Masculinidade na Bíblia: 5 Lições Valiosas para o Homem de Deus
A masculinidade na bíblia trata de assumir a responsabilidade pela segurança física, emocional e espiritual daqueles que estão sob nosso cuidado. Para mim, isso significa, entre outras coisas, trancar as portas à noite, distribuir abraços e beijos como se o afeto paterno fosse neve em um inverno rigoroso, e orar para que os anjos estejam com suas espadas de chama para protegerem nossos quartos enquanto dormimos.
Significa identificar ameaças e inimigos de qualquer tipo e tomar medidas para guardar e proteger aqueles que me foram confiados. Mais importante ainda, significa matar o dragão que se esconde em meu próprio coração.
Sabendo que a maior ameaça para aqueles sob meu cuidado é o meu próprio pecado e rebelião. Portanto, protejer os outros exige uma busca diligente e alegre pela santidade.
Relato de um Soldado
Em 2003, o Furacão Isabel devastou a Costa Leste dos Estados Unidos, deixando 16 mortos e cortando a energia de seis milhões de residências. Em Washington, DC, o presidente e os membros do Congresso buscaram abrigos mais seguros.
Porém, no Cemitério Nacional de Arlington, os guardas mantiveram-se vigilantes junto ao Túmulo dos Desconhecidos, como fizeram a cada hora de cada dia desde 1º de julho de 1937. Mesmo autorizados a procurar abrigo, os soldados permaneceram em seus postos.
Isso é o que um soldado faz. Ele reconhece a tempestade, mas não se entrega a ela. Ele permanece firme. Como um amigo me disse: “Se esses homens podem guardar os mortos, quanto mais importante é que eu proteja os vivos – minha esposa e filhos?”
Assim como esses soldados, somos chamados a permanecer firmes, cumprindo nosso dever. Enfrentando as tempestades que tentam nos roubar a coragem, nos enfraquecer ou até mesmo tentar fazer com que negligenciamos nossa responsabilidade, de verdadeiros homens valorosos.
Como deve ser um verdadeiro homem de Deus?
A honestidade das Escrituras é uma das razões pelas quais sabemos que a Bíblia seria o lugar certo para descobrir como um verdadeiro homem deve ser e agir. Contudo, ao começar a estudar as passagens bíblicas que falam sobre homens e sua devida masculinidade, descobri cinco lições de suma importância.
Sabendo que a masculinidade é a alegre assunção da responsabilidade sacrificial, uma resposta ao chamado de Deus.
Contudo, espero através dessas cinco lições fornecer uma visão da masculinidade na Bíblia, fazendo referência ao tratamento mais natural e prático possível, dentro das escrituras sagradas.
5 Lições valiosas sobre a masculinidade na Bíblia
1. Um homem de Deus sabe controlar suas paixões e emoções
“Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23)
Independentemente, se solteiro ou casado, um verdadeiro homem de Deus domina suas paixões. Ele não abusa de mulheres ou crianças; contudo, os mantêm protegido. Mantendo seu olhar longe de uma mulher que não é sua esposa, no entanto, trata sua esposa com amor, respeito e dignidade. Ele não cede a imagens pornográficas, protege a virgindade e a inocência de uma mulher solteira. Ele não é definido por suas proezas abaixo da cintura. Mas sua masculinidade é regida pela bíblia sagrada segundo os ensinamentos de Deus, agindo com o coração, mente e consciência, ou seja, ele pratica o domínio próprio.
2. Um homem provê para sua família
“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e especialmente dos da sua família, negou a fé e é pior que um incrédulo.” (1 Timóteo 5:8)
Essas, são palavras fortes, pois quando um homem não trabalha para prover para sua família, ele sente vergonha, sua autoestima diminui e ele pode se sentir um homem derrotado.
Um homem que não trabalha ou não consegue manter um emprego, fica pulando de trabalho em trabalho ou se recusa a assumir sua responsabilidade, gera uma insegurança em sua esposa e em seus filhos. Portanto, como a palavra de Deus nos diz, todo homem precisa prover para sua família, o que também significa assumir a responsabilidade de atender às necessidades emocionais e espirituais.
Um pai deve treinar seus filhos e prepará-los para se tornarem adultos responsáveis, que saibam lidar com os desafios e, as tempestades dessa vida.
3. Um homem protege sua família
Usando uma ilustração de John Piper e Wayne Grudem sobre a essência da masculinidade: quando você está deitado na cama com sua esposa e ouve o som de uma janela sendo aberta na sua cozinha às 3 da manhã, você acorda sua esposa e diz: “Da última vez que isso aconteceu, fui eu quem pegou nosso bastão de beisebol e foi verificar se alguém estava invadindo nossa casa. Agora é a sua vez, querida. Aqui está o bastão!”? Claro que não!
Embora, a masculinidade seja em garantir a segurança física de sua família. Provérbios 4:10-15 descreve um pai que protege seu filho transmitindo sabedoria, ajudando-o a desenvolver um caráter piedoso e ensinando-o a rejeitar as mentiras e tentações do mundo. Esse pai protetor não apenas protege seu filho, mas também as gerações futuras à medida que a sabedoria transmitida é passada adiante.
4. Um homem serve e lidera sua família
A função de servir e liderar podem parecer contraditórios, mas são inseparáveis de acordo com as Escrituras Sagradas. O apóstolo Paulo nos diz em Efésios 5:23 que “o marido é a cabeça da esposa”, mas ele rapidamente rejeita qualquer noção de que essa liderança permita uma dominação masculina egoísta. Ele completa a frase com: “assim como Cristo é a cabeça da igreja”.
O trecho continua dizendo que os maridos devem amar suas esposas “assim como Cristo amou a igreja e entregaram a si mesmo por ela” (versículo 25). Isso apresenta uma imagem de liderança diferente daquela que o mundo vê.
Um homem é chamado a ser um líder-servo, a assumir a responsabilidade por sua esposa e filhos e colocar suas necessidades acima das suas. Ele é chamado a demonstrar um amor altruísta e sacrificial – o tipo de amor que Deus tem por seus filhos.
5. Um homem segue o plano de Deus para a verdadeira masculinidade
“Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 6:8)
O centro da vida de um homem deve ser seu relacionamento com Deus. O homem que anda humildemente com Deus é motivado e capacitado para assumir as difíceis responsabilidades que surgem em seu caminho, ou seja, um homem corajoso nunca está de folga.
Se você gostou desse estudo, continue lendo aqui:
- Manipulação Narcisista: 16 Sinais de Alerta para identificar os pastores narcisistas
- A Parábola do Filho Pródigo: Significado e 6 lições de redenção e amor
- Aprenda como liderar sua igreja de forma eficaz: 10 lições importantes para pastores
- 4 Aspectos Essenciais do Ministério Pastoral
- Lições da vida de Moisés – Estudo e Pregação
- Quem foi Moisés? 10 fatos importantes do grande líder e libertador do Povo de Israel
Sobre o Autor