, “eles sofrerão o castigo da destruição eterna, longe da presença do Senhor e da glória do seu poder”. O corpo físico queimará sem ser consumido, mas a maior parte da miséria será devida à ausência de Deus. Como Charles Spurgeon pregou, “não há comunhão com Deus no inferno”.

Ele foi mais longe e proclamou: “há orações, mas elas não são ouvidas. Há lágrimas, mas não são aceitas. Há gritos de piedade, mas todos eles são uma abominação para o Senhor”.

Abraão falou de outra separação dos habitantes do Inferno. Em Lucas 16:26, Abraão descreveu “um grande abismo foi estabelecido, para que aqueles que passarem daqui para você não possam passar, e ninguém possa passar de lá para nós”. Há uma grande fronteira separando o Inferno do Céu e da Terra. Ninguém é capaz de viajar do inferno ao céu ou do céu ao inferno.

A miséria do Inferno é eterna para os perdidos, assim como as bênçãos e bem-aventuranças do Céu para o crente.




4. Nossas provações atuais não são um inferno

O inferno é um assunto frequentemente falado em termos de nossa miséria vivida aqui na terra. Quando comparamos algo em nossa vida com o “inferno”, nosso público sabe exatamente nosso sentimento sobre o assunto.

No entanto, o crente sabe melhor do que minimizar qualquer coisa que possamos experimentar na vida ao relacioná-la com o “inferno”. As provações e tribulações em nossa vida não se compararão de forma alguma ao tormento e sofrimento daqueles que habitarão no inferno por toda a eternidade.

Em Mateus 7:13, lemos: “larga é a porta e fácil o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ela”. A pregação do Inferno pode não ser desejada, mas é crucial para um mundo perdido e moribundo.

Temos um céu a ganhar e um inferno a evitar colocando nossa fé em Jesus Cristo. Por isso, pastores e pregadores, não temam, mas fale sobre o inferno.




Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.