6 Lições de Jesus curando os dez leprosos – Estudo e Pregação
Esboço de pregação e estudo com 6 Lições de Jesus curando os dez leprosos. Sermão em Lucas 17:11-19.
Tema do Sermão: Jesus cura dez leprosos
Texto deste sermão sobre os dez leprosos: Lucas 17:11-19
“E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galileia; e, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe. E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós! E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz. E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.”
Introdução deste sermão dos 10 leprosos:
As pessoas perguntam: “Se Deus realmente existe, por que sofremos tanto na vida?” Existem muitas respostas. Uma explicação possível é que Deus tem um grande propósito nos sofrimentos do homem. Ele usa o sofrimento para levar o sofredor a conhecer seu poder salvador. A narrativa de Lucas de Jesus curando os dez leprosos é um exemplo clássico (Lucas 17:11-19). Podemos extrair 6 lições da cura dos dez leprosos.
1. A lepra como símbolo de problemas mortais
A. Os leprosos eram ritualmente impuros e viviam separados da comunidade (Levítico 14:36). Não havia cura.
B. Apenas duas pessoas foram curadas em toda a história do Antigo Testamento. Elas eram Miriam e Naamã.
C. Como os dez leprosos, todos têm dois tipos de problemas mortais. Problemas físicos, como doença e dívidas. E o problema do pecado, que nos separa de Deus.
2. A habilidade de Jesus de resolver problemas mortais
A. Jesus tem feito isso (Hebreus 4:15). O cristianismo é sobre o Deus vivo, não uma religião ou filosofia.
B. O mesmo Jesus que curou os dez leprosos e muitos outros, embora tenha morrido por nossos pecados, ressuscitou depois de três dias e está vivo hoje.
C. Ele tem autoridade para curar e perdoar seus pecados (Marcos 2:1-12). Na verdade, só Ele pode fazê-lo. Venha a Ele hoje!
3. Os dez leprosos eram excluídos da sociedade
A. Ele não os afugentou. Ao contrário do Sacerdote e do Levita na parábola do Bom Samaritano, Ele não procurou uma rota de fuga.
B. Os excluídos da sociedade de nossos dias: viciados em drogas, prostitutas, criminosos, homossexuais, desesperados física e mentalmente, pacientes com HIV, mendigos, você escolhe.
C. Se Ele tem compaixão de uma prostituta, Ele não cuidará de você? O mundo rejeita. Deus aceita.
4. Os dez leprosos imploraram por misericórdia
A. A popularidade de Jesus na região como milagreiro era generalizada. Provavelmente esses leprosos tinham ouvido falar dele. Eles reconheceram a autoridade de Jesus e buscaram Sua misericórdia.
B. Admita sua necessidade e confie em Deus para tocá-lo: As pessoas aceitam que têm uma necessidade física, mas muitas negam que têm uma necessidade espiritual. Essas pessoas também podem receber o favor de Deus, mas perderão a coisa mais importante da vida, a salvação da alma.
C. Mas para aqueles que aceitam, Ele concederá liberdade (João 3:18). Jesus estava a caminho de um destino importante, mas Ele aproveitou o tempo para ajudar os leprosos. Deus é um Deus amoroso que cuida daqueles que vêm a Ele.
5. Os dez leprosos representaram sua fé
A. Jesus não curou os dez leprosos da maneira usual. Eles foram instruídos a ir e comparecer perante os sacerdotes. Eles foram curados enquanto estavam a caminho.
B. Fé é confiar e obedecer a Deus, mesmo que você não tenha nenhuma evidência física visível que sustente sua decisão.
C. Fé significa suportar o teste do tempo. Algumas vezes Deus cura instantaneamente; outras vezes, Ele leva mais tempo. Confie em Deus por Sua palavra – Pedro andou sobre as águas, ele confiou em Jesus por Sua palavra (Romanos 10:17).
6. Apenas um deles foi verdadeiramente curado
A. Nove leprosos nunca mais voltaram. Qual seria o motivo? Eles foram obedientes até certo ponto, mas falharam no final.
B. Quais são suas desculpas para receber os benefícios do cristianismo e rejeitar o salvador?
C. “Sua fé o curou”. Literalmente significa “salvo”. Três significados primários são: (1) Cura física e até mesmo um exorcismo; (2) Salvação da vida física; (3) Salvação eterna. A “salvação” do leproso samaritano foi além da purificação de sua lepra para a purificação de seu pecado.
Conclusão deste sermão sobre os dez leprosos
Entregue sua vida ao Senhor Jesus Cristo em gratidão pelo que Ele fará por você esta noite e Ele lhe dará o presente da vida eterna. O milagre e o poder que Ele quer que você encontre esta noite são apenas um vislumbre do que Jesus tem preparado para você (1 Coríntios 2:9). O leproso samaritano tomou a decisão certa. O que você fará com Jesus esta noite? A decisão é sua.
Se você gostou deste esboço de pregação dos dez leprosos, veja mais sermões prontos aqui.
Sobre o Autor