3 lições poderosas da vida e morte de Judas Iscariotes – Estudo e Pregação

sermão sobre Judas

Estudo e esboço de pregação com o tema: 3 lições poderosas da vida e morte de Judas Iscariotes. Sermão para pregar sobre Judas, o traidor.

Introdução deste sermão sobre Judas

Os pais hoje nomeiam seus filhos em homenagem a Pedro (que duvidou de Cristo três vezes), Tiago (o maior e o mais jovem), João, André, Natanael, Judas, Mateus, Filipe, Simão (o Zelote) e até mesmo Tomé (que duvidou da ressurreição de Jesus), mas não Judas Iscariotes. Nem mesmo em seus sonhos. É o nome de um homem traiçoeiro que traiu Cristo com um beijo, (Mateus 26:47-56) e o nome de um homem que foi amaldiçoado por Deus, (Salmo 69:25)

Quando criança, ele provavelmente foi criado em um lar judaico piedoso por muitos anos, muito antes de se tornar um discípulo de Cristo. Ele foi testemunha ocular dos milagres que Jesus realizou. Teve o privilégio de aprender diretamente aos pés de seu mestre. Ele estava na companhia de homens e mulheres piedosos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ele andou com o próprio Deus! Então, o que o tornou o homem que ele era ou o que o tornou tão sinistro?

1. Judas deu lado a Satanás

Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava. – João 12:6




Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze. – Lucas 22:3

A. Os céticos acusam Deus de manipular Judas, (deixe-o desempenhar um papel no plano de redenção e então o condene eternamente).

B. Enquanto a traição de Jesus foi predita na Bíblia; não significa que Deus pretendia que Judas o fizesse. No entanto, Deus estava ciente de que Judas faria isso.

C. Deus não escolheu Judas, mas Satanás o fez porque o homem se encaixava no perfil de um candidato adequado para realizar a traição.




2. Judas focado nas coisas terrenas

Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? – Atos 1:6

A. Ele era um membro dos Sicarii. Era um círculo de assassinos entre os rebeldes judeus com a intenção de expulsar os romanos da Judéia.

B. Ele acreditava que Jesus veio para derrubar o Império Romano e restaurar o Reino de Israel. Ele ficou desapontado quando Jesus anunciou sua morte.

C. 30 moedas de prata era apenas o salário de um dia. Ele poderia ter traído Jesus por 3.000 moedas de prata em vez disso. Mas ele pensou que Jesus é um covarde.




3. Judas rejeitou a Salvação de Jesus

Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão. – João 13:26

A. Os céticos também dizem que Judas poderia ter mudado de ideia e se arrependido se Jesus lhe tivesse dado uma segunda chance.

B. Durante uma refeição judaica, o anfitrião ou dono da casa dava a sopa à pessoa a quem ele queria mostrar seu maior amor e estima.

C. Ao estender tanta honra e amor a Judas, Jesus deu a ele a chance de mudar seus planos.




Conclusão desta pregação sobre Judas Iscariotes

A. Não dê lado ao diabo:

Não devemos tolerar nenhuma forma de pecado (seja significativo ou insignificante) em nossas vidas. Mesmo o menor pecado, quando tolerado, nos torna mais vulneráveis ​​às tentações (Cânticos de Salomão 2:15)

B. Coloque sua mente nas coisas acima: 

Pare de buscar soluções mundanas para seus problemas, não importa quão complicadas ou razoáveis ​​sejam suas necessidades. Também não dependa de sua própria força (Colossenses 3:2)




C. Aceite a Cristo como Salvador: 

Você e eu somos pecadores e condenados ao inferno. Mas Deus lhe deu uma segunda chance através de Jesus Cristo. Se o aceitamos como Senhor e Salvador, ele é fiel para nos perdoar (Jo 3:16).

Se gostou do sermão, então veja mais sermões prontos aqui.




Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.