Lições de Eli, o Sacerdote – Estudo e Pregação

Sermão Lições de Eli o Sacerdote

Estudo e esboço de pregação sobre o sacerdote Eli, pai de Hofni e Finéias.

Introdução do Sermão

Neste sermão quero considerar a vida de Eli. Aqui está o porquê? Na Bíblia, 1 Samuel 4:21-22 talvez registre as palavras mais tristes que iremos ler. “A Glória de Israel se foi!”.

Estas últimas palavras de uma mulher moribunda foram uma descrição precisa da situação de uma nação inteira. Por mais trágico que seja, a palavra de Deus mostra que este foi um desastre que poderia ter sido evitado se não fosse por um homem que falhou como pai. Eli era o nome daquele homem.

Eli pode ter sido um bom sacerdote. Mas ele era um pai que deixou a desejar. Assim como Eli, podemos ser homens justos, mas ainda assim falhamos como pais. 




Esta noite quero chamar sua atenção para três erros graves que Eli cometeu como pai ao criar seus filhos para serem homens, para que não os repitamos.

1. Eli ignorou o crescimento espiritual de seus meninos

Eli era pai de dois filhos (Hofni e Finéias). Eles deveriam ser seus sucessores. Surpreendentemente, porém, em 1 Samuel 2:12, a Bíblia diz que ambos eram homens inúteis que não conheciam o Senhor. Como pode ser isso?

O autor não está dizendo que Hofni e Finéias careciam de conhecimento factual sobre Deus. Ele está indicando uma condição espiritual muito pior! Ele está nos revelando que os filhos de Eli não acreditavam em (na existência de) Deus! Eli era um homem espiritualmente maduro. Mas o estilo de vida perverso de Hofni e Finéias indica que Eli negligenciou o crescimento espiritual de seus filhos quando eram crianças. Ele deve ter acreditado que os meninos herdarão a piedade porque nasceram e cresceram na casa de Deus. Bem, ele estava errado.

Podemos ser como Eli às vezes. Somos sempre intencionais quanto ao crescimento físico, maturidade emocional e educação de nossos filhos porque sabemos que nossos filhos não podem herdar essas coisas de nós. Mas não prestamos muita atenção ao seu crescimento espiritual assumindo que eles irão herdá-lo de sua “herança cristã”. Eles não! (Se sua esposa deu à luz seu filho em uma garagem, ele se tornará um carro?) Há muitas coisas que as crianças herdam de nós, como cor dos olhos, tom de pele, temperamento, etc. Não crescimento espiritual.




Então, o que podemos fazer como pais? Não podemos forçar nossos filhos a amar o Senhor. Essa é a obra do Espírito Santo. Mas podemos plantar pequenas sementes de fé em suas vidas diariamente. Agora isso não é uma opção. É um comando antigo ainda válido nos tempos modernos em que vivemos (Deuteronômio 6:6-9). Lembre-se que Deus é fiel. Quando fazemos nossa parte como pais terrenos, nosso pai celestial fará o resto. 

Quero lembrá-lo que construir uma criança é mais fácil do que consertar um homem! A Bíblia garante que nossos filhos não abandonarão os caminhos de Deus depois de atingirem a idade adulta se tomarmos tempo para treiná-los em Seus caminhos (Provérbios 22:6).

2. Eli não ensinou os princípios de Deus a seus filhos

Hofni e Finéias não conheciam a Deus. Portanto, eles não tinham respeito por Deus ou Seus caminhos. Então eles não tinham medo de roubar de Deus. O autor de Samuel descreve isso em grande detalhe em 1 Samuel 2:13-17.

Dos sacrifícios oferecidos no tabernáculo, uma porção era destinada a Deus (a gordura), outra era destinada ao Sacerdote (peito e ombros), enquanto a porção restante era devolvida à pessoa que trazia o sacrifício. Hofni e Finéias, no entanto, pegaram tudo o que o garfo (anzol de carne) trouxe da panela antes mesmo que a gordura fosse queimada (1 Sm 2:13, 27-29). A gordura é a melhor porção da carne e foi oferecida somente a Deus. Por que roubaram carne crua? Talvez porque eles pudessem cozinhá-lo da maneira que quisessem ou vender a carne e embolsar o dinheiro (afinal, no mercado, a carne crua vende mais rápido do que a carne cozida).




Eles não hesitaram em usar a violência para conseguir o que queriam (1 Samuel 2:16). A ganância deles era além da medida. Eventualmente, as pessoas pararam de trazer seus sacrifícios para a casa de Deus porque temiam ser assediadas por Hofni e Finéias.

Há três lições aqui. Primeiro, devemos ensinar os caminhos de Deus aos nossos filhos. Eli deixou de transmitir a seus filhos o respeito pelos caminhos de Deus, incluindo os sacrifícios e ofertas.

A segunda lição é que ninguém pode bancar o tolo de Deus, pois Ele julgará tanto os pagãos quanto Seu próprio povo. Ele julgará Sua casa primeiro.

A terceira lição é que vivemos para servir aos outros, não para nos satisfazer. Não devemos usar nossos privilégios oficiais para nosso ganho pessoal. A destruição cairá sobre cada um que o fizer.




3. Eli tolerou o comportamento imoral de seus filhos

Os meninos de Eli também eram culpados de comportamento sexualmente imoral. Eles tiveram relações sexuais com as mulheres que se reuniram na porta do Tabernáculo, (Mulheres se comprometeram a servir no Tabernáculo). Eli não fez nada a respeito, exceto uma fraca repreensão. Alguém pode argumentar que Hofni e Finéias estavam além da idade da disciplina física ou correção. Então Eli poderia entregá-los à comunidade para ser julgado (Levítico 20:10) ou pelo menos excomungá-los e parar com as práticas repugnantes que aconteciam bem debaixo de seu nariz. Eli não fez nenhum e não temos certeza do porquê? É possível que Eli amasse demais seus filhos para puni-los.

Há três outras lições para os pais modernos aqui. Primeiro, não podemos amar demais nossos filhos a ponto de contermos o castigo. Se o fizermos, seremos seus inimigos (Provérbios 13:24). Em segundo lugar, devemos disciplinar nossos filhos quando for necessário (Provérbios 13:24). Terceiro, nossos filhos podem ter crescido. Mas ainda assim, a disciplina pode e deve ser administrada (Mateus 18:15-17).

Conclusão deste sermão sobre o sacerdote Eli

Eli trouxe destruição sobre uma nação inteira por negligenciar suas responsabilidades paternais. Os tempos podem ter mudado, mas a tremenda responsabilidade de um pai continua a mesma. 

Devemos criar nossos filhos para honrar a Deus e servir aos outros. Quando o fizermos, lembremos que estamos protegendo o futuro não apenas de nossa nação, mas de todo o mundo.




Veja mais esboços de sermões prontos para pregar.

Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.