Sermão: As 4 Fases da Vida Cristã

Sermão Quatro Fases da Vida Cristã

Esboço de pregação temática com o tema: 4 Fazes da Vida Cristã.

Tema do Sermão: 4 Fases da Vida Cristã

Textos bíblicos para este sermão:

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor.

Oséias 6:3 a




Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.

Filipenses 3:12

Introdução deste sermão sobre as Fases da Vida Cristã:

Pessoas diferentes têm ideias diferentes sobre o que é a vida cristã. Os políticos nos veem como “a direita religiosa” a ser cortejada ou ridicularizada. Os liberais nos veem como “fundamentalistas fanáticos” que levam uma coisa boa ao extremo. Mesmo entre nós, existem pessoas com atitudes diferentes quanto ao que está envolvido em viver a vida cristã. Acredito que a vida cristã normal passa por 4 fases. Vejamos então…

I. Fase da Salvação

1. Cada viagem tem uma primeira parada. Neste caso, chama-se salvação. É tão simples quanto ABC.




A. Aceite o fato de que você é um pecador, perdido sem Deus. Este é o primeiro passo e uma obrigação, (Romanos 3:10)

B. Acredite que Ele te ama e que Jesus morreu pelo seu pecado. Este é o segundo passo e uma obrigação, (João 3:16)

C. Confesse que Jesus é o Senhor da sua vida. Este é o terceiro passo e uma obrigação (Romanos 10:9)

2. A verdadeira salvação é marcada por uma vida transformada. Ninguém pode alegar ser salvo a menos que seu estilo de vida tenha mudado :




A. Jesus perdoou e resgatou a mulher que foi pega em adultério. Mas ele também a encarregou de não pecar mais (João 8:11)

B. Ele não nos perdoa para permanecer em nosso pecado. Ele nos perdoa para nos tirar do nosso pecado, (Romanos 6:1-23)

C. Deus certamente ama o homossexual, mas não a própria homossexualidade. O problema é que os homossexuais não acreditam que a homossexualidade é um pecado (Levítico 18:22)

3. A melhoria gradual não é o caminho de Deus. Não se pode trazer a bagagem de sua antiga vida para a nova vida :




A. Quando se trata de pecado, algumas pessoas pensam que a melhoria satisfaz a Deus. “Eu não bebo tanto quanto antes!” (Lucas 9:62)

B. Adivinhe! Mais cedo ou mais tarde, tem que haver uma última vez. Por que não tomar essa decisão agora? (Salmo 37:5)

C. O primeiro passo na caminhada cristã é afastar-se do pecado e voltar-se para Deus. 

Vamos para a segunda fase…




II. Fase da Aprendizagem

1. O Discipulado Cristão assume várias formas. A autoaprendizagem através do estudo pessoal da Bíblia é apenas uma delas :

A. O tempo gasto no estudo da Bíblia ajuda a valorizar a Palavra de Deus e não pecar contra o Senhor (Salmos 119:11)

B. Importante: O estudo da Bíblia deve ser regular e sistemático. Deve ser sua principal prioridade na vida (Mateus 6:24)

C. A Bíblia Sagrada é a palavra inspirada de Deus. É a principal maneira pela qual ele fala aos nossos corações (2 Timóteo 3:16)




2. A frequência regular à igreja é vital para a vida cristã. Serve a pelo menos três propósitos :

A. A palavra pregada nos alimenta. A comunhão com os outros nos permite cercar-nos de influências divinas (Provérbios 4:20-22; 15:22)

B. A participação em um grupo permite compartilhar suas lutas e fardos. Você aprenderá a amar e ser amado (Gálatas 6:2; João 13:34-35)

III. Fase da intimidade

1. No fundo de cada ser humano está o anseio e a fome de intimidade com Deus :

A. Fenômeno estranho: quanto mais nos aproximamos de Deus, mais perto queremos nos tornar (Salmo 42:1)

B. Quanto mais temos Dele, mais famintos ficamos por mais! Alguns podem chamar isso de renovação, alguns de reavivamento, eu chamo de Maturidade Espiritual ! (Gálatas 5:22-23)

C. Passar do amor “phileo” para o amor ágape por Cristo. O amor que abandona tudo para buscar a Deus (Deuteronômio 6:5)

IV. Fase da Entrega

1. Podemos chamar também esta faze de “servir de coração”. É entregar-se a serviço de Deus. A maior alegria da vida cristã vem no serviço a Deus:

A. Não pode ser uma queima artificial; sem os três passos anteriores, qualquer tentativa de queimar acabará por fracassar (2 Timóteo 4:10)

B. Esgotamento? Vem quando as pessoas tentam fazer a obra de Deus em sua própria força. Não pode ser feito efetivamente (João 15:5)

C. Quando você faz a obra de Deus, do jeito de Deus, no tempo de Deus, ele dá combustível mais do que suficiente para a queima. Espere nele! (Isaías 40:31)

Conclusão sobre as Fases da Vida Cristã

Onde você está nesta jornada hoje? Em qual fase está?

  • Quantos aqui estão em chamas, ardendo por servir a Deus? 
  • Quantos estão no estágio de anseio, famintos por mais Dele? 
  • Quantos estão no estágio de aprendizado, você o ama, mas está apenas aprendendo a viver para Ele. 
  • Quantos estão aqui e você está pronto para se voltar para Ele?

Veja mais esboços de pregação aqui.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.