Como ter uma fé poderosa como Bartimeu na Bíblia

Como ter uma fé poderosa como Bartimeu na Bíblia

Aninhada no evangelho de Marcos está a curta, mas poderosa história de Bartimeu. Muito pouco se sabe sobre este homem que clamou a Jesus, no entanto, muito pode ser aprendido deste vislumbre de seu encontro com Cristo.

“Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, um cego, Bartimeu (que significa “filho de Timeu”), estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas” (Marcos 10:46).

Bartimeu era um cego e mendigo que passou a acreditar em Jesus. Na narrativa do Evangelho, Bartimeu clamou, pedindo a Jesus que tivesse misericórdia dele e o curasse. Este relato na Bíblia é sobre fé e cura. 

Além disso, ele fala do poder de Jesus e Sua compaixão. Assegura-nos que Jesus se importa e toma conhecimento de cada um de nós.

Quem foi Bartimeu na Bíblia?

A história de Bartimeu é encontrada no décimo capítulo do evangelho de Marcos. Jesus e seus discípulos estavam em Jericó e estavam saindo da cidade. No início do capítulo, Jesus havia transmitido aos Seus discípulos que não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida (ver Marcos 10:45). 

Era disso que se tratava o Seu ministério. É depois disso que Jesus estava saindo da cidade e Bartimeu o chamou. Jesus demonstrou neste encontro com Bartimeu o que realmente significa servir ao outro.

As multidões diziam a Bartimeu que se acalmasse e não incomodasse Jesus quando ele estava saindo. Ele era um mendigo, ele era cego e, certamente, Jesus tinha coisas melhores para fazer do que passar um tempo com Bartimeu. 

Quando ele gritou, Bartimeu declarou sua crença em Jesus chamando-o de “Filho de Davi”. Ele professou sua fé em Jesus e sabia que Jesus poderia curá-lo.

“Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: ‘Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!’” (Marcos 10:47).

Outros lhe disseram para ficar quieto, mas Bartimeu continuou gritando e gritando para Jesus. Bartimeu foi implacável em sua busca por Jesus. Ele conseguiu chamar a atenção de Jesus e Jesus parou. Jesus então pediu que Bartimeu fosse trazido. 

Talvez a multidão se calasse de surpresa ou se ouvissem murmúrios. As pessoas podem ter se perguntado o que Jesus diria ou faria com Bartimeu.

A multidão disse a Bartimeu que Jesus o chamava. Bartimeu levantou-se depressa e com muito gosto e foi ter com Jesus. Ele havia sido ouvido e notado pelo Filho de Davi – que momento incrível! Jesus perguntou a Bartimeu o que ele queria e Bartimeu respondeu que queria ver.

“’Vá’, disse Jesus, ‘sua fé o curou’. Imediatamente ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho” (Marcos 10:52).

Jesus afirmou a fé de Bartimeu e o curou. O mendigo cego agora podia ver. Sua persistência em experimentar o poder de cura de Jesus valeu a pena. Sua vida havia mudado para sempre. A Escritura continua dizendo que Bartimeu continuou a seguir Jesus.

Bartimeu chama Jesus

Bartimeu era um mendigo cego. Podemos apenas imaginar as dificuldades, desafios e questões de status social que ele enfrentou. Ele provavelmente passou sem necessidades básicas às vezes e muitas vezes foi ignorado ou ridicularizado. Talvez muitos o condenassem, acreditando que sua cegueira era resultado do pecado ou do castigo de Deus. 

Embora não saibamos muito sobre ele, sabemos que Bartimeu não teve uma vida fácil. A multidão disse a Bartimeu para se animar, isso pode ser uma indicação de que Bartimeu estava cheio de tristeza devido à sua cegueira e pobreza.

Em algum momento, Bartimeu deve ter ouvido falar de Jesus de Nazaré. Ele deve ter ouvido as multidões conversando, pessoas se perguntando se Jesus era o Messias e as histórias do poder de cura de Jesus. Bartimeu passou a acreditar que Jesus era realmente o Messias, e que Jesus poderia curá-lo, se ele tivesse a chance de estar em Sua presença.

“Muitos o repreendiam e lhe diziam para ficar quieto, mas ele gritava ainda mais: ‘Filho de Davi, tem misericórdia de mim!’” (Marcos 10:48).

Quando ele ouviu que Jesus estava vindo, sua fé se levantou e transbordou e ele chamou por Jesus. Bartimeu talvez estivesse pronto para esse momento, para a chance de pedir a Jesus que o curasse. Embora a multidão lhe dissesse para ficar quieto e não causar problemas, Bartimeu chamou Jesus porque queria ser curado e recuperar a visão.

Por que Jesus Curou Bartimeu?

Uma grande parte do ministério de Jesus foi curar os cegos, os coxos e até mesmo trazer os mortos de volta à vida. Nos evangelhos, aprendemos que as pessoas sabiam que Jesus estava curando pessoas, e é por isso que tantos vieram para receber a cura Dele. Jesus era aquele que poderia aliviar seu sofrimento e restaurar o que estava perdido.

“Jogando o manto para o lado, [Bartimeu] pôs-se de pé de um salto e foi ter com Jesus. — O que você quer que eu faça por você? Jesus lhe perguntou” (Marcos 10:50-51).

Quando Jesus se aproximou de Bartimeu, Ele lhe fez uma pergunta muito importante. A resposta parece óbvia, mas em outros lugares, Jesus fez perguntas semelhantes àqueles que se aproximaram dele em busca de ajuda ou cura. Bartimeu sabia o que queria – ver! Jesus curou Bartimeu porque ele havia demonstrado sua fé em Jesus. 

Como outras histórias de cura nos evangelhos, o curado tinha fé. Bartimeu recuperou a visão e continuou a seguir Jesus. A esperança é que ele não apenas tenha seguido Jesus naquele dia, mas pelo resto de sua vida.

O que podemos aprender com Bartimeu?

A fé em Jesus é realmente um dom incrível! Acreditar, confiar e conhecer nosso Senhor e Salvador é bênção sobre bênção. Bartimeu experimentou em primeira mão o fruto de ter fé em Jesus. Ter fé permite que Jesus trabalhe em nossos corações e vidas de maneiras poderosas. Se Bartimeu não tivesse fé, não teria sido curado. Pela fé, Deus trabalha em nós e através de nós.

Ter fé nos leva a buscar Jesus. Foi a fé de Bartimeu que o capacitou a perseguir Jesus implacavelmente, mesmo quando outros lhe diziam para parar. Sua fé não podia ser silenciada. 

Quando se trata de nossa própria fé, podemos ter cuidado para não deixar que os outros nos desencorajem, nos distraiam ou nos afastem de Jesus. Nossa fé é o que nos aproxima de Jesus e em um relacionamento pessoal com Ele. Ter fé é agradável a Deus.

A fé ajuda cada um de nós a continuar seguindo Jesus. Bartimeu passou a seguir Jesus depois que ele foi curado. Como Bartimeu, quando colocamos nossa fé em Jesus e O buscamos, somos convidados a segui-Lo. 

Jesus frequentemente convidava aqueles que encontrava para segui-lo. O mesmo convite está aberto para nós hoje. A fé nos ajuda a escolher diariamente seguir a Jesus e não sermos desviados.

Busque a Cristo Incansavelmente

A narrativa de Bartimeu recebendo sua visão é uma história incrível do poder de cura de Jesus e do que a fé pode fazer! Não apenas aprendemos sobre a compaixão e o poder de Jesus, mas a fé que Bartimeu tinha nos inspira em nossa própria jornada de fé para buscar Jesus incansavelmente e segui-Lo todos os dias. Quando temos fé, Jesus responde. Ele é nosso curador, provedor e ouve todas as necessidades.

Pode ser difícil ter fé quando as coisas estão difíceis, mas mesmo esse mendigo cego foi capaz de reunir fé suficiente em Jesus para ser curado. Quando estamos passando por nossas circunstâncias mais difíceis, podemos gritar para Jesus e saber que Ele nos ouvirá, assim como ouviu Bartimeu no meio da multidão.

Autora Pamela Palmer do Crosswalk.