Como um novo pastor pode ganhar a confiança da congregação

Sua tarefa, novo pastor, é amar o povo de Deus e ganhar sua confiança. Nada mais é mais importante. Eventualmente, quando eles souberem que você os ama e é confiável, eles o seguirão. 

Entenda que título significa pouco

Tudo isso para deixar claro que os títulos significam pouco. Só porque os membros chamam você de pastor não significa que você seja alguma coisa. O que você é ainda está para ser determinado.

A palavra significa uma coisa para alguns e outra coisa para outros.

A palavra “pastor” está relacionada com a nossa palavra “pasto” e significa “pastor”, aquele que cuida do rebanho do Senhor.

O novo pastor que chega a uma igreja e logo espera que todos o sigam aprenderá muito rapidamente que ainda não está pronto para fazer isso.

O povo deve confiar no pastor antes de segui-lo. 

Como ganhar a confiança da nova igreja

A confiança vem com a experiência, não com o trabalho, o escritório ou o título.

A confiança vem com o contato pessoal, não com o ministério de massa.

Entenda que a confiança vem com o tempo.

A confiança não pode ser obrigada ou forçada. Você deve ganhar a confiança deles. Eles vão confiar em você quando decidirem que é seguro, você é confiável e eles estão prontos.

Não faça nada abruptamente (sem preparação adequada para seus membros e, em particular, seus líderes) que seja um desvio da norma.

Mostre-se confiável no ministério de rotina – sermões, administração, liderança da equipe, liderança do programa e depois nos extras: casamentos, funerais, aconselhamento de crise, etc.

Comece pequeno. Deixe-os ver que você está comprometido com eles e pode ser confiável para liderá-los de maneiras seguras para lugares seguros.

Não prometa ou exagere. Diga a verdade. Se você diz que vai fazer algo, faça. Se você prometer procurar uma escritura e obter uma explicação para alguém, faça-o.

Não hesite em pedir desculpas quando não cumprir uma promessa.

Celebre aqueles que fazem bem. Chame a atenção da igreja para os funcionários e membros que serviram bem, têm aniversários ou receberam algum reconhecimento merecido. Uma vez que as pessoas vejam que você está seguro e não se importam em elogiar os outros que servem bem, elas vão confiar mais em você.

Agora, não cometa o erro de esperar muito tempo para resgatar seus créditos. Assim que a congregação perceber que pode confiar em você, lidere.

Certifique-se de permanecer com os princípios de liderança cristãos e bíblicos: graciosidade, visão, humildade, submissão e coragem.

Não importa quão grande seja o nível de confiança, em nenhum momento, um pastor deve deixar de usar sua autoridade. Você sabe, “faça isso porque eu digo, eu sou o líder designado por Deus”. Se você tiver que fazer isso, você perdeu antes de sair do portão de partida. Estude 1 Pedro 5:1-11 até que faça parte do seu DNA.

Olhos sempre no Senhor, coração sempre no povo de Deus, pés firmemente plantados na rocha sólida de Sua Palavra, e mãos trabalhando servindo e abençoando. Seja um jogador de equipe, celebre as vitórias e ensine seu povo a orar.

É uma combinação infalível para abençoar o Senhor e honrar Sua igreja.

Entre no grupo e receba novidades em primeira mão!
Entrar no grupo

Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".