Sermão Expositivo: O que é e como fazer uma pregação expositiva

Sermão Expositivo

O sermão expositivo é o mais eficaz na transmissão da Palavra de Deus. O sermão expositivo
abrange uma porção mais extensa da Bíblia extraindo dela as verdades centrais.

O sermão expositivo é muito parecido com o sermão textual, a diferença é que este abrange no máximo três versículos, enquanto aquele abrange um texto maior, ou seja, uma porção mais extensa das Escrituras.

O sermão temático se baseia num tema; o textual se baseia num pequeno texto; o sermão expositivo se baseia num assunto.

DEFINIÇÃO DE SERMÃO EXPOSITIVO

Segundo Braga, sermão expositivo é aquele em que uma porção mais ou menos extensa da Escritura é interpretada em relação a um tema ou assunto.




A maior parte do material deste tipo de sermão provém diretamente da passagem, e o esboço consiste em uma série de ideias progressivas que giram em torno de uma ideia principal.

De acordo com esta definição, o sermão expositivo se baseia numa porção mais ou menos extensa da Bíblia, pode ser um capítulo ou mais da Bíblia, o mínimo é de quatro versículos.

Segundo Robson, pregação expositiva é a comunicação de um conceito bíblico, derivado de, e transmitido através de um estudo histórico, gramatical e literário, de uma passagem no seu contexto, que o Espírito Santo primeiramente aplica à personalidade e experiência do pregador, e depois, através dele, aos seus ouvintes.

O que grandes pregadores dizem sobre a pregação expositiva:

Selecionei uma amostra de definições de alguns autores proeminentes que definem exposição em seus livros sobre pregação. Embora a lista tenha uma variedade de definições, acredito que você verá muitos temas comuns enfatizados aqui.




John MacArthur: A mensagem encontra sua única fonte nas Escrituras. A mensagem é extraída das Escrituras por meio de exegese cuidadosa. A preparação da mensagem interpreta corretamente as Escrituras em seu sentido normal e em seu contexto. A mensagem explica claramente o significado original das Escrituras pretendido por Deus. A mensagem aplica o significado bíblico para hoje. 

Bryan Chappell: A ideia principal de um sermão expositivo, o tópico, as divisões dessa ideia, os pontos principais e o desenvolvimento dessas divisões, tudo vem das verdades que o próprio texto contém. Nenhuma parte significativa do texto é ignorada. Em outras palavras, os expositores ficam de bom grado dentro dos limites do texto e não saem até que tenham examinado sua totalidade com seus ouvintes. 

John Stott: Exposição refere-se ao conteúdo do sermão (verdade bíblica) ao invés de seu estilo (um comentário contínuo). Expor as Escrituras é extrair do texto o que está lá e expô-lo à vista. O expositor abre o que parece fechado, deixa claro o que é obscuro, desembaraça o que está atado e desdobra o que está bem empacotado.

Alistair Begg: Desdobrar o texto da Escritura de tal forma que entre em contato com o mundo dos ouvintes enquanto exalta Cristo e os confronta com a necessidade de ação. 




Haddon Robinson: A comunicação de um conceito bíblico derivado e transmitido através de um estudo histórico-gramatical e literário de uma passagem em seu contexto, que o Espírito Santo aplica primeiro à personalidade e experiência do pregador e depois através dele aos ouvintes. 

Martyn Lloyd-Jones: A pregação é a teologia que vem através de um homem que está em chamas e que o objetivo principal da pregação é dar aos homens e mulheres uma sensação de Deus e de sua presença. 

David Helm: A pregação expositiva é uma pregação empoderada que legitimamente submete a forma e a ênfase do sermão à forma e ênfase de um texto bíblico. 

Albert Mohler: A pregação expositiva é aquele modo de pregação cristã que tem como objetivo central a apresentação e aplicação do texto da Bíblia. . . todas as outras questões e preocupações estão subordinadas à tarefa central de apresentar o texto bíblico. 




Mark Dever: A pregação expositiva é a pregação na qual o ponto principal do texto bíblico considerado se torna o ponto principal do sermão que está sendo pregado. 

Tim Keller – A pregação expositiva fundamenta a mensagem no texto de forma que todos os pontos do sermão sejam os pontos do texto, e se aprofunde nas ideias principais do texto. Alinha a interpretação do texto com as verdades doutrinárias do restante da Bíblia (sendo sensível à teologia sistemática). E sempre situa a passagem dentro da narrativa da Bíblia, mostrando como Cristo é o cumprimento final do tema do texto (ser sensível à teologia bíblica).

como fazer um sermão expositivo

EXEMPLO DE SERMÃO EXPOSITIVO

Título: A boa luta da fé

Assunto: Aspectos relacionados com a guerra espiritual do crente.




I. A moral do crente, vv. 10-14a

A) Deve ser elevada (v. 10)

B) Deve ser firme (vv. 11-14a)

II. A armadura do crente (vv.14b-17)




A) Deve ter caráter defensivo (14-17a)

B) Deve também ter caráter ofensivo (v. 17b)

III. A vida de oração do crente, v.18

A) Deve ser persistente (v.18a)

B) Deve ser intercessora (v.18b)

RAZÕES PARA USAR A PREGAÇÃO EXPOSITIVA

Por ser um método eficaz na transmissão da Palavra de Deus, há várias razões para usarmos
este método. Vejamos algumas:

  • Com este método atingiremos o significado real de “exposição” – que quer dizer: “explicar, explanar e ensinar”.
  • Uniremos a verdade bíblica à necessidade humana (2Tm 3.16).
  • Alcançaremos o alvo principal – que é a transformação dos ouvintes, tornando-os maduros (Cl 1.28), aptos para ensinar a outros (Hb 5.11-14), e praticantes da Palavra (Tg 1.22)30.

Como pregadores do evangelho, devemos diligentemente nos esforçarmos para usar este
método com o objetivo de expormos com mais clareza, profundidade e eficácia a Palavra de Deus.

VANTAGENS DO SERMÃO EXPOSITIVO

O valor da pregação expositiva reside no fato de que Deus fala o máximo e o (a) pregador (a) o
mínimo.

No sermão temático o pregador fica livre para falar e expor suas idéias, no sermão expositivo, pelo contrário, o pregador está preso ao texto bíblico.

Fala somente aquilo que realmente está registrado no texto. Vejamos agora algumas vantagens deste método:

ENSINAR A BÍBLIA COM PROFUNDIDADE

Este método possibilita um ensino mais profundo da Bíblia ao povo, levando-o a um maior conhecimento da Bíblia, para enfrentar as dificuldades do cotidiano.

AUTORIDADE NA PREGAÇÃO

Dar maior autoridade à pregação, pois o pregador expõe aquilo que realmente é ensinado na Palavra de Deus.

O SERMÃO EXPOSITIVO EQUILIBRA O ENSINO DA BÍBLIA

Equilibra o ensino da Bíblia, pois, sendo consecutiva e sequencial, manterá o pregador e seus ouvintes livre da rotina, impedindo também a desproporcionalidade de certas verdades, em detrimento de outras.

O SERMÃO EXPOSITIVO HONRA A BÍBLIA

Honra a Bíblia, porque, trata a Bíblia tal como foi escrita, o sermão expositivo se caracteriza pelo respeito ao texto bíblico e ao seu sentido original.

Além disso, coloca a Bíblia acima de qualquer outra fonte.

O SERMÃO EXPOSITIVO ALIMENTA A IGREJA

Alimenta a igreja, porque, no sermão expositivo, o ouvinte é levado a ter um contato mais profundo com a Bíblia, o que resulta em alimento espiritual mais sólido.

Isso também aumenta a familiaridade do ouvinte com o texto sagrado e desenvolve nele o desejo de conhecer mais a Bíblia.

ALIMENTA E DESENVOLVE O PREGADOR

Ao preparar-se para alimentar os outros, o pregador alimenta sua própria alma, tornando-se ele mesmo mais convicto da mensagem que deseja apresentar.

Portanto, contribui para o desenvolvimento do pregador.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.