A batalha psicológica de Davi com Golias – Estudo e Pregação

Sermão A batalha psicológica de Davi com Golias

Estudo e esboço de pregação sobre a famosa batalha de Davi com Golias na Bíblia.

Introdução deste sermão de Davi e Golias

Veja que interessante. Analistas militares dos EUA dizem que atacar a mente do inimigo está entre as principais estratégias que muitos exércitos modernos usam para pegar seus adversários desprevenidos. Dizem que a guerra psicológica é realmente capaz de derrotar o inimigo sem sequer enfrentá-lo.

Curiosamente, a guerra psicológica também existiu nos tempos bíblicos. Quando Golias desafiou o exército israelense por 40 dias, ele realmente atacou suas mentes. Sabemos que isso funcionou porque os israelitas fugiram diante dele antes que Davi avançasse com fé.

Agora, a maioria dos ataques satânicos também são psicológicos. (Ex: O diagnóstico de câncer é psicologicamente mais devastador do que fisicamente). É importante vencermos as batalhas psicológicas na vida antes de tentarmos contra-atacar no reino espiritual, porque nossa mente é o alvo principal de Satanás. No sermão de hoje vamos aprender como Davi lidou com os ataques psicológicos de Golias.




1. Compreendendo a Realidade

A. Os soldados viram Golias como um campeão que se levantou contra um exército inteiro de Israel (1 Samuel 17:24).

B. Saul via Golias como um soldado experiente que lutou por toda a vida (1 Samuel 17:33).

C. Só Davi compreende a realidade. Golias é apenas mais um filisteu. Ele pergunta: “O que será feito para o homem que mata este filisteu e remove esta vergonha de Israel? (1 Samuel 17:25).

2. Conhecendo a Identidade

A. Saul e seus soldados tinham uma compreensão distorcida de sua própria identidade. Eles ficaram consternados e aterrorizados com as palavras de um mero homem, (1 Samuel 17: 26)




B. Davi, por outro lado, faz outra pergunta? “Quem é esse filisteu incircunciso que desafia os exércitos do Deus vivo?”

C. Em sua pergunta, Davi se lembra de sua própria identidade, a identidade de seu Deus, e questiona a identidade de seu inimigo.

3. Confie no Senhor

A. Golias era muito mais do que um Leão ou um Urso. Mas lembrar o passado sustentou a fé de Davi na situação presente (1 Samuel 17:34-37)

B. A confiança de Golias estava em sua força e armas. A de Davi, no entanto, estava com o Senhor (1 Samuel 17:4-7; 1 Samuel 17:38-40; 1 Samuel 17:45-46)




C. Davi prevê o futuro com fé. Ele profetiza contra o filisteu e todo o seu exército. (1 Samuel 17:47)

Lição e aplicação da Batalha de Davi e Golias:

A. Compreenda a Realidade:

Satanás usa nossos sentidos físicos (olhos e ouvidos) para escoltar o medo em nossas mentes. Ele pega algo pequeno e faz parecer maior. 

Nesses momentos, precisamos interpretar a situação em termos da palavra de Deus, porque sua palavra nos ajuda a descobrir a verdadeira face do problema.




B. Conheça sua identidade:

Conhecer nossa identidade revive nossa fé. A fé cria o impulso necessário para retaliar os ataques psicológicos de Satanás por meio da guerra espiritual (ex: jejum e oração). 

Qual é a nossa identidade? Somos filhos de Deus Todo-Poderoso.

C. Confie no Senhor:




Confiar em um Deus invisível sobre uma situação visível pode ser difícil. É por isso que precisamos nos lembrar das obras de Deus no passado. O passado nos assegura a fidelidade de Deus. 

O próprio Davi escreveu mais tarde: “Louvai ao Senhor, minha alma, e nunca se esqueça de todo o bem que ele fez” (Salmos 103:2) A fé também deve entrar em ação. Uma das maneiras pelas quais exercemos fé é profetizando a situação ou nosso inimigo (Marcos 11:24).

Acesse mais esboços de pregação prontas para pregar.




Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.