Encerrando o Ano com Gratidão e Expectativa

Encerrando o Ano com Gratidão e Expectativa

Esboço de sermão temático para o fim de ano com o texto base em Filipenses 3:13-14 e tema: Encerrando o Ano com Gratidão e Expectativa.

Título do sermão: “Encerrando o Ano com Gratidão e Expectativa”

Texto base do sermão: Filipenses 3:13-14

“13 Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, 14 prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”

Introdução:




Queridos irmãos, à medida que nos aproximamos do final deste ano, é tempo de reflexão, gratidão e expectativa.

Vamos olhar para trás com gratidão pelo que Deus fez e para frente com expectativa pelo que Ele ainda fará. Que nosso coração esteja cheio de louvor ao nosso Deus fiel.

I. A Gratidão pelo Ano que Passou – Salmo 103:1-5

1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. 2. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. 3. Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades. 4. Quem redime a tua vida da perdição; quem te coroa de benignidade e de misericórdia. 5. Quem te enche de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.

A. Contemplando as Bênçãos: Vamos dedicar um tempo para lembrar e agradecer por cada bênção que recebemos ao longo deste ano. O Salmo 103 nos lembra da misericórdia, perdão e provisão de Deus.




B. A Renovação da Mocidade: Assim como a águia é renovada, a graça de Deus nos rejuvenesce e nos capacita a enfrentar cada novo dia.

II. A Importância da Reflexão – Lamentações 3:22-23

22. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. 23. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.

A. Misericórdias Inesgotáveis: Ao refletir sobre o ano que passou, reconhecemos que a fidelidade de Deus e Suas misericórdias são inesgotáveis. Ele nos sustentou, mesmo nas dificuldades.

B. A Renovação Diária: Cada manhã é uma nova oportunidade de experimentar a fidelidade renovada de Deus. Isso nos enche de esperança para o futuro.




III. A Expectativa para o Novo Ano – Jeremias 29:11

11. Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

A. Os Planos de Deus: O novo ano não é apenas o fechamento de um capítulo, mas a abertura de uma nova página nos planos de Deus para nossas vidas.

B. Esperança e Expectativa: Mesmo diante das incertezas do futuro, podemos ter esperança, pois nossas vidas estão nas mãos do Deus que pensa em nós com amor e deseja nos dar um futuro cheio de esperança.




Conclusão:

Queridos, à medida que encerramos este ano, que possamos fazê-lo com corações cheios de gratidão pelo passado, reflexão sobre o presente e expectativa para o futuro. Que a fidelidade de Deus nos inspire a enfrentar o próximo ano com confiança, sabendo que Ele está conosco. Amém.

Apelo: Convido cada um de vocês a se unir em oração, agradecendo a Deus pelas Suas bênçãos, confiando-Lhe o futuro e entregando-Lhe nossos corações para guiá-los nos dias que virão. Que o Senhor nos abençoe ricamente no próximo ano.

Se gostou deste sermão para fim de ano, então confira mais sermões prontos.




Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.