Sermão no Salmo 126 – Das lágrimas à alegria

sermão no salmo 126

Esboço de pregação no Salmo 126 com o tema: Das lágrimas à alegria. Sermão expositivo para pregar no Salmo 126.

Tema do Sermão: Das lágrimas à alegria (Salmo 126)

Texto do sermão: Salmo 126

“Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres. Traze-nos outra vez, ó Senhor, do cativeiro, como as correntes das águas no sul. Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.” (Salmos 126:4-6)

INTRODUÇÃO desta pregação no Salmo 126:

Todos nós passamos por momentos difíceis e, às vezes, quando você está no meio da tristeza, parece que nunca vai acabar. Quando você acorda todas as manhãs com lágrimas e vai para a cama todas as noites com lágrimas, é difícil ver o caminho a seguir. Você começa a perder a esperança. Você começa a se perguntar: “Isso é tudo o que Deus tem para mim? Serei feliz de novo?”




Quando você está passando por um momento de profunda tristeza, o Salmo 126 é um forte remédio para sua alma. Ele carrega uma poderosa mensagem de esperança. Diz-lhe que os tempos de angústia e tristeza não duram. Diz-lhe que Deus transformará sua tristeza em alegria e suas lágrimas em riso. Ele ainda diz o que você deve fazer enquanto espera.

Se você está passando por um momento desafiador agora, confio que o salmo dele falará ao seu coração esta manhã. Deixe-me dizer-lhe logo de cara, o que quer que você esteja passando, vai melhorar. Deus transformará suas lágrimas em alegria. Eu sei que parece difícil de acreditar, mas era difícil de acreditar para os judeus que voltavam para Jerusalém também. Então, vamos olhar para o salmo juntos.

O salmo tem basicamente duas estrofes com duas ideias principais. A primeira estrofe o encoraja a se maravilhar com a forma como Deus o ajudou no passado. E a segunda estrofe encoraja você a confiar em Deus para fazê-lo novamente!

O que aprendemos neste sermão do Salmo 126?




I. Maravilhe-se com a forma como Deus o ajudou no passado (Salmo 126: 1-3)

Então, antes de tudo, maravilhe-se com a forma como Deus o ajudou no passado. Veja os versículos 1-3:

“Quando o Senhor trouxe de volta os cativos a Sião, éramos como homens que sonhavam. Nossas bocas se encheram de riso, nossas línguas de cânticos de alegria. Então foi dito entre as nações: O Senhor fez grandes coisas por eles. O Senhor fez grandes coisas por nós, e estamos cheios de alegria”. (Salmo 126:1-3)

Essa primeira estrofe o incentiva a se maravilhar com a forma como Deus o ajudou no passado. Não pense apenas nisso, não apenas reflita sobre isso, não apenas lembre-se – mas maravilhe-se com o que Deus já fez por você.

   A. Me belisque, devo estar sonhando!

Quando Deus te entrega em grande, pode parecer que você está em um sonho. É o que vemos no versículo 1: “Quando o Senhor trouxe de volta os cativos a Sião, éramos como homens que sonhavam”. (Salmo 126:1)




O ano era 538 aC Os judeus haviam sido exilados para a Babilônia setenta anos antes. Setenta anos é muito tempo. O povo havia se acomodado. Eles haviam estabelecido casas na nova terra. Alguns deles nasceram no exílio. Era tudo o que eles sabiam. E então, de repente, Ciro, o novo rei, fez uma proclamação permitindo que todos os judeus voltassem para casa. (Esdras 1:1-4)

Os judeus haviam experimentado setenta longos anos em cativeiro, e então, em um momento, Deus muda as coisas. Bem desse jeito! Eles estavam em choque. Eles não podiam acreditar. Era bom demais para ser verdade. Alguém me belisca, devo estar sonhando! Era impossível. Não poderia ter acontecido, e ainda assim aconteceu! Eles estavam agora de volta a Jerusalém, de volta à cidade santa, de volta a Sião, o lugar onde Deus habita com seu povo, e tudo parecia um sonho.

Você pode ver por que este salmo se tornou um dos Salmos de Ascensão. Os peregrinos que se dirigiam a Jerusalém todos os anos para as festas deviam ter plena consciência de que esse era o mesmo caminho que os cativos haviam tomado quando voltaram. E eles teriam se maravilhado com a graça de Deus em devolver os cativos a Sião.

Imagino que deve ser assim que Jó se sentiu quando Deus o restaurou após seu tempo de sofrimento. Lemos em Jó 42:10: “Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou próspero novamente e lhe deu o dobro do que tinha antes”.




Agora Jó passou por muito mais do que você ou eu jamais passaremos. Ele deve ter se perguntado se Deus havia terminado com ele, se havia alguma alegria do outro lado. E então Deus fez isso. Ele restaurou Jó e o tornou próspero novamente.

Quando Deus resgatou Pedro da prisão no Novo Testamento, parecia um sonho para ele. Na verdade, ele realmente pensou que era um sonho. Lemos em Atos 12: “Pedro não tinha ideia de que o que o anjo estava fazendo estava realmente acontecendo; ele pensou que estava tendo uma visão… Então Pedro voltou a si e disse: ‘Agora eu sei sem dúvida que o Senhor enviou seu anjo e me resgatou. (Atos 12:9-11)

   B. Risos e cânticos de alegria (Salmo 126:2)

De volta ao Salmo 126, veja o versículo 2 agora: “Nossas bocas se encheram de riso, nossas línguas de cânticos de alegria.” (Salmo 126:2)

Antes que você possa entender o riso e a alegria deles, você deve primeiro entender a tristeza deles. Os cativos experimentaram grande tristeza e luto no exílio. De fato, algumas das passagens mais dolorosas da Bíblia têm a ver com o exílio dos judeus na Babilônia – passagens no livro de Lamentações ou como o Salmo 137.




Lemos estas palavras comoventes no Salmo 137: “Já junto aos rios da Babilônia nos sentamos e choramos quando nos lembramos de Sião. Lá nos álamos penduramos nossas harpas, pois ali nossos captores nos pediam canções, nossos algozes exigiam canções de alegria; eles disseram: Cantem-nos uma das canções de Sião! Como podemos cantar as canções do Senhor enquanto estamos em uma terra estrangeira?” (Salmo 137:1-4)

Seus algozes exigiam cânticos de alegria, mas eles apenas se sentaram junto às águas da Babilônia e choraram. Como você pode cantar quando está preso em uma terra estrangeira? Mas agora, por uma incrível obra de Deus, eles estavam de repente de volta a Sião. E assim suas bocas se encheram de risos e canções de alegria. 

A alegria é mencionada quatro vezes neste salmo. Cânticos de alegria são mencionados duas vezes (ver versículo 6). A alegria está por toda parte neste salmo, o que é irônico quando você considera que é um dos salmos de angústia.

Quando você está se afogando em lágrimas e tristeza, às vezes você se pergunta se algum dia voltará a rir. O Salmo 126 diz que você vai! No tempo de Deus sua tristeza será aliviada, e Deus encherá sua boca com risos e cânticos de alegria.




Penso na esposa de Abraão, Sara, no Antigo Testamento. Sara conhecia a amargura de ser estéril. Tenho certeza de que ela derramou muitas lágrimas ao longo dos anos. Mas quando Deus lhe deu o dom de Isaque em sua velhice, ela disse: “Deus me trouxe o riso, e todos que ouvirem sobre isso rirão comigo”. E acrescentou: “Quem diria a Abraão que Sara amamentaria filhos? No entanto, eu lhe dei um filho em sua velhice”. (Gênesis 21:6-7)

Quem diria que Sara amamentaria crianças? Quem teria pensado isso? Alguém me belisca, devo estar sonhando! Em um momento, em um instante Deus pode tirar suas lágrimas e encher sua boca com risos e canções de alegria.

   C. Glória a Deus e alegria para nós

E quando Deus faz uma obra assim em sua vida, isso traz glória a Deus e alegria para nós. Isso é o que vemos nos versículos 2-3:

“Então foi dito entre as nações: ‘O Senhor fez grandes coisas por eles’. 3 O Senhor fez grandes coisas por nós, e estamos cheios de alegria”. (Salmo 126:2-3)

“Foi dito entre as nações.” O que Deus fez por Israel foi tão incrível que até mesmo as nações vizinhas tiveram que se sentar e tomar conhecimento do que Deus havia feito e dar glória a Deus. E então observe que depois que as nações dão glória a Deus, o mesmo acontece com Israel. “Grandes coisas fez o Senhor por nós, e estamos cheios de alegria”.

A salvação de Deus deve ser vista pelas nações. Lemos em Isaías 52:10: “O Senhor desnudará o seu santo braço à vista de todas as nações, e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus”.

Esses versículos nos lembram de nossa responsabilidade de contar aos outros o que Deus fez por nós. Seus amigos e vizinhos sabem o que Deus fez por você? Você compartilha testemunhos da bondade de Deus com aqueles ao seu redor regularmente? Se as nações pagãs pudessem dar glória a Deus pelo que ele fez, é melhor que façamos nosso trabalho também!

Os cristãos devem ser os mais alegres de todas as pessoas, porque Deus fez grandes coisas por nós! O testemunho de Isaías 25:9 deve ser nosso testemunho: “Certamente este é o nosso Deus; confiamos nele, e ele nos salvou. 

Este é o Senhor, nele confiamos; regozijemo-nos e alegremo-nos na sua salvação”. (Isaías 25:9)

Ou podemos cantar como Maria fez no Novo Testamento quando Deus a escolheu para ser a mãe de Jesus: “Porque o Poderoso fez grandes coisas por mim – santo é o seu nome”. (Lucas 1:49)

Observe que o versículo 3 no Salmo 126 é o único versículo neste salmo que está no tempo presente. Os versículos 1-2 estão no passado. Os versículos 4-6 estão no futuro. 

O versículo 3 expressa alegria no presente com base na lembrança do passado e esperança no futuro. Quando Deus faz uma obra de libertação em sua vida, isso traz glória a Deus e alegria para nós.

II. Confie em Deus para fazê-lo novamente! (Salmo 126: 4-6)

Então essa é a primeira coisa que aprendemos com nosso salmo desta manhã – maravilhe-se com a forma como Deus o ajudou no passado. E então, em segundo lugar, confie em Deus para fazê-lo novamente. Veja os versículos 4-6:

“Restaura nossa sorte, ó Senhor, como correntes no Neguebe. Os que semeiam com lágrimas colherão com cânticos de alegria. Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de alegria, trazendo consigo os molhos”. (Salmo 126:4-6)

Os cativos estavam de volta a Jerusalém, mas ainda havia muito trabalho a ser feito. Eles precisavam reconstruir o templo e reconstruir as paredes. Eles enfrentaram desânimo de dentro e oposição de fora. Deus havia operado uma grande libertação para eles no passado. Agora eles precisavam confiar nele para fazer isso de novo.

Lamentações 3:22-23 diz: “Por causa do grande amor do Senhor, não somos consumidos, pois suas misericórdias nunca falham. Eles são novos todas as manhãs; grande é a tua fidelidade.” 

Você pode enfrentar novos problemas a cada dia, mas Deus tem novas misericórdias para você todos os dias para enfrentá-los. Deus fez grandes coisas por você no passado. Agora você precisa confiar nele para fazê-lo novamente.

   A. Ore pela plena restauração e bênção de Deus (Salmo 126:4)

Esta segunda parte do salmo ensina você a fazer três coisas específicas quando se encontra em tempos de dificuldade. Em primeiro lugar, ore pela plena restauração e bênção de Deus. Veja o versículo 4 onde o salmista ora: “Restaura nossa sorte, ó Senhor, como correntes no Neguebe”. (Salmo 126:4)

Essa palavra “restaurar” é a mesma que é traduzida “trazer de volta” no versículo um. E esta é a primeira de duas imagens que o salmista usa para falar de como Deus trabalha em nossas vidas.

A primeira maneira é quando Deus opera de repente e inesperadamente. É isso que significa esta primeira imagem de “córregos no Neguebe”. O Neguebe era a parte sul de Judá. Esta era uma terra normalmente seca e árida. Na verdade, a palavra “Neguebe” na verdade significa “seco ou ressecado”. Mas no inverno e na primavera, as chuvas podem de repente enviar águas correndo pelo deserto. Grama e flores brotavam de repente quase da noite para o dia.

E assim esta primeira imagem fala de um súbito derramamento da bênção de Deus. Encontramos linguagem semelhante em Isaías 35:6: “Então o coxo saltará como um cervo, e a língua muda gritará de alegria. Água jorrará no deserto e riachos no deserto”.

Você já se sentiu como se sua vida fosse um deserto? Espiritualmente seco e ressecado? Então você precisa orar para que Deus o restaure. Deus diz em Joel 2:25: “Eu te recompensarei pelos anos que os gafanhotos comeram”. 

Ore pela plena restauração e bênção de Deus. Peça a Deus para derramar seu Espírito em sua vida como riachos no Neguebe.

Precisamos orar isso não apenas por nós mesmos, mas pela igreja. Esta é uma oração por avivamento. O retorno do cativeiro para Israel era algo que somente Deus poderia fazer. E da mesma forma avivamento é algo que somente Deus pode fazer. 

Martyn Lloyd-Jones disse isso no avivamento: “Deus faz mais em cinco minutos do que o homem fez nos dez anos anteriores”. Precisamos orar para que Deus abra as comportas do céu e derrame sua bênção sobre a igreja.

   B. Saiba que Deus transformará sua tristeza em alegria (Salmo 126:5)

Portanto, ore pela plena restauração e bênção de Deus. E então, em segundo lugar, saiba que Deus transformará sua tristeza em alegria. Temos esta linda promessa de Deus no versículo 5: “Os que semeiam com lágrimas, ceifarão com cânticos de alegria”. (Salmo 126:5) Saiba que Deus transformará sua tristeza em alegria.

Agora voltamos para a segunda imagem que temos nesta seção do salmo. A primeira imagem foi córregos no Neguebe. A segunda imagem é a de semear lágrimas. A primeira imagem aponta para uma obra que é toda de Deus – bênção repentina e imerecida. A segunda imagem aponta para Deus trabalhando através de seus esforços – trabalhando e esperando. É a diferença entre os milagres de Deus e a providência de Deus. Ambos são exemplos de Deus trabalhando, mas de maneiras diferentes.

Vemos isso na vida o tempo todo. Por exemplo, se você estiver doente, você deve orar pela cura, mas também deve ir ao médico e tomar os medicamentos apropriados. Há um velho ditado. Ore como se tudo dependesse de Deus, mas trabalhe como se tudo dependesse de você. Talvez a melhor maneira de colocar isso seja: trabalhe e ore como se tudo dependesse de Deus trabalhando através de você.

Ansiamos pela libertação repentina e nos regozijamos quando ela chega, mas a maneira normal de Deus trabalhar é muito mais lenta. E assim a imagem de córregos repentinos no deserto agora se transforma na imagem do trabalho lento, mas certo de Deus em nossas vidas de semeadura e colheita.

Quando o povo de Israel foi levado para a Babilônia, eles semearam muitas lágrimas. Por setenta anos eles suportaram o exílio em uma terra estrangeira. Mas os que semeiam com lágrimas colherão com cânticos de alegria. E assim Deus os trouxe de volta. Isaías profetizou isso. Ele proclamou em Isaías 51:11: “Os resgatados do Senhor voltarão. Eles entrarão em Sião cantando; alegria eterna coroará suas cabeças. Alegria e alegria os alcançarão, e a tristeza e o gemido fugirão”. 

Quando leio este salmo, penso em Noemi no livro de Rute, que semeou muitas lágrimas. Ela perdeu o marido e os dois filhos. Quando ela voltou a Belém e as pessoas a saudaram pelo nome, ela respondeu: “Não me chamem de Noemi”, disse a eles. “Me chame de Mara, porque o Todo-Poderoso tornou minha vida muito amarga. Saí cheio, mas o Senhor me trouxe de volta vazio”. (Rute 1:20-21) Seu nome “Noemi” significava “agradável”, mas a vida não era agradável para ela naquele momento. Então ela pediu que a chamassem de Mara, que significa “amarga”.

Mas quando chegamos ao último capítulo do livro, sua nora Rute dá à luz um filho e o traz para Noemi. E lemos em Rute 4:

“Então Noemi pegou o menino, colocou-o no colo e cuidou dele. As mulheres que moravam lá disseram: Noemi tem um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Ele foi o pai de Jessé, o pai de Davi”. (Rute 4:16-17)

Deus restaurou sua alegria, e eles não a chamavam mais de Mara, mas de Noemi novamente.

Quando leio este salmo, penso também em Jesus e seu sermão em Nazaré, onde ele tomou estas belas palavras de Isaías 61 e as fez suas: “O Senhor me ungiu … Sião – para dar-lhes uma coroa de beleza em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de luto, e uma veste de louvor em vez de um espírito de desespero”. (Isaías 61:1–3)

Você está passando por um momento de tristeza? Você está semeando muitas lágrimas? Saiba que Deus transformará sua tristeza em alegria. O Salmo 30:5 diz: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”

Nunca houve um pôr do sol que não fosse seguido por um nascer do sol! “Aqueles que semeiam com lágrimas, colherão com cânticos de alegria.” (Salmo 126:5)

   C. Comprometa-se com o Senhor e continue fazendo o bem

O que você faz em tempos de dificuldade? 1) Ore pela plena restauração e bênção de Deus. 2) Saiba que Deus transformará sua tristeza em alegria. E então 3) Comprometa-se com o Senhor e continue fazendo o bem. Veja o versículo 6: “Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de alegria, trazendo consigo os molhos”. (Salmo 126:6)

Este versículo expande a imagem do versículo 5 e foca no semeador saindo para trabalhar e eventualmente retornando com a colheita em suas mãos. Isso nos lembra que mesmo em tempos de tristeza, há trabalho a ser feito, e que o bom trabalho dará bons frutos em nossas vidas.

1 Pedro 4:19 nos ensina: “Aqueles que sofrem segundo a vontade de Deus devem entregar-se ao seu fiel Criador e continuar a fazer o bem.” E Gálatas 6:9 nos dá esta palavra de encorajamento: “Não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo apropriado colheremos a colheita, se não desistirmos.”

Você sabia que Deus mantém um registro de todas as suas lágrimas? O Salmo 56:8 diz: “Grave meu lamento; liste minhas lágrimas em seu pergaminho – elas não estão em seu registro?” 

Deus acompanha todas as suas lágrimas, e um dia ele enxugará pessoalmente as lágrimas de seus olhos. Lemos estas belas palavras em Apocalipse 21:4: “Ele enxugará de seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem pranto, nem pranto, nem dor, porque a velha ordem das coisas já passou”. 

Tempos de tristeza são difíceis. Semear em lágrimas é difícil. Mas nada é desperdiçado na economia de Deus. Você pode confiar em Deus com suas lágrimas. Como Charles Spurgeon disse uma vez: “Deus é bom demais para ser cruel e é sábio demais para se enganar. E quando não podemos traçar Sua mão, devemos confiar em Seu coração.”

O que você faz quando está passando por um momento de tristeza? Maravilhe-se com o que Deus fez no passado. E então confie em Deus para fazê-lo novamente. Ore pela plena restauração e bênção de Deus. Saiba que Deus transformará sua tristeza em alegria. Comprometa-se com o Senhor e continue fazendo o bem.

CONCLUSÃO deste Sermão no Salmo 126: 

Como sempre, olhamos para Jesus para o cumprimento final deste salmo. Hebreus 12:2 nos diz: “Fixemos os olhos em Jesus… o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a sua vergonha”. 

Jesus conhece os problemas e tristezas que enfrentamos nesta vida. Ele derramou muitas lágrimas durante sua vida na terra. Jesus foi para a cruz chorando, levando a semente para semear, e voltou dos mortos com cânticos de alegria de ressurreição, levando consigo os molhos dos crentes. Se você é um crente nesta manhã, você faz parte de sua gloriosa colheita.

Assim, o Salmo 126 é um salmo de angústia, mas é um salmo de angústia com uma reviravolta. É um salmo que oferece esperança quando você está no meio de problemas e lágrimas. 

Ele nos diz que os tempos de angústia e tristeza não duram. Deus transformará sua tristeza em alegria e suas lágrimas em riso. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. E um dia deixaremos todas as tristezas deste mundo pelas alegrias eternas que nos esperam no céu.

Há tempo de semear e tempo de colher. Talvez você esteja em um momento de semeadura agora. Reconforte-se. Seu tempo de colheita chegará. A colheita espera. Esta é a promessa de Deus para você. Deus transformará suas lágrimas em alegria.

Se você gostou deste sermão no Salmo 126, então veja mais esboços de sermões aqui.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.