Escolhendo o Caminho da Bênção

Escolhendo o Caminho da Bênção - esboço de sermão

Passagem Bíblica: Deuteronômio 30:15-20

Introdução:

Queridos irmãos, a Palavra de Deus nos apresenta escolhas fundamentais na vida, entre o caminho da bênção e o caminho da maldição.

Nesta pregação, vamos explorar a passagem de Deuteronômio 30:15-20 para entender como podemos fazer escolhas que conduzem à bênção divina.




I. A Proposta Divina para a Vida – (V. 15-16)

15. Vê que hoje te propus a vida e o bem, e a morte e o mal; 16. Porquanto te ordeno hoje que ames o Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.

A. Escolher a Vida: Deus nos apresenta uma escolha clara entre vida e morte, bênção e maldição. A proposta divina é que escolhamos a vida, amando e obedecendo ao Senhor.

B. Amar e Obedecer: A chave para a bênção está em amar a Deus e andar em Seus caminhos. A obediência aos mandamentos divinos é o caminho para experimentar a plenitude da vida.

II. Consequências da Desobediência – (V. 17-18)

17. Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, 18. Anuncio-vos hoje que certamente perecereis; não prolongareis os dias na terra a que, passando o Jordão, ides para dela tomar posse.




A. Desviar-se para Outros Deuses: A desobediência começa quando nosso coração se desvia do Senhor. Se nos inclinarmos para outros deuses, experimentaremos as consequências da maldição.

B. Advertência e Responsabilidade: Deus nos adverte sobre as consequências da desobediência, mas a escolha é nossa. A maldição não é imposta por Deus; ela é o resultado natural da rejeição da Sua vontade.

III. O Chamado ao Arrependimento – (V. 19-20)

19. Hoje tomo por testemunhas contra vós o céu e a terra, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, 20. Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.

A. Escolher a Vida Novamente: Mesmo diante das escolhas erradas do passado, Deus nos chama ao arrependimento. Ele nos incentiva a escolher a vida novamente, amando, ouvindo e achegando-nos a Ele.




B. Deus é a Nossa Vida: O Senhor não apenas oferece vida, mas Ele é a nossa vida. Permanecer próximo a Ele é a garantia de bênção e o prolongamento de nossos dias.

Conclusão:

Queridos irmãos, diante das escolhas que fazemos, a proposta divina é clara: escolher a vida e a bênção que vêm por meio do amor e da obediência a Deus. Que cada decisão que tomarmos nos conduza a uma vida abundante em Sua presença.

Apelo: Hoje, diante das opções que a vida nos apresenta, escolhamos conscientemente a vida, amando e obedecendo ao Senhor.

Em nome de Jesus, que você possa refletir a bênção divina pelo testemunho de uma vida que reflete a escolha por Deus. Amém.




Confira mais esboços de pregações.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.