Ana, uma investidora sábia – Pregação e Estudo em 1 Samuel 1

Pregação e Estudo sobre Ana em 1 Samuel 1

Esboço de pregação expositiva e estudo em 1 Samuel 1:1-28 com o tema: Ana, uma investidora sábia.

Tema: Ana, uma investidora sábia

Texto desta pregação sobre Ana: 1 Samuel 1:1-28

Introdução desta pregação sobre Ana:

Não sei se você sabe, mas o mercado de ações tem estado no centro das atenções. Basta ver as notícias, rapidamente verá comentários discutindo o desempenho do mercado, seja para o bem ou para o mal. Bilhões são investidos nesse mercado.

Os investidores esperam retorno. No entanto, como sabemos, nem sempre é o caso. Às vezes, as ações não funcionam bem e os investidores podem perder parte ou todo o seu dinheiro.




Mesmo que não faça investimentos financeiros em ações, continuo sendo um investidor ativo em diversas áreas da minha vida.

Cada ação, atitude e atividade é um investimento em algo que renderá dividendos, seja para a glória de Deus ou para a satisfação pessoal.

No mercado de ações, um investidor analisa as ações antes de investir, maximizando o potencial de retorno do dinheiro investido. Da mesma forma, aqueles que desejam investir sabiamente em suas vidas fazem o mesmo. Os investidores seguros examinam todas as áreas de suas vidas para garantir que obterão o maior retorno de seus investimentos. Hoje não quero falar de investimento financeiro, mas sim no Reino de Deus.

Nesta passagem da Bíblia, encontramos uma mulher chamada Ana, uma investidora astuta em sua própria vida. Ela fez investimentos muito sábios que continuam a render até hoje.




Vamos explorar o portfólio de Ana. Quero destacar as áreas em que ela fez investimentos positivos e encorajá-lo a seguir os mesmos princípios.

Vamos examinar os investimentos de fé desta mulher enquanto consideramos o tema: “Ana, uma investidora sábia”.

Em primeiro lugar…

I. ELA FEZ UM INVESTIMENTO SÁBIO NA FAMÍLIA

Ana dedicou sua vida à sua família, mesmo quando as situações em casa não eram ideais. Apesar disso, ela persistiu em investir na família que amava.




A. Investindo apesar das dificuldades – v. 1-2

Desde o início, é revelado que Ana era casada com um homem que tinha duas esposas. Isso poderia facilmente levar a conflitos e problemas. No entanto, Ana não buscou uma saída fácil; ela pediu à família e se esforçou para fazer o melhor em uma situação desafiadora.

Deus nunca prometeu que a vida familiar seria fácil! Embora as famílias sejam fontes de alegria, também são compostas por indivíduos, o que tem potencial para desentendimentos e problemas.

A chave está em não desistir! É crucial aprender a investir na família , independentemente dos desafios enfrentados na vida.

Em nossa sociedade, é fácil optar por se afastar, mas o povo de Deus deve compreender que o casamento e a família são investimentos para toda a vida!




B. Investindo apesar do Desânimo – v. 5-6

A outra esposa de seu marido, Penina, tinha filhos, mas Ana era estéril. Penina usou a esterilidade de Ana como uma forma de zombar dela, tornando sua vida desprezível. Ela ridicularizou Ana, aproveitando sua incapacidade de ter filhos.

Há uma sugestão de ciúmes nesta dinâmica familiar. O versículo 5 indica que Elcana amava Ana, tornando-a favorita, o que provocava ciúmes em Penina.

Embora Penina pudesse oferecer a Elcana algo que Ana não pudesse – filhos – ela usou isso como uma arma para menosprezar Ana. As críticas e menosprezos tornaram a vida de Ana difícil, mas mesmo assim ela persistiu em investir na família. Que exemplo de determinação!

Às vezes, as dinâmicas familiares podem gerar desânimo. Embora a poligamia não seja comum nos dias de hoje, o desânimo decorrente de desentendimentos e críticas é uma experiência comum.




Em famílias, todos, maridos, esposas e filhos, podem sentir-se desvalorizado e alvo de críticas constantes. O desânimo não deve ser motivo para se afastar da família. Pelo contrário, é uma oportunidade para persistir no investimento nas pessoas que você ama, confiando que, no devido tempo, colherá para a glória de Deus.

Aplicação:

Mesmo quando as coisas parecem difíceis e desanimadoras na família, lembre-se do princípio bíblico expresso em Gálatas 6:7 e 9.

⁷ Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.
⁸ Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.
⁹ E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.

Continue semeando coisas boas, investindo nas vidas das pessoas ao seu redor. Embora os resultados desejados possam demorar, confie que, no devido tempo, você colherá. Não desista de investir na vida das pessoas, e deixe a colheita nas mãos de Deus. Ele nunca falha!




C. Ela investiu apesar do desespero – v. 5-6

Ambos os versículos nos dizem que Ana era estéril porque Deus escolheu esta sorte para ela! Ela estava em uma situação que era obra do Senhor e nada que ela pudesse fazer mudaria isso! O que Ana não sabia era que os planos de Deus para a sua vida eram bons planos. Seu plano não era machucá-la, seu plano era surpreendê-la em Seu tempo!

Os planos de Deus para nós são bons planos conforme está escrito em Jeremias 29:11.

Pode parecer que os investimentos que você faz em sua família não estão dando resultado no momento. Pode parecer que seu cônjuge e seus filhos não são tudo o que você planejou, orou e esperou que fossem. Se for esse o caso, deixe-me encorajá-lo a continuar investindo!

Sua família é importante demais para você parar de investir nela agora. Pode parecer que você dá tudo e não recebe nada, mas para aqueles que fazem investimentos sábios em suas famílias, seus dividendos chegam em momentos inesperados e de maneiras maravilhosas.

Em segundo lugar…

II. ELA FEZ UM INVESTIMENTO SÁBIO NA FÉ

Parece que uma família era crucial para Ana, mas sua fé também ocupava um lugar central em sua vida. Ela fez um investimento na fé.

A. Sua fé era pessoal – (1 Samuel 1: 10-11; 2:1-10)

Nestes versículos, percebemos uma mulher que conhece o Senhor. Isso é evidenciado por sua oração fervorosa e seu louvor sincero. Ela mantém um relacionamento íntimo com o Deus de Israel, sendo ativa na prática de sua fé.

O investimento mais significativo que você pode realizar na vida é desenvolver um relacionamento pessoal com Deus por meio de Jesus Cristo!

Não se trata apenas de um envolvimento superficial com as coisas de Deus, mas de cultivar um relacionamento real e vital que impacta a maneira como você vive diariamente. Em outras palavras, assegure-se de estar salvo pela graça e o caminho do Céu!

Nada supera a importância do seu relacionamento pessoal com Jesus Cristo. Certifique-se de realizar esse investimento!

B. Sua fé era prática – (1 Samuel 1: 10-18)

Suas orações e seu diálogo com Eli revelam que Ana era uma mulher de fé em Deus! Ela não apenas tinha conhecimento sobre Ele, mas realmente confiava Nele para suprir todas as suas necessidades.

Ela depositava sua confiança e acreditava Nele para o impossível em sua vida. Sua fé não se limitou às palavras, mas se manifestou na maneira como vivia.

Mais uma vez, Ana estabelece um padrão que todos nós devemos seguir. Não basta apenas falar de fé, mas é preciso agir com fé.

C. Sua fé era profunda – (1 Samuel 1:11, 20-23)

Ana desejava muito ter um filho. Seu coração ansiava por presentear seu marido e experimentar a alegria da maternidade.

Mas, ciente da impossibilidade desse desejo, ela confiou em Deus para realizar o impossível. Então ela faz uma promessa extraordinária. Ela pediu a Deus um filho e prometeu dedicá-lo ao Senhor para Sua glória.

Perceba algo lindo. Agora, Ana não estava apenas pedindo para realizar seu desejo pessoal, mas para cumprir um propósito de Deus.

Ou seja, antes de receber, ela entrega. É isso que Deus se agrada. Pois, Ele diz que melhor é dar do que receber.

Em terceiro lugar…

III. ELA FEZ UM INVESTIMENTO SÁBIO NO FUTURO

A. Através do Seu Compromisso – (1 Samuel 1:11, 22; 2:18-21)

Ana assumiu o maior compromisso que uma mãe pode assumir. Ela entregou totalmente seu filho ao Senhor! Não escondeu nada! Ela o dedicou ao Senhor antes mesmo de ele ser concebido. Ela o consagrou quando ele nasceu e o entregou ao Senhor quando ele foi desmamado.

O compromisso dela não foi momentâneo, mas foi um compromisso definitivo do qual ela nunca mais olhou para trás! Ela plantou sementes que seriam colhidas por gerações! Ela fez um investimento no futuro!

Imagine quão difícil deve ter sido deixar Samuel no Tabernáculo! Você pode imaginar o quanto Ana ansiava por aquelas visitas anuais para vê-lo. Imagine seu coração partido ao deixá-lo todos os anos. Mas, imagine sua alegria ao vê-lo se tornar um homem de Deus, 2:26! Ela viu que seu investimento valeu a pena!

Este é o tipo de compromisso que Deus procura em Seu povo! Ele quer que invistamos a totalidade de nossas vidas em Seu altar, conforme diz Romanos 12:1-2. Ele deseja que entreguemos tudo o que temos e somos para Ele, sem esconder nada Dele!

Assim como Ana, precisamos apresentar algo no altar de Deus!

B. Através da vida de seu filho – (1 Samuel 1: 21-28, 2:26)

Ana apresentou seu filho Samuel ao Senhor e ele, pela graça de Deus, tornou-se um homem poderosamente usado por Deus.

Ele definiu um padrão de justiça para a nação de Israel. Samuel foi amplamente usado pelo Senhor. Ele ungiu Davi como rei e serviu como líder espiritual de Israel por muitos anos.

Tudo isso aconteceu por causa do investimento que sua mãe fez em sua vida antes mesmo de ele nascer e durante todos aqueles primeiros anos. Devido aos investimentos que Ana fez, uma nação inteira foi abençoada por muitos anos.

O investimento de Ana em Samuel continua a render até hoje, sempre que alguém seja ajudado, alimentado, desafiado ou abençoado através da história de sua vida!

O investimento de Ana em Samuel continua vivo muito depois de ela morrer! Esse é o tipo de retorno que todos deveriam desejar!

Vocês estão fazendo o mesmo investimento hoje!

  • Quando trazem seus filhos para a casa de Deus;
  • Incutindo neles a ideia de que a casa de Deus é um lugar importante para se estar;
  • Ensinando a eles o que é o certo e o errado;
  • Ensinando-lhes sobre Jesus Cristo;
  • Ensinando-lhes as lições importantes da vida.

Eles estão aprendendo lições observando sua vida de fé. Vocês podem pensar que eles não estão aprendendo, podem pensar que eles não estão entendendo a mensagem, mas um dia, verão que esse investimento renderá dividendos gloriosos em suas vidas! para a glória de Deus!

Conclusão desta pregação sobre Ana:

Vamos ser honestos por alguns minutos. Eu sei que Ana fez os investimentos certos na família, na fé e no futuro. Ela exibiu uma vida de fé que está muito acima do comum! No entanto, o que ela fez é um desafio para você e para mim hoje!

Que tipo de investimento você está fazendo na vida das pessoas ao seu redor? Quer você saiba ou não, você está investindo todos os dias que vive! Que tipo de retornos esses investimentos trarão?

O bom dos investimentos espirituais é o seguinte: se você tem investido nas ações erradas, Deus permite você mudar a forma dos seus investimentos hoje. Se você precisa fazer mudanças é aqui mesmo neste altar!

Outros ainda não têm relacionamento com o Senhor. Convido você a vir diante Dele para que possa começar com Deus hoje.

Se Ele falou ao seu coração, faça algo diferente. Entregue sua vida no altar e tenha um encontro com Deus!

Ana foi uma boa investidora, não é?

Se gostou deste esboço de pregação sobre Ana, então veja mais esboços de pregações aqui.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.