A batalha psicológica de Davi com Golias – Estudo e Pregação
Estudo e esboço de pregação sobre a famosa batalha de Davi com Golias na Bíblia.
Introdução deste sermão de Davi e Golias
Veja que interessante. Analistas militares dos EUA dizem que atacar a mente do inimigo está entre as principais estratégias que muitos exércitos modernos usam para pegar seus adversários desprevenidos. Dizem que a guerra psicológica é realmente capaz de derrotar o inimigo sem sequer enfrentá-lo.
Curiosamente, a guerra psicológica também existiu nos tempos bíblicos. Quando Golias desafiou o exército israelense por 40 dias, ele realmente atacou suas mentes. Sabemos que isso funcionou porque os israelitas fugiram diante dele antes que Davi avançasse com fé.
Agora, a maioria dos ataques satânicos também são psicológicos. (Ex: O diagnóstico de câncer é psicologicamente mais devastador do que fisicamente). É importante vencermos as batalhas psicológicas na vida antes de tentarmos contra-atacar no reino espiritual, porque nossa mente é o alvo principal de Satanás. No sermão de hoje vamos aprender como Davi lidou com os ataques psicológicos de Golias.
1. Compreendendo a Realidade
A. Os soldados viram Golias como um campeão que se levantou contra um exército inteiro de Israel (1 Samuel 17:24).
B. Saul via Golias como um soldado experiente que lutou por toda a vida (1 Samuel 17:33).
C. Só Davi compreende a realidade. Golias é apenas mais um filisteu. Ele pergunta: “O que será feito para o homem que mata este filisteu e remove esta vergonha de Israel? (1 Samuel 17:25).
2. Conhecendo a Identidade
A. Saul e seus soldados tinham uma compreensão distorcida de sua própria identidade. Eles ficaram consternados e aterrorizados com as palavras de um mero homem, (1 Samuel 17: 26)
B. Davi, por outro lado, faz outra pergunta? “Quem é esse filisteu incircunciso que desafia os exércitos do Deus vivo?”
C. Em sua pergunta, Davi se lembra de sua própria identidade, a identidade de seu Deus, e questiona a identidade de seu inimigo.
3. Confie no Senhor
A. Golias era muito mais do que um Leão ou um Urso. Mas lembrar o passado sustentou a fé de Davi na situação presente (1 Samuel 17:34-37)
B. A confiança de Golias estava em sua força e armas. A de Davi, no entanto, estava com o Senhor (1 Samuel 17:4-7; 1 Samuel 17:38-40; 1 Samuel 17:45-46)
C. Davi prevê o futuro com fé. Ele profetiza contra o filisteu e todo o seu exército. (1 Samuel 17:47)
Lição e aplicação da Batalha de Davi e Golias:
A. Compreenda a Realidade:
Satanás usa nossos sentidos físicos (olhos e ouvidos) para escoltar o medo em nossas mentes. Ele pega algo pequeno e faz parecer maior.
Nesses momentos, precisamos interpretar a situação em termos da palavra de Deus, porque sua palavra nos ajuda a descobrir a verdadeira face do problema.
B. Conheça sua identidade:
Conhecer nossa identidade revive nossa fé. A fé cria o impulso necessário para retaliar os ataques psicológicos de Satanás por meio da guerra espiritual (ex: jejum e oração).
Qual é a nossa identidade? Somos filhos de Deus Todo-Poderoso.
C. Confie no Senhor:
Confiar em um Deus invisível sobre uma situação visível pode ser difícil. É por isso que precisamos nos lembrar das obras de Deus no passado. O passado nos assegura a fidelidade de Deus.
O próprio Davi escreveu mais tarde: “Louvai ao Senhor, minha alma, e nunca se esqueça de todo o bem que ele fez” (Salmos 103:2) A fé também deve entrar em ação. Uma das maneiras pelas quais exercemos fé é profetizando a situação ou nosso inimigo (Marcos 11:24).
Acesse mais esboços de pregação prontas para pregar.
Sobre o Autor