Como ser praticante da Palavra de Deus? Estudo e Pregação

Sermão Como ser praticantes da Palavra de Deus

Esboço de pregação expositiva em Tiago 1 com o tema: Como ser praticante da Palavra de Deus? Sermão para pregar sobre ser praticante da Palavra de Deus.

Tema do Sermão: Como ser praticante da Palavra de Deus?

Texto do sermão sobre praticar a palavra: Tiago 1:21-25

E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. – Tiago 1:22-24

Introdução deste sermão sobre praticar a palavra de Deus

Ilustração:




Um homem entrando tarde na igreja perguntou a um dos porteiros: “O sermão já terminou?” O porteiro respondeu: “O sermão foi pregado, mas ainda não foi praticado”. Que resposta! 

A palavra de Deus não é apenas para ser pregada. É para ser praticada. Não é apenas para ser entregue, é para ser feito! O livro de Tiago nos dá um procedimento passo a passo?

1. Preparação para receber a Palavra de Deus

Há três coisas que devemos ter o cuidado de fazer sempre que ouvimos ou lemos a palavra de Deus. 

A. Pronto para ouvir:




Ouvir é uma disciplina que devo cultivar. Preciso manter uma atitude de escuta e ter um espírito ensinável. Você sabia que existem certos sermões que as pessoas não querem ouvir: Dízimo, questões morais, etc.

B. Tardio para falar:

Criticar o pregador, procurar identificar erros teológicos e doutrinários, problemas com o estilo de apresentação, comparar pregadores e interromper o pregador são algumas coisas que nos impedem de ouvir.

C. Tardio para se irar:




Refere-se à atitude de raiva que não são exemplos isolados dela. Você não pode ouvir um pregador de quem você não gosta. “um espírito raivoso nunca é um espírito que escuta e pode ser ensinado”, diz Kent Hughes.

2. Recepção Adequada da Palavra de Deus

Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. – Tiago 1:21

Uma igreja que não é receptiva bloqueia o mover do Espírito de Deus. Tiago identifica toda a sujeira moral e o mal como as causas da atitude não receptiva.

A. Livre-se de toda sujeira moral (atitudes e comportamentos ofensivos) e maldade (traduzida como ‘malícia’ em 1 Pedro 2:1)




B. A Bíblia diz: “Aproxime-se de Deus e ele se aproximará de você. Lavem suas mãos, vocês pecadores, e purifiquem seus corações, vocês de mente dobre”. (Tiago 4:8)

C. Temos duas opções. Resistir com arrogância ao poder transformador da palavra ou aceitar humildemente e para ser transformado por ela.

3. Agir de acordo com a Palavra de Deus

E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. – Tiago 1:22-25

O homem que não pratica o que ouviu é como um homem que olha (grego: katanoeo – observar plenamente) no espelho e esquece como é sua aparência depois de se afastar.




A. Somos mais responsáveis do que as pessoas que não ouviram porque ouvimos e sabemos o que Deus espera que façamos.

B. A palavra de Deus tem o poder de me buscar e transformar todo o meu ser (Hebreus 4:12)

C. Ser praticante desta palavra significa permitir conscientemente que sua força transformadora mude meus pensamentos, atitudes, ações e maneira de falar.

Conclusão deste sermão sobre ser praticante da palavra de Deus

A Bíblia descreve claramente a diferença entre praticantes e não praticantes da palavra de Deus. Verifique se você precisa ajustar.




A. Praticantes são pessoas de sabedoria. Eles encontram força na palavra de Deus em tempos de tempestade. Na Bíblia, os não praticantes são chamados de tolos e, quando as dificuldades vierem, eles cairão imediatamente (Mateus 7:24-27).

B. Os praticantes herdarão a vida eterna. Os não praticantes serão condenados (Mateus 13:24-30)

E. Praticantes são pessoas íntegras. Os não praticantes são hipócritas (Mateus 23:13)

Se você gostou deste sermão sobre ser praticante da palavra de Deus, então veja mais esboços de pregações aqui.

Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.