10 qualidades de um pregador eficaz
Os pastores de hoje estão perguntando, quais são as qualidades de um “verdadeiro pregador”? Na verdade, a pergunta deveria ser “quais são as qualidades de um pregador eficaz”?
Então deixe-me compartilhar com você hoje, as 10 qualidades que transformam um orador comum em um pregador eficaz.
1. Pratique o que você prega
Como pregadores da palavra de Deus, é importante que façamos o que pregamos. Há um ditado inglês que diz: “Suas ações são tão altas que não consigo ouvir o que você diz.”
As pessoas esquecerão o que você prega, mas nunca esquecerão o que você faz. Se sua congregação descobrir que seu estilo de vida está aquém do que você prega, eles nunca mais vão querer ouvi-lo novamente.
Um pregador sem caráter é como um tambor. Faz muito barulho, mas por dentro está vazio. Caráter é o que você faz quando ninguém está te observando.
Seu vídeo deve estar alinhado com seu áudio
ROBIN SHARMA
Não pregue algo que você não faz sozinho em primeiro lugar. Como você pode se tornar um pregador eficaz se ninguém ouve? Não distribua páginas da Bíblia, antes deixe a mensagem falar ao seu coração com antecedência. Depois, para os outros através de você.
2. Reserve um tempo para se preparar
Meu professor de homilética no meu primeiro dia de aula me disse: “Passe uma hora no escritório para cada minuto que você vai passar atrás do púlpito.”
O crente típico que assiste a um culto de domingo é uma pessoa física e mentalmente exausta. Ele trabalhava 5 dias por semana (talvez até 6 ou 7) no mundo secular, antes de entrar na presença de Deus para renovar seu espírito através da adoração e da palavra de Deus.
Você deve se preparar intelectualmente (tenha seu esboço do sermão pronto a tempo) e espiritualmente (e quanto ao seu relacionamento com Deus e com os outros?) antes de poder pregar para tal multidão sem decepcioná-los.
Todos os pastores têm que cumprir uma carga de responsabilidades, incluindo visitação, aconselhamento e lidar com assuntos diários da igreja, etc. e encontrar tempo para a preparação pode ser difícil.
No entanto, a chave é definir corretamente nossas prioridades. Um profissional de gestão eficaz é uma pessoa que sabe colocar suas prioridades na ordem certa. Assim é o Pregador eficaz. Lembre-se que você não pode enganar sua congregação. No momento em que você começa a pregar, eles podem adivinhar se você está preparado ou não.
3. Estilo Próprio de Pregação
Eu sempre aprendo com meu pastor sênior quando ele prega, mas realmente me irrita quando as pessoas dizem “Yohan é como o pastor sênior quando ele prega!”
A maioria dos pastores amadores e jovens tende a imitar outros pregadores de renome. Você não apenas falha como pregador, mas simplesmente insulta o Criador quando imita os outros em vez de ser você mesmo. Você não pode pedir ao Espírito Santo para usar você e depois ser outra pessoa.
As pessoas podem não responder ao seu estilo no começo, mas com o passar do tempo as pessoas vão respeitar e ouvir você por quem você é . Não estou dizendo que você não deve aprender com os outros, mas não seja eles.
4. Atenda às Necessidades Sentidas
No Sri Lanka, existem mais de cinco provedores diferentes de serviços de telefonia móvel. No entanto, apenas duas empresas estão no topo. O segredo é que atendem às necessidades de comunicação das pessoas. Outros anunciam grande, mas não entregam.
Este princípio também é verdadeiro para os pregadores. Pregar não é fazer grande propaganda e oferecer pouco ou mesmo nada.
Talvez haja um adolescente em sua congregação que está fugindo de casa e ele precisa ser confrontado. Pode haver alguém que precisa de cura. Isso é chamado de “a necessidade sentida”.
Uma necessidade sentida é uma necessidade crítica. Se você pretende estar atento às necessidades das pessoas é importante que você esteja preparado espiritualmente, para que o Espírito Santo possa guiá-lo.
5. Pregue a verdade
Tenho ouvido até mesmo os pastores mais experientes e teologicamente qualificados pregando sermões de baixa qualidade. Alguns pregam doutrinas errôneas. Um bom pregador interpreta as escrituras corretamente. Ele usa princípios hermenêuticos para interpretar a Palavra.
Dr. John O. Wood diz: “A condição da Biblioteca do Pastor diz muito sobre a condição da igreja”. Use pelo menos um comentário sólido ao preparar seu sermão. Lembre-se, Deus o chamou para nutrir as almas daqueles que ele confiou aos seus cuidados.
A condição da Biblioteca do Pastor diz muito sobre a condição da igreja.
DR. GEORGE O. WOOD
Nunca torça a Palavra de Deus para apoiar o que você quer dizer. Sempre deixe a escritura falar por si mesma e exponha o que o autor original pretendia dizer (exegese). Em outras palavras, traga o “então e lá” para “agora e aqui”.
6. Exalte somente a Cristo
Dr. John Stott disse uma vez isso. “As pessoas que procuram bajular um pregador e o pregador que espera que as pessoas o louvem são igualmente culpados diante de Deus.”
Não seja um prazer para a multidão. O púlpito não é um lugar para você se gabar de suas qualificações acadêmicas e profissionais (como muitos pastores fazem). Tenho ouvido alguns pastores usarem até mesmo ilustrações impróprias.
Alguns de nós usam o púlpito para disparar balas espirituais contra pessoas na igreja que não concordam conosco. Lembre-se, você é o representante de Deus e só deve dizer o que Deus quer que seu povo ouça. Não brinque de Deus!
7. Continue aprendendo
Um dia eu estava interpretando para um pregador inglês e fiquei chocado quando ele disse que não lê jornais, assiste notícias ou ouve rádio ou lê qualquer outro livro que não seja a Bíblia. Ele os categorizou como não espirituais. Como você pode lidar com as questões modernas que incomodam sua congregação se você não sabe o que está acontecendo no mundo?
Por exemplo, pessoalmente, não gosto de críquete. Mas a maioria das pessoas em nossa congregação sim. Portanto, me mantenho atualizado com detalhes básicos sobre os torneios atuais. Na pregação não faz mal usar eventos contemporâneos como ilustrações.
As pessoas respondem melhor à sua mensagem quando você se relaciona com seus interesses e áreas familiares da vida.
8. Comunique-se com clareza
Pergunte a si mesmo: “Uma criança de 10 anos pode entender meu sermão?”
Você sabia que cada pessoa em seu público tem filtros e sua mensagem passa por eles antes de realmente chegar a eles? Esses filtros incluem cultura, nível social, educação, idade e atitude pessoal. Você definitivamente não pode lidar com tudo em um único sermão, mas certamente, você pode considerar a maioria desses filtros durante a preparação.
Uma regra geral a seguir ao pregar é manter contato visual com a congregação enquanto apresenta o sermão.
Ilustrações apropriadas também facilitam a comunicação. Você precisa ter cuidado, no entanto, porque usar a ilustração errada para representar a verdade errada confundirá o ouvinte.
9. Aplique a Mensagem
Qualquer sermão é composto de 3 partes. Ou seja, a introdução, corpo (mensagem) e aplicação. Agora, a aplicação desempenha um papel vital em seu sermão e não importa quão bom foi o resto do seu sermão, mas uma aplicação ruim sempre torna seu sermão inútil.
Certa vez o Dr. Arnold Lastinger compartilhou conosco um verdadeiro incidente em sua aula de Homilética para dar uma idéia da importância da conclusão adequada.
“Alguns anos atrás eu me matriculei em uma escola de aviação para aprender a pilotar aeronaves pequenas. Um dia eu estava assistindo a um piloto levantando sua aeronave e fazendo várias rodadas e se preparando para o pouso. Tudo estava perfeito, exceto o pouso. Os resultados foram devastadores. A aeronave caiu e explodiu em uma bola de fogo. Escusado será dizer que o piloto não sobreviveu. Que tragédia foi.
Um bom pregador sempre extrairá aplicações práticas de seu sermão. Sem isso, sua congregação ficará para trás imaginando o que eles devem fazer com sua mensagem. Se a mensagem foi confrontadora, sem uma aplicação eles simplesmente se sentirão julgados e condenados.
10. Continue praticando
Alguém disse: “Você não pode se tornar um grande pregador da noite para o dia. Você precisa dominá-lo e é preciso muita prática.”
Um dia, uma mulher viu Pablo Picasso no mercado e tirou um pedaço de papel. Senhor Picasso, ela disse animadamente, Sou uma grande fã sua. Por favor, você poderia fazer um pequeno desenho para mim? Picasso compilou alegremente e rapidamente gravou uma obra de arte para ela no papel fornecido. Ele sorriu ao devolvê-lo a ela e disse: Isso será um milhão de dólares. Mas Sr. Picasso, a mulher nervosa respondeu, você levou apenas 30 segundos para fazer esta pequena obra-prima. Minha senhora, riu Picasso, demorei 30 anos para fazer essa obra-prima em 30 segundos.
Lembro-me de uma crítica me dizendo “Você é um pregador tão pobre que as pessoas adormecem quando você prega”. Não fiquei desanimado com suas palavras. Em vez disso, aceitei como um desafio. Melhorei muito, mas continuo praticando.
Observações Finais
Para encerrar, quero chamar sua atenção para as palavras de Picasso para seu fã. Ele disse a ela: “Isso será um milhão de dólares”. Muito provavelmente, nem mesmo Picasso pensou que suas pinturas seriam tão apreciadas e tão caras ao longo dos anos. Ele teria ficado surpreso se vivesse hoje. Da mesma forma, não há como dizer exatamente quão bem nos saímos como Pregadores enquanto estivemos nesta terra. Talvez saibamos quando um dia formos para o céu e as pessoas vierem nos dizer: “Foi depois de ouvir seu sermão naquele dia que aceitei Jesus Cristo como meu salvador pessoal. Muito obrigado por me apontar para Ele!”
Portanto, atinja o seu melhor nível como Pregador enquanto você ainda tem tempo!
Sobre o Autor