A Fé da Mulher Sunamita – Estudo e Pregação

Sermão A Fé da Mulher Rica Sunamita

Estudo e esboço de pregação em 2 Reis 4:8-37 sobre a fé da mulher sunamita.

Texto deste sermão sobre a Sunamita: 2 Reis 4:8-37

Introdução sobre a Mulher Sunamita

Uma atividade comum entre os novos pregadores de despedida quando querem pregar sobre fé é perguntar à congregação: “Quantos de vocês têm fé?” A pergunta na verdade não faz sentido porque não existem “pessoas que têm fé” e “pessoas que não têm fé”. A verdade é que todo mundo coloca sua fé em alguma coisa. Uma maneira muito mais sensata de fazer essa pergunta seria perguntar a eles: “Em quem ou o que ou onde você colocou sua fé hoje?”

Um ateu pode me perguntar “qual é a diferença?” Bem, simplesmente, podemos ter fé em muitas coisas, mas somente Deus é fiel . Só Deus é capaz de honrar e responder à nossa fé. A mulher sunamita nesta passagem também colocou sua fé em outras coisas além de Deus. Um dia Deus quis lidar com sua fé equivocada e foi assim que ele fez?




1. Deus desafiou a fé da mulher sunamita

Leia 2 Reis 4:8-14

A. Ora, a sunamita era uma nobre que se deleitava em mostrar hospitalidade a Eliseu. O Senhor certamente tomou nota disso e queria recompensá-la com um desejo há muito esquecido de seu coração, em troca de todas as coisas boas que ela estava fazendo para garantir o conforto de seu servo (Salmo 37:4; Mateus 10:42).

B. Esta mulher, no entanto, como qualquer outra, ansiava por um filho, mas falhou. Então, como qualquer outra mulher sem filhos, decidiu seguir em frente com a vida. Gradualmente ela se tornou confortável com onde ela estava na vida. Isso ficou óbvio quando ela disse: ‘Tenho um lar entre meu próprio povo. Embora seu marido fosse velho, ela não tinha nada a temer porque tinha sua própria casa e depois que seu marido morrer, seu povo continuará cuidando dela.

C. A profecia, por outro lado, era arriscada. E se os membros da família pensassem que ela estava traindo o marido e a deserdassem? (Seu marido era velho). Claramente, o cumprimento da profecia estava fora dos limites de sua zona de conforto e ela não tinha certeza de seus resultados. Então o Senhor de repente desafiou sua fé! A Bíblia nos diz que a mulher concebeu e no ano seguinte por essa época deu à luz um filho.




Lição:

O apóstolo Paulo disse que nenhum olho viu, nenhum ouvido ouviu e nenhuma mente humana jamais imaginou as coisas que Deus preparou para aqueles que o amam (1 Coríntios 2:9). Descobrir essas coisas realmente exige um passo de fé. O problema com as zonas de conforto é que elas substituem nossa fé em Deus por uma falsa sensação de segurança encontrada apenas dentro de nossa zona de conforto. Nessas ocasiões, Deus nos leva a um lugar onde desafia nossa fé.

2. Deus refinou a fé da mulher sunamita

Leia 2 Reis 4:18-31

A. O Google define o termo “refinado” como tendo todos os elementos indesejados removidos pelo processamento. Agora notamos que as zonas de conforto nos impedem de descobrir as coisas boas que Deus tem para nós e, quando o fazem, o próprio Deus nos leva a um lugar onde desafia nossa fé. É um abridor de olhos.




B. A Bíblia ainda nos diz que o menino cresceu e se tornou um bom rapaz. Então o desastre acontece. Agora, a resposta da mulher à tragédia é interessante. Em vez de providenciar o funeral do menino morto (os judeus em geral enterram os mortos em 24 horas), ela o colocou na cama de Eliseu e foi embora. Este foi um ato de fé. Ela acreditava que Deus poderia ressuscitar seu filho dos mortos.

C. Deus deu a esta mulher sua própria medida de fé e agora ela precisava crescer (Romanos 12:3). Parece, no entanto, que uma parte de sua fé ainda estava obscurecida por uma sensação de ‘insegurança’ que impedia seu crescimento. Ela sentiu dificuldade em confiar no Senhor de todo o coração. Ela disse: “Eu pedi um filho ao meu mestre? Eu não disse, não me engane?” Sua fé precisava de mais algum trabalho de refinamento. É por isso que Deus temporariamente tirou o menino dela.

Lição:

Nossa fé precisa crescer porque descobrir todas as coisas boas que Deus tem para nós nem sempre é fácil. Certas coisas acontecem rápida e facilmente, enquanto outras não. Nessas ocasiões, em vez de esperar no Senhor por respostas, é mais conveniente ceder a sentimentos de insegurança, sentir-se feliz com o que o Senhor já fez por nós e esquecer as coisas muito maiores que ainda estão por vir. Em tais ocasiões, Deus toma a liberdade de refinar nossa fé. Isso nos leva ao ponto de como devemos nos comportar em tempos de refinamento.




3. Deus honrou a fé da mulher sunamita

A. O menino morreu enquanto ajudava o pai no campo e a notícia de sua morte deve ter se espalhado muito rapidamente pela vizinhança. Nos tempos bíblicos, era uma opinião universal entre os judeus que calamidades de todos os tipos eram os efeitos do pecado (Jo 9:2). Neste caso, porque o falecido era um menino, os vizinhos diriam que ele foi gerado por um homem que não o marido da sunamita e a ira do Senhor desceu sobre seu filho (2 Samuel 12:13; 2 Samuel 12:15-19). Esta era definitivamente uma de suas preocupações também. Mas em vez de culpar o profeta, ela agarrou seus pés num ato de submissão à autoridade espiritual de Eliseu.

B. Sabemos que Deus honrou sua fé e sua atitude humilde porque, no final, ele trouxe seu filho de volta à vida. Na Bíblia, a mulher sunamita não é a única cuja fé foi refinada. Houve Abraão (Gênesis 22:1-10), (Jó 1:8-12), Maria (Lucas 1:29), José (Mateus 1:20), Zacarias (Lucas 1:20), e muitos outros. Todos eles passaram pelo doloroso processo conhecido como refinamento de sua fé. No entanto, nenhum deles virou as costas para Deus (Jó 1:22; Lucas 1:38; Mateus 1:24)

C. O resultado foi que Deus honrou a fé deles. Uma grande nação nasceu da descendência de Abraão (Gênesis 22:17-18). Deus deu a Jó a honra de interceder por seus amigos e abençoou a última parte de sua vida mais do que a parte anterior (Jó 42:7-9; Jó 42:12). Elizabeth podia dizer com ousadia que Deus tirou sua vergonha (Lc 1:25).

Lição:




É exatamente assim que devemos responder aos tempos de refinamento de Deus. Não devemos reclamar, virar as costas para Deus ou voltar aos nossos velhos hábitos. Mas nos submetemos totalmente à autoridade de Deus e permitimos que Ele refine nossa fé e a deixe crescer. Quando fazemos isso, Deus é fiel para nos honrar e recompensar.

Conclusão: A mulher sunamita e seu exemplo

A. Saia da sua Zona de Conforto:

Deixe-me compartilhar com você uma história real. Conheço um jovem que trabalha em uma pizzaria. Normalmente, os restaurantes estão abertos 7 dias por semana e este não foi exceção. Consequentemente, este rapaz deixou de vir à igreja porque, como qualquer outro funcionário, também tinha que trabalhar aos domingos, isto é, se desejasse mais trabalhar lá. Isso lhe pareceu justo por algum tempo e era sua zona de conforto.

B. Submeta-se a Deus em Obediência:




Bem, só até Deus desafiar sua fé um dia. Ele entrou no cubículo de seu gerente geral e disse que iria se demitir a menos que a gerência concorde em permitir que ele tenha duas horas de folga do trabalho todos os domingos de manhã para que ele possa ir à igreja. Ele é casado e este foi realmente um passo de fé na terra do desconhecido. O Senhor estava realmente refinando sua fé em segundo plano.

C. O Senhor te honrará:

Deus honrou a fé deste jovem. Seu gerente geral lhe deu o dia inteiro de folga. Agora ele tem tempo para prestar seu serviço a Deus nas manhãs de domingo, nas quais encontra bastante realização. À tarde, ele tira um tempo para fazer um curso de administração que lhe valerá uma promoção no trabalho. À noite, ele passa o tempo com sua esposa. Nenhum dos quais ele tinha enquanto trabalhava aos domingos. Veja, quando deixamos para trás as coisas menores para a glória de Deus, ele nos abençoa com coisas maiores.

Veja mais esboços de pregação prontos aqui.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.