Há Sabedoria na Humildade – Esboço de Pregação

sermão sobre humildade

Sermão com o tema: Há Sabedoria na Humildade. Esboço de pregação temática no Salmo 138:6 para pregar sobre humildade.

Tema do Sermão: Há Sabedoria na Humildade

Texto deste sermão sobre humildade: Salmo 138:6

Ainda que o Senhor é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe. – Salmos 138:6

INTRODUÇÃO DO SERMÃO SOBRE HUMILDADE:

O que é humildade?




Ser humilde significa ter um senso de humildade e modéstia em relação a si mesmo e aos outros. Isso inclui uma disposição para reconhecer e aceitar as próprias limitações, erros e fracassos, bem como uma disposição para valorizar e respeitar os outros, independentemente de suas realizações ou status social.

No entanto, é importante ressaltar que a humildade não significa auto-depreciação ou falta de auto-estima. Ser humilde não significa subestimar ou menosprezar suas próprias habilidades e realizações. Pelo contrário, a humildade envolve uma compreensão realista e equilibrada de si mesmo e dos outros, bem como uma disposição para aprender e crescer constantemente.

Em resumo, a humildade é uma virtude que pode ajudar as pessoas a se relacionarem melhor com os outros, a encontrar satisfação nas coisas simples da vida e a crescer e aprender constantemente.

A Bíblia está repleta de lições sobre a humildade. O próprio Jesus foi o maior exemplo de como podemos ser humildes. Neste sermão vamos estudar sobre a humildade e tirar algumas lições da Bíblia para nós.




I. DEUS DÁ GRAÇA AOS HUMILDES, TIAGO 4:6.

“Mas Ele dá uma graça maior. Por isso diz: “DEUS Opõe-se aos orgulhosos, MAS DÁ GRAÇA AOS HUMILDES”.

A. A Lei Enfatiza a Importância que Deus Dá à Humildade.

1. Faraó foi julgado por orgulho (Êxodo 10:3).

“E Moisés e Arão foram a Faraó e lhe disseram: >Assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: >Até quando você se recusará a se humilhar diante de mim? Deixa ir o meu povo, para que me sirva”.




2. A Lei exige humildade (Lv 16:31).

“Será para vós um sábado de solene descanso, para que humilheis as vossas almas; é um estatuto permanente.”

3. A observância do sábado requer humildade (Lv 23:29).

“Se houver alguém que não se humilhar neste mesmo dia, será extirpado do seu povo”.




B. A humildade é essencial para os servos de Deus.

1. “Moisés era muito humilde, mais do que qualquer homem que estava na… terra” (Números 12:3).

2. Davi sabia que o Senhor ouve “o desejo dos humildes” (Sl 10:17).

“Ele conduz os humildes na justiça, e ensina aos humildes o seu caminho” (25:9).




C. Os Profetas Procuraram um Salvador que fosse Humilde, (Zc 9:9).

“Alegra-te muito, ó filha de Sião! Grita triunfante, ó filha de Jerusalém! Eis que o seu rei está vindo para você; Ele é justo e dotado de salvação, Humilde, e montado num jumento, num jumentinho, cria de jumenta”.

II. A HUMILDADE É PRÁTICA E ALTAMENTE VALORIZADA.

A. Humilhe-se em tempos de angústia (Pv 6:3).

“Faça isso então, meu filho, e liberte-se; Já que você caiu nas mãos do seu próximo, vá, humilhe-se e importune o seu próximo”.




B. A humildade é essencial para a sabedoria (Pv 11:2).

“Quando vem o orgulho, vem a desonra, mas com os humildes está a sabedoria.”

C. A humildade deve ser preferida ao orgulho (Pv 16:18-19).

“O orgulho vem antes da destruição, e o espírito altivo antes do tropeço. é melhor ser humilde de espírito com os humildes, do que repartir os despojos com os soberbos”.

“O orgulho do homem o abaterá, mas o espírito humilde obterá honra.”

D. A humildade é exigida pelo Senhor (Is 66:2b).

“Mas para este olharei, para aquele que é humilde e contrito de espírito, e que treme da minha palavra”.

“Ele lhe disse, ó homem, o que é bom; E o que o Senhor exige de você, senão que pratique a justiça, ame a benignidade e ande humildemente com o seu Deus?” (Miquéias 6:8).

III. DEVEMOS ANDAR DIANTE DO SENHOR COM HUMILDADE.

A. Jesus Exige Humildade de Seus Seguidores.

1. Jesus foi humilde quando esteve na terra (Mt 11:29).

“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e ENCONTRARÁS DESCANSO PARA SUAS ALMAS”.

“Mas esvaziou-se a si mesmo, assumindo a forma de servo, e fazendo-se semelhante aos homens. E sendo encontrado em aparência de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso também Deus o exaltou sobremaneira, e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e que toda língua confessar que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2:7-11).

2. Jesus enfatiza isso nas bem-aventuranças (Mt 5:5).

“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”.

Vamos resolver uma coisa de uma vez por todas. Mansidão não é fraqueza. A humildade não faz de ninguém um capacho. Pode haver grande poder na humildade. 

Mansidão não significa fraqueza, e humildade não faz de ninguém um capacho. Um colega oficial ficou olhando para seu comandante, general JEB Stuart, diante de uma carga de cavalaria contra todas as probabilidades. Stuart não demonstrou nenhum medo e isso surpreendeu o outro oficial. Quase como se estivesse lendo sua mente, JEB Stuart olhou nos olhos de seu amigo e disse: “Quando você teme a Deus, não precisa temer mais nada”.

B. A humildade raramente é enfatizada pelos defensores da alta estima hoje.

Há décadas, os cientistas sociais alertam para todos os problemas relacionados à baixa autoestima. Livros, conferências e talk shows tentaram nos convencer de que a baixa autoestima causa tudo, desde problemas de comportamento na escola, abuso de drogas e álcool e crime. Minha esposa ensinou alunos da sexta série por muitos anos e ela enfatiza que seus problemas de comportamento geralmente vêm daqueles que parecem ter uma autoestima extremamente alta. 

Especialistas nos dizem a mesma coisa sobre estudos mais recentes de presos na prisão. Meu filho atuou como promotor chefe de uma cidade de médio porte e como promotor público assistente por vários anos. Ele passa o dia todo no tribunal ou lidando com problemas ao telefone ou em seu escritório. Ele me garante que a baixa autoestima raramente é a causa por trás dos problemas com os quais ele lida todos os dias.

Alguns anos atrás, Robert McGhee, fundador do Rapha Ministries, escreveu um livro que eu recomendaria a qualquer um. O título é, The Search for Significance. McGhee afirmou que lutou com a baixa auto-estima por anos antes de aprender que, quando se concentrou na alta estima de Cristo, parou de se preocupar com a alta auto-estima. Ele descobriu que quando se concentrou em agradar a Jesus Cristo, deixou de se preocupar com a aprovação de todos.

C. A humildade é mais facilmente reconhecida do que definida.

O que exatamente é humildade? A humildade pode ser definida como a falta de vaidade ou senso de auto-importância. Usando essa definição, podemos ver que o termo pode ser aplicado aos não salvos, mas quando vamos à Palavra de Deus torna-se óbvio que estamos lidando com algo um pouco mais profundo.

Em primeiro lugar, há o trabalho “manso”, que tem um fundo muito interessante. Foi usado em alguém que era ensinável. Eu entendo que alguém encontrou uma carta escrita por uma mulher grega cujo marido estava servindo no exército de Alexandre, o Grande. A esposa escreveu: “O cavalo que você capturou agora é manso e nossa filha pode montá-lo”. O cavalo não ficou fraco, foi quebrado. Estava tão poderoso como sempre, mas agora esse poder havia sido aproveitado – isto é, estava sob controle.

O cristão humilde é aquele que primeiro foi capacitado pelo Espírito Santo, e então ele se colocou voluntariamente sob o controle do Espírito Santo. Assim como Jesus “se humilhou e se tornou obediente” ao Pai, nós também devemos fazê-lo. Humildade e obediência são inseparáveis.

CONCLUSÃO deste sermão sobre humildade

Há muitas razões pelas quais devemos nos humilhar diante de nosso Senhor:

1. Deus rejeita os orgulhosos.

2. Ele dá graça aos humildes.

3. O orgulho convida à ira de Deus – o orgulho opera em desafio a Deus.

4. A humildade é a chave para a comunhão com Deus – você não pode andar com Deus em orgulho.

5. A humildade é a chave para uma vida de oração significativa – se você não é humilde, não está orando.

6. A humildade é essencial para a verdadeira adoração – se você não está na igreja, você não é humilde.

7. A humildade é essencial nos relacionamentos – orgulho gera conflito, não humildade.

8. A humildade é um pré-requisito para a sabedoria – o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.

9. A humildade é essencial nas relações familiares – A humildade busca soluções bíblicas na família.

10. A humildade é essencial para a habitação do Espírito Santo

11. A humildade é essencial para o enchimento do Espírito Santo.

12. A humildade é essencial no serviço ao Senhor – não pense que você pode servi-lo com orgulho.

13. A humildade é essencial para quem prega o Evangelho.

14. A humildade é essencial na guerra espiritual.

Não temos o poder de vencer batalhas espirituais, mas temos o poder por trás de nós, esse poder é o Espírito Santo. A humildade reconhece esse fato e se rende a Ele. Humildade na guerra espiritual significa um compromisso com nosso Pai Celestial, obediência a Jesus Cristo e entrega ao Espírito Santo.

Confesse o orgulho e busque perdão e restauração. 

Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. – Tiago 4:10

Se você gostou deste sermão sobre humildade, então veja mais esboços de pregação aqui.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".