A Parábola da Porta Estreita e da Porta Larga – Estudo e Pregação

Sermão A Parábola da Porta Estreita e da Porta Larga

Estudo e esboço de pregação em Mateus 7:13-14 sobre a parábola da porta estreita e da porta larga.

Texto deste sermão sobre a porta estreita e larga: Mateus 7:13-14

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Introdução do Sermão

Os antigos templos judaicos tinham muitas entradas para eles. Entre elas havia entradas largas e altas, bem como estreitas e curtas. Entrar pelas portas largas era obviamente mais fácil, enquanto era quase impossível entrar pelos portas estreitas sem se abaixar e se encostar na parede. 




Jesus disse que o caminho para a destruição, como a porta larga, é rápido e fácil, enquanto o caminho para a vida eterna é tão difícil quanto entrar pela porta estreita.

Eu quero pregar a partir desta parábola hoje porque nos deparamos com portas largas e estreitas todos os dias em nossa caminhada com Jesus. 

É importante que aprendamos a discernir as portas estreitas das portas largas, porque Jesus disse que poucos encontram a porta estreita que leva à vida eterna. Quando olhamos para a igreja hoje, vemos que muitos estão entrando pelos portões largos, enquanto apenas um pequeno número de pessoas está entrando pela porta estreita.

1. A Porta Larga

As pessoas que entram pelo porta mais larga não são pagãs. São três grupos de cristãos e aquela porta é um símbolo do tipo de vida que levam.




A. O primeiro grupo é feito de cristãos homônimos que se comprometem com o mundo (1 João 2:15).

B. O segundo grupo também é feito de cristãos homônimos, mas as pessoas neste grupo em particular são pessoas que agradam a covardes (João 12:42-43).

C. O terceiro grupo é feito da pior raça de cristãos homônimos. Eles enganam as pessoas em nome de Cristo (2 Timóteo 3:5-7).

Embora composta por três grupos diferentes, as pessoas que entram pelo porta larga compartilham o mesmo destino. Um destino que não carece de condenação eterna!




2. A Porta Estreita

As pessoas que entram pela porta estreita são os cristãos que estão comprometidos com Cristo diariamente. Existem três níveis de compromisso.

A. O primeiro nível é feito de cristãos que se recusam a se comprometer com o mundo (Daniel 1:8-21)

B. O segundo nível é feito de cristãos que não têm vergonha ou medo de seguir a Cristo (João 19:38-39)

C. O terceiro nível é feito de cristãos que tomarão posição por Deus a qualquer custo, mesmo que isso signifique morte (Daniel 3:16-18).




Na maioria das vezes você não se encontra no terceiro nível, mas se estiver no primeiro nível, logo se encontrará no terceiro nível.

3. A Escolha Certa

Fazer a escolha certa é definitivamente gratificante, mas não é sem um preço alto que se manifesta de diferentes formas. Alguns exemplos são dados abaixo.

A. Não podemos seguir Jesus e as posses terrenas ao mesmo tempo porque Jesus exige que deixemos nossas posses para trás (Marcos 10:17-25)

B. Jesus nos chamou para sermos diferentes e nadar na correnteza não é tão fácil quanto nadar com a corrente (Romanos 12:2)




C. A perseguição será abundante, mas Jesus disse ser forte porque venceu o mundo (Mateus 5:10-12) e permanecerá firme até o fim (Mateus 24:13).

A escolha certa de entrar pela porta estreita em vez da larga é uma disciplina cristã diária que devemos cultivar para que não percamos a vida eterna.

Conclusão sobre a parábola da porta estreita e da porta larga

Alguns evangelistas pregam que ser salvo é uma das coisas mais fáceis do mundo. Não é, porque a perfeição de nossa salvação envolve escolher entre portas largas e estreitas e entrar pela porta certa todos os dias, em outras palavras, devemos trabalhar nossa salvação todos os dias (Filipenses 2:12) e oferecer nossos corpos aos Deus como sacrifícios vivos (Romanos 12:1). Fazemos tudo isso entrando pela porta estreita, não pela porta larga.

Ao contrário da porta larga, a porta estreita não é um porta popular para entrar. Não é à toa que Jesus disse que muitos sentirão falta disso. Que advertência solene direi? 




Mostra que “Uma vez salvo – Sempre salvo!” é a maneira errada de entender nossa salvação em Cristo. Alguns de vocês podem não concordar comigo. 

Você pode dizer que uma vez salvos, somos sempre salvos, mas honestamente, não tenho nada a perder, mesmo que esteja errado. E se você estiver errado?

Veja mais esboços prontos de pregação.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.