O que é Preterismo? O significado da Visão preterista

O que é Preterismo- O significado da Visão preterista

O que é Preterismo e qual a sua crença? O preterista (“passado”, em latim) acredita que a maioria, se não toda a profecia, foi cumprida na época da destruição de Jerusalém em 70 d.C.

O historicista equipara boa parte da era da Igreja atual com o período da Tribulação.

Assim, a profecia tem sido e será cumprida durante a era da Igreja atual.

Os futuristas geralmente acreditam que quase nenhum evento profético esteja ocorrendo na era da Igreja atual, mas ocorrerão nos seguintes eventos futuros: o período da Tribulação, a segunda vinda, o Milênio, e o estado eterno.




O idealista acredita que a Bíblia não indica o tempo exato dos eventos proféticos e que não podemos determinar o seu tempo exato com antecedência.

Portanto, os idealistas vêem as passagens proféticas como grandes verdades a respeito de Deus para atualidade.

O QUE É O PRETERISMO?

Os preteristas acreditam que as principais porções proféticas das Escrituras, tais como o Sermão do Monte e o livro de Apocalipse, foram cumpridas na destruição de Jerusalém pelos romanos em 70 d.C.

Eles defendem este ponto de vista porque Mateus 24.34 e suas passagens paralelas dizem: “Não passará esta geração sem que todas essas coisas aconteçam”.




De acordo com sua interpretação, as profecias tinham de ser cumpridas no século I.

O livro de Apocalipse, segundo os preteristas, diz algo similar nas passagens que afirmam que Cristo virá “em breve” ou que a sua volta está “às portas”.

Se estas profecias tivessem de ocorrer no século I, então o restante da linguagem profética deve ser aplicado a um cumprimento local em Jerusalém, em vez de ter um cumprimento mundial.

A maioria dos preteristas acredita que estamos vivendo atualmente em um novo céu e uma nova terra, pelo fato de interpretarem que todo o livro de Apocalipse teve cumprimento no século I.




Veja também: Curso de Escatologia com Napoleão Falcão.

A RESPOSTA AO PRETERISMO

Devido à atual disseminação do preterismo, pastores e professores precisam estar preparados para defender a escatologia ortodoxa deste ataque.

Aqueles que acreditam que Cristo veio em 70 d.C. certamente não serão encontrados aguardando a volta do nosso Senhor a qualquer momento, quando Ele arrebatará a Igreja sem qualquer sinal ou aviso.

Pois, eles mal podem obedecer ao mandamento do nosso Senhor de vigiar até que Ele venha (Mateus 24-42).




Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.