Qual é o significado de nascer de novo?

Sermão Qual é o significado de nascer de novo

Um sermão para pregar em João 3 sobre a conversa de Jesus e Nicodemos. Esboço de pregação e estudo com o tema: Qual é o significado de nascer de novo?

Tema do sermão: Qual é o significado de nascer de novo?

Texto do sermão sobre nascer de novo: João 3:1-21

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

João 3:3




Introdução do sermão sobre nascer de novo

Uma frase que se usa com frequência é “cristão nascido de novo” muitas vezes no contexto de distinguir entre cristãos que são “nascidos de novo” e aqueles que não são. Esta é realmente uma distinção incorreta, pois todos os verdadeiros cristãos “nasceram de novo”. Mas o que significa “nascer de novo”?

A Bíblia usa a expressão “nascer de novo” poucas vezes. Jesus em Sua conversa com Nicodemos (Jo 3:3; 5-7); Pedro em sua primeira epístola (1 Pedro 1: 3,23), embora a ideia de “nascido” de Deus seja usada muitas vezes (João 1:13; 1 João 5:1).

Em Sua discussão com Nicodemos, Jesus revela coisas importantes sobre “novo nascimento”. 

Vamos examinar o que a Bíblia revela sobre “O Novo Nascimento”. 




Na sua conversa com Nicodemos, Jesus enfatiza o seguinte:

1. A necessidade de nascer de novo

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

João 3:1-3

A. Para ver o Reino de Deus:




O reino de Deus, em resumo, é o governo e reinado de Deus na pessoa de Cristo (Mateus 28:18; Atos 2:36; Apocalipse 1:4). É um reino espiritual que não é deste mundo (João 18:36; Lucas 17:20-21), composto de súditos fiéis (ou seja, a igreja) – (Colossenses 1:13; Apocalipse 1:6-9).

B. Um reino presente e futuro (Mateus 13:41-43; 1 Coríntios 15:24-26). 

Você deseja estar no reino agora e no futuro? Você deve nascer de novo!

C. Necessário para ser salvo:




Porque estar no reino é ser salvo dos poderes das trevas (Colossenses 1:13). Esta salvação requer um renascimento e regeneração (Tito 3:5). 

Se você deseja ser salvo de seus pecados, então você precisa nascer de novo!

2. A natureza de nascer de novo

Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

João 3:4,5




A. Envolve tanto a Água quanto o Espírito:

Observe cuidadosamente: um nascimento envolvendo dois elementos: água e o Espírito. Não dois nascimentos (nascidos da água e nascidos do Espírito). Mas um nascimento (nascido da água e do Espírito)

B. Compare a descrição de Paulo (Tito 3:5). 

Lavagem de regeneração (água). E renovação do Espírito Santo (Espírito). Uma referência óbvia ao batismo.




C. O novo nascimento ocorre quando alguém é batizado, pois nesse simples ato de fé eles nascem não apenas da água da qual surgem, mas também nascem do Espírito (regenerados) pela operação de Deus naquele momento, (Colossenses 2:12-13).

3. Um estado envolvendo a Palavra de Deus

A. Alguém nasce de novo pela Palavra (1 Pedro 1:23).

A Palavra incorruptível que é pregada (1 Pedro 1:25). É o instrumento através do qual o Espírito convence o pecador (João 16:7; Efésios 6:17)

B. Sua palavra inclui a ordem para ser batizado (Marcos 16:16; Atos 2:38; 22:16). 

Jesus santifica e purifica Sua igreja pela lavagem da água pela palavra (Efésios 5:26). A “lavagem de água” é outra alusão ao batismo.

C. No entanto, o batismo deve ser administrado em conjunto com a Palavra de Deus para ser benéfico. 

O novo nascimento envolve vários elementos (água, Espírito, Palavra de Deus), todos reunidos quando alguém responde ao evangelho no batismo (por exemplo: Atos 2:37-39).

4. A evidência de ter nascido de novo

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

João 3:6-8

A. Embora haja evidência de que alguém nasce da água quando se batiza, a evidência de seu novo nascimento é perceptível mais tarde pela obras do Espírito. 

Devemos esperar que o que o Espírito produz seja espírito (ou seja, espiritual) – João 3:6. Como o vento (a mesma palavra grega que Espírito), não vemos o próprio Espírito, mas o efeito que ele produz.

B. Como saber se alguém realmente nasceu do Espírito (ou seja, nasceu de novo)? 

Com o tempo, deve haver evidências claras de que ocorreu uma mudança (1 João 3:14). Chamamos essa evidência de fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23).

C. Que vem não só nascendo do Espírito, mas andando no Espírito (Gálatas 5:16; 25). 

Onde o fruto não aparece, ou nunca houve renascimento ou se anda segundo a carne, não o Espírito! (Gálatas 5:17)

5. A base para nascer de novo

E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

João 3:14-18

A. O sacrifício de Cristo:

À medida que a conversa continua (João 3:9-13), logo se transforma em um discurso (Jo 3:14-21), este último em que Jesus descreve seu sacrifício. 

Jesus compara Sua eventual crucificação ao levantamento da serpente por Moisés (Jo 3:14; Números 21:4-9). 

Assim, as pessoas seriam salvas de perecer crendo em Jesus (Jo 3:15). Sem redenção do pecado, a regeneração não teria sentido; o novo nascimento proporciona ambos! (Atos 22:16; Tito 3:5).

B. O amor de Deus:

O amor de Deus pelo homem é o que torna possível o sacrifício de Cristo e o novo nascimento! (João 3:16, 1 João 4:9-10).

C. A fé do homem:

Aqueles que creem em Jesus não perecerão, mas terão a vida eterna (João 3:15-16). Eles não serão condenados, ao contrário daqueles que não acreditam (Jo 3:18). 

O novo nascimento requer fé em Jesus; sem fé, nascer da água não tem sentido e é impossível nascer do Espírito (Marcos 16:16; João 8:24; Atos 8:36-37).

6. A rejeição do novo nascimento

E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

João 3:19-21

A. O sacrifício de Cristo e o amor de Deus, em cooperação com a fé do homem, tornam possível o novo nascimento. 

No entanto, muitos continuam condenados por falta de fé em Jesus. Por quê? Jesus oferece uma razão. Muitos amam as trevas mais do que a luz: A luz (Jesus) veio ao mundo (Jo 3:19a; 1:5-9; 8:12).

B. Há aqueles que, em vez disso, amam as trevas, por causa de suas más ações, João 3:19b). Seu amor pelas coisas do mundo os faz rejeitar a luz de Jesus (Lc 16:14).

C. Muitos não querem ser expostos pela luz:

Eles sabem que vir a Jesus irá expor suas más ações (João 3:20; Efésios 5:13). Mas aqueles dispostos a obedecer (faz a verdade), não temem a luz (Jo 3:21). 

Recusando-se a desistir de suas más ações, eles não estão dispostos a se submeter ao novo nascimento que reconhece a pecaminosidade e exige arrependimento (Atos 2:36-38).

Conclusão deste sermão sobre nascer de novo

Em Sua conversa com Nicodemos, Jesus revela muito sobre nascer de novo. 

E você? Você nasceu de novo da água e do Espírito (ou seja, uma lavagem de regeneração e renovação do Espírito Santo)?

Veja mais esboços prontos para pregar.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.