A paciência de Jó: 3 lições de Jó sendo paciente na provação

O que significa ter a paciência de Jó

O que dizer da sobre a paciência de Jó? Em uma sociedade em que tudo é pra já, esperar por qualquer coisa parece fora de moda e talvez até desagradável. Mas a paciência é um conceito profundamente bíblico, cuja prática tem o potencial de nos permitir viver com sabedoria e bem em um mundo caído, confiando nos propósitos e promessas de nosso bom Deus. 

A Bíblia nos instrui a ser “imitadores daqueles que pela fé e paciência herdam as promessas” (Hebreus 6:12). Jó é um daqueles destacados na Bíblia por sua notável paciência.

Mas, o que a Bíblia diz sobre Jó e Paciência?

Na Bíblia, Jó é um homem piedoso que Deus permite passar por muitas provações. Ele perde sua riqueza, sua saúde e seus filhos, e sua esposa e amigos o questionam e se voltam contra ele. Através de suas muitas perdas e tristezas, Jó luta com perguntas e dúvidas, mas permanece conectado com Deus por meio da oração, esperando ativamente em Deus para trazê-lo através do período de intensa adversidade. 

Ele declara: “Ainda que ele me mate, nele esperarei” (Jó 13:15) e “Sei que meu Redentor vive, e por fim se levantará sobre a terra. E depois que minha pele for assim destruída, ainda em minha carne verei a Deus” (Jó 19:25-26).




No final, a paciência de Jó é recompensada. Embora Deus não explique totalmente o “porquê” de tudo o que aconteceu, ele justifica Jó repreendendo os amigos de Jó por criticá-lo e restaurar a família e a fortuna de Jó. 

No livro de Tiago, os crentes são encorajados a imitar Jó: “Você também, seja paciente… Eis que consideramos bem-aventurados os que permaneceram firmes. Você ouviu falar da firmeza de Jó e viu o propósito do Senhor, como o Senhor é compassivo e misericordioso” (Tiago 5:8-11).

O que mais a Bíblia diz sobre ter paciência?

A paciência é um tema importante na Bíblia, caracterizando aqueles que esperam pelo Senhor com fé. Deus cresce as coisas, e os crentes são encorajados a não se preocupar, mas a descansar em seu bom caráter e propósitos que se concretizarão em seu tempo perfeito.

Sede pacientes, pois, irmãos, até a vinda do Senhor. Vede como o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas” (Tiago 5:7).




“E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos” (Gálatas 6:9).

A paciência é fundamental para o caráter piedoso e é parte do que Deus cresce em nós ao transformar nossos corações e vidas pelo poder do Espírito:

“O amor é paciente e benigno…” (1 Coríntios 13:4).

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade” (Gálatas 5:22).




Esperar pacientemente no Senhor leva a coisas boas tanto depois como durante a espera:

“Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; eles correrão e não se cansarão; andarão e não desfalecerão” (Is 40:31).

“Acalme-se diante do Senhor e espere por ele com paciência; não te indignes com o que prospera no seu caminho, com o homem que executa más maquinações! Abstenha-se da ira e abandone a ira! Não se preocupe; tende apenas para o mal. Pois os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no Senhor herdarão a terra” (Salmo 37:7-9).

Jó não é o único elogiado por sua paciência na Bíblia. Na mesma passagem em Tiago onde ele é mencionado, também diz: “Como exemplo de sofrimento e paciência, irmãos, tomai os profetas que falaram em nome do Senhor” (Tiago 5:10). O livro de Hebreus menciona que “Abraão, tendo esperado com paciência, alcançou a promessa” (Hebreus 6:15). O próprio Jesus é nosso exemplo máximo de paciência diante do sofrimento:




“Pois isso é uma coisa graciosa, quando, lembrando de Deus, alguém suporta tristezas enquanto sofre injustamente. Pois qual é o crédito se, quando você peca e é derrotado por isso, você persevera? Mas se quando você faz o bem e sofre por isso, você persevera, isso é uma coisa graciosa aos olhos de Deus. Para isso fostes chamados, porque também Cristo sofreu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais os seus passos. Não cometeu pecado, nem se achou engano em sua boca. Quando ele foi insultado, ele não insultou em troca; quando sofria, não ameaçava, mas continuava confiando naquele que julga com justiça” (1 Pedro 2:19-23).

O que os cristãos podem aprender com a paciência de Jó?

O exemplo de Jó e de outros na Bíblia que demonstraram paciência pode ser instrutivo para nós à medida que buscamos cultivar a paciência que honra a Deus em vez de exigir tudo imediatamente.

Aqui estão 3 lições que podemos aprender sobre a paciência de Jó:

1. Podemos levar nossas lutas a Deus enquanto ainda somos pacientes.

Jó nos mostra que podemos ser honestos com Deus sobre o quão difícil é esperar nele. Podemos trazer nossas perguntas e dúvidas. Podemos ficar tristes, zangados e confusos em sua presença. Isso não é falta de fé, mas uma fé ativa que vai a Deus com perguntas, em vez de tentar entendê-las por conta própria. No final da intensa temporada de provações de Jó, Deus fala aos amigos inúteis de Jó:




“O Senhor disse a Elifaz, o temanita: “Minha ira se acende contra você e contra seus dois amigos, pois você não falou de mim o que é certo, como fez meu servo Jó” (Jó 42:7).

Deus então pede a Jó que ore pelos amigos, mostrando aprovação pela maneira honesta e aberta, mas cheia de fé, que Jó orou ao longo de suas tribulações. Não temos que esconder nossas lutas de Deus; ele quer que cheguemos a ele com nossa dor e procuremos chegar a um acordo com ela à luz de sua presença.

2. Podemos perseverar lembrando-nos do caráter de Deus.

Alguns dos momentos mais bonitos do livro de Jó são quando ele expressa sua fé na bondade do caráter de Deus, apesar de não estar sentindo essa bondade no momento de sua oração. 

Da mesma forma, quando estamos experimentando o que parecem nuvens obscurecendo a bondade de Deus, podemos confiar que Sua bondade permanece, tão certa quanto o sol que brilhará novamente.




3. Podemos descansar na bondade de Deus, mesmo sem compreender os seus planos.

Embora Deus se conecte poderosamente com Jó de uma maneira que seja satisfatória para Ele, e embora Deus eventualmente restaure a família e a fortuna de Jó, Deus não responde diretamente às perguntas de Jó sobre por que as coisas aconteceram exatamente da maneira que aconteceram (Jó 38-41). 

Enquanto a explicação de Deus continua por quatro capítulos em Jó (e é uma leitura humilde e bonita), Isaías 55:8-9 explica as mesmas ideias de forma sucinta:

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, declara o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”

Em resposta à mensagem de Deus, Jó responde com humilde confiança:

“Eu sei que você pode fazer todas as coisas; nenhum propósito seu pode ser frustrado. Você perguntou: Quem é este que obscurece meus planos sem conhecimento? Certamente falei de coisas que não entendia, coisas maravilhosas demais para eu saber.” (Jó 42:2-3)

Não temos que entender tudo o que Deus fez ou fará; em vez disso, podemos descansar no conhecimento de que nós mesmos não estamos no controle, mas somos mantidos por Aquele que trabalha todas as coisas para o nosso bem (Romanos 8:28). 

As palavras de Jó citadas acima são uma reminiscência da declaração do salmista de seu descanso na soberania de Deus, e esta pode ser nossa oração assim como buscamos cultivar a paciência esperando com esperança no Senhor:

“Ó Senhor, meu coração não se eleva, meus olhos não estão erguidos demais, não me ocupo com coisas grandes e maravilhosas demais para mim. Mas eu acalmei e aquietei minha alma, como uma criança desmamada com sua mãe ; como uma criança desmamada é a minha alma dentro de mim. Ó Israel, espera no Senhor desde agora e para sempre.” (Salmo 131)

E oramos junto com Paulo: “Sejais fortalecidos com todo o poder, segundo o seu glorioso poder, para toda perseverança e paciência com alegria. (Cl 1:11).

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.