4 Lições de João Batista e seu Ministério

Sermão - Lições de João Batista e seu Ministério

A vida e o ministério de João Batista nos ensina poderosas lições.

Tema: Lições de João Batista e seu Ministério

Texto deste sermão sobre João Batista: Mateus 3:1-10

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,
E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.
E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.
Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;
E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

Introdução:




As referências da Bíblia à vida e ministério de João Batista são muito breves em comparação com os registros escritos sobre outros homens e mulheres de Deus. No entanto, seu caráter e integridade eram tantos que há muitas lições que podemos tirar de sua vida. 

Neste sermão, compartilharei com vocês 4 princípios da vida e ministério de João Batista.

1. João Batista viveu para Deus, não para si mesmo

A. Ele não se preocupava com os luxos que sentia falta. A Bíblia diz que suas roupas nada mais eram do que um traje feito de pêlo de camelo e um cinto de couro na cintura. Estas eram as roupas usadas pelos pobres e pelos profetas (2 Reis 1:8).

B. Ele deixou seus pais e a casa de seu pai para servir ao Senhor ( Lucas 3:1-3 ). Embora o Antigo Testamento permita o consumo de gafanhotos como alimento em Levítico 11:21-23 , não era a melhor dieta. Ele poderia ter desfrutado da carne e do pão que foi trazido ao Templo (Seu pai era o Sumo Sacerdote). No entanto, ele se contentou com muito menos por causa do ministério ( Lc 1:15 ).




C. A terra adjacente ao rio Jordão, coberta de arbustos e vegetação rasteira, era habitada por animais selvagens. No entanto, João Batista fez das margens do rio Jordão a sede do seu ministério porque o rio lhe forneceu o que ele mais queria para o seu ministério. Água! Ele viveu em constante perigo por causa do Reino de Deus (Mateus 16:25).

Lição e Aplicação:

A morte deve ter sido uma experiência muito mais fácil para João Batista, pois ele viveu para Deus (Filipenses 1:21). 

Deus nem sempre nos chama para morrer por Ele, mas para viver. Você e eu não podemos morrer por Deus a menos que comecemos a viver para Ele primeiro. Fazemos isso fazendo pequenos sacrifícios diários.




2. João Batista nunca abusou da Unção de Deus

A. De acordo com o Evangelho de Lucas (Lucas 1:4) aprendemos que João Batista foi cheio do Espírito Santo enquanto ainda estava no ventre de Isabel. Mas ao contrário de outros (Sansão) que nasceram assim, João nunca usou a unção de Deus para alimentar os desejos da carne.

B. Ele usou a unção que Deus lhe deu para atrair as pessoas para Deus, não para si mesmo ( Juízes 14:10-20 ). Mesmo que as pessoas chegassem às margens do Jordão em multidões para vê-lo, ele redirecionou sua atenção para Deus em vez de receber toda a honra para si mesmo.

C. Ele era humilde e não hesitou em apontar para Jesus como legitimamente exigido por seu ofício profético (Mateus 3:14; João 1:26-27; 1:29).

Lição e Aplicação:




O propósito da unção é nos dar a habilidade e habilidade para cumprir as tarefas sobrenaturais que Deus nos designou em Seu Ministério. É-nos dado realizar uma tarefa que é sagrada. Não devemos usar essa unção para satisfazer nossos próprios desejos carnais e egoístas (Atos 8:9-25).

3. João Batista sempre viveu de acordo com o chamado de Deus

A. O caminho de Deus é um Homem e João Batista foi um desses homens de grande Deus. Ele era o vaso e o instrumento que Deus escolheu para preparar o caminho de Jesus, o Messias (Isaías 40:3-4). João cumpriu esse chamado de várias maneiras.

B. Ele preparou as pessoas de sua época para a chegada do Messias, introduzindo o Batismo de Arrependimento e exortando a nação a se arrepender (Lucas 3:7-14).

C. Ele confrontou o pecado sem levar em conta posições ou títulos. Ele levou seu chamado ao limite repreendendo Herodes, o tetrarca, por causa de seu casamento com Herodias, esposa de seu irmão (Lc 3:19-20).




Lição e Aplicação:

Nosso chamado só é bom enquanto vivemos de acordo com ele. Nossas conquistas passadas não importam muito, a menos que tenhamos vivido de acordo com o chamado divino a cada minuto de nossa vida. 

Isso não significa que devemos estar ocupados fazendo ministério o tempo todo, mas devemos estar conscientes de nosso chamado enquanto fazemos todo o resto (Lucas 9:62).

4. No geral, ele terminou bem sua corrida

A. Na Bíblia, encontramos 4 tipos de pessoas: 




  1. Pessoas que começaram mal e terminaram mal (Lc 23:39). 
  2. Pessoas que começaram mal, mas terminaram bem (2 Timóteo 4:7-8). 
  3. Pessoas que começaram bem e terminaram mal (1 Sm 31:4). 
  4. Pessoas que começaram bem e terminaram bem (Gênesis 5:21-24). 

João Batista era uma pessoa que começou bem e terminou bem.

B. Isso não significa que João era perfeito e não tinha uma única falha. Ele tinha seu quinhão de dúvidas e fraquezas. Mas ele trabalhou em seu caráter constantemente (Lc 7:17-23).

C. João terminou tão bem que até Jesus falou muito bem dele (Mateus 11:11). Jesus disse que João é o maior daqueles que nasceram de mulheres, (mesmo que o próprio Jesus tenha nascido de uma mulher). Sua morte pode parecer imprópria para um profeta, mas não é imprópria para um homem que correu sua corrida bem (Mc 16:14-29).

Lição e Aplicação:

A vida cristã é uma corrida. Ao contrário das corridas terrenas, no entanto, não corremos para vencer, mas para terminar a corrida e terminá-la bem. 

Como terminamos é o que importa, não como começamos. Não como corremos porque ninguém é perfeito e não podemos descartar completamente o risco de tropeçar. 

Paulo tem dois conselhos valiosos para nós se esperamos terminar bem e eles estão registrados em Hebreus 12:1-2 e 1 Coríntios 9:24.

Conclusão sobre a vida e ministério de João Batista

O estilo de vida de João Batista e sua filosofia de ministério fazem dele um homem insignificante com um ministério notável. Sua vida foi muito curta. Seu ministério não durou muito. Mas um dia Deus definitivamente lhe dirá ‘Muito bem, escravo bom e fiel! 

Você tem sido fiel com algumas coisas. Vou colocá-lo no comando de muitas coisas. Entre na alegria de seu mestre.’ (Mateus 25:23). Deus será capaz de dizer o mesmo sobre você e eu?

Mais esboços de pregação aqui.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.