Significado bíblico da Figueira no Contexto Escatológico

Significado da Figueira no Contexto Escatológico

No texto de Mateus 24.32-33, Jesus contou a seus discípulos a Parábola da Figueira: “[…] quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, às portas”.

Muitos estudiosos compreendem a figueira nesta passagem como um símbolo de Israel. Outros a vêem como uma ilustração da sequência de eventos imediatamente anteriores à segunda vinda de Cristo (Walvoord, p.192). O tempo do cumprimento da profecia pode referir-se à segunda vinda de Cristo ou à destruição de Jerusalém em 70 d.C.

Os Sinais

As passagens de Jeremias 24 e Oséias 9.10 estabelecem uma analogia entre Israel e a figueira.

Nestes textos, porém, Israel é simbolizado pelo figo, e não pela figueira. Jesus realmente parece utilizar a figueira em Mateus 21.19-20 como um símbolo de Israel. Já em outras partes do NT, a figueira não representa Israel. Em Apocalipse 6.13, por exemplo, a figueira é usada para ilustrar uma catástrofe cósmica.




A Época

Mateus 24:32-35 refere-se à destruição de Jerusalém nas mãos do general romano Tito (70 d.C.), ou fala sobre a segunda vinda de Cristo? Quatro linhas de raciocínio apontam para a segunda opção.

Em primeiro lugar, por mais devastadora que tenha sido, a destruição de Jerusalém em 70 d.C. nem chegou perto da magnitude descrita em Mateus 24.21. Dessa forma, Mateus 24.32-35 necessariamente se refere a uma época posterior a 70 d.C.

Em segundo lugar, conforme Mateus 24.14, o evangelho deverá alcançar até os confins da terra antes da realização dos eventos descritos em 24.32-35. Isto dificilmente teria acontecido antes da queda de Jerusalém no primeiro século.

Em terceiro lugar, o contexto imediatamente anterior, em Mateus 24.29-31, descreve a segunda vinda de Cristo. E meramente lógico supor que a Parábola da Figueira deve ser considerada neste mesmo período da história.




Por fim, e ainda mais categórico, há a passagem de Lucas 21.28: “Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima”. Jesus disse a Israel que, quando aqueles sinais (ilustrados pelas folhas de figueira na primavera) começassem a se cumprir, eles saberiam que a redenção estava próxima.

É impossível equiparar a queda de Jerusalém com a redenção de Israel. Em vez disso, a redenção de Israel aponta indubitavelmente para a segunda vinda de Jesus Cristo. (Zc 14; Ap 19), quando Ele estabelecerá o seu Reino de justiça sobre Israel.

Lições sobre o significado escatológico da Figueira na Bíblia

Existem algumas lições importantes sobre o significado escatológico da figueira na Bíblia:

1. A figueira é um símbolo de Israel

Na Bíblia, a figueira muitas vezes representa a nação de Israel. Em várias passagens, Deus usa a imagem da figueira para ilustrar a relação entre Ele e o Seu povo escolhido. Por exemplo, em Jeremias 8:13, Deus diz: “Quando eu quiser apanhá-los, diz o SENHOR, não haverá uvas na videira, nem figos na figueira, e as folhas murcharão; e o que eu lhes dei passará para longe deles”. Assim, a figueira pode ser vista como um símbolo da fidelidade e do destino de Israel.




2. A figueira também pode representar o fim dos tempos

Em Mateus 24:32-35, Jesus usou a figueira como um símbolo para falar sobre os sinais do fim dos tempos. Ele disse: “Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas se cumpram. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”. Aqui, a figueira representa a aproximação da volta de Jesus e a consumação dos tempos.

3. A figueira também pode simbolizar a hipocrisia religiosa

Em Mateus 21:18-19, Jesus amaldiçoou uma figueira por não ter frutos, apesar de estar cheia de folhas. Ele usou isso como uma ilustração para condenar a hipocrisia religiosa dos líderes religiosos da época. Isso mostra que a figueira pode representar a superficialidade da religião, que aparenta ter vida, mas na realidade está morta e vazia.

4. A figueira pode ser um símbolo de bênção e prosperidade

Em várias passagens, a figueira aparece como um símbolo de bênção e prosperidade. Por exemplo, em Miquéias 4:4, Deus promete que todos “se assentarão debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e ninguém os espantará”. Isso indica que a figueira pode ser um símbolo de paz, segurança e prosperidade no Reino de Deus.

Gostou? Então veja mais estudos bíblicos:




Quem foi Elias na Bíblia? 5 lições e história do “Profeta do Fogo”

Quem foi Amós na Bíblia? As 5 lições e a história do profeta da justiça de Deus

Quem foi o Profeta Obadias: 2 Lições da Justiça Divina e a Soberania de Deus no livro de Obadias




Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.