A Mensagem da Cruz – Esboço de Pregação sobre a Cruz de Cristo

Sermão A Mensagem da Cruz

Esboço de pregação temática com o tema: A Mensagem da Cruz. Sermão para pregar sobre a Cruz de Cristo.

Tema do Sermão: A Mensagem da Cruz

Textos do sermão: Números 21:4-9; João 3:14

4 Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho. 5 E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. 6 Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. 7 Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. 8 E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. 9 E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.

E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado.




Introdução deste sermão sobre a Mensagem da Cruz

Uma placa na estrada com uma cruz nos lembra que um hospital está próximo. Uma van com uma cruz vermelha é uma ambulância. A “Cruz Vermelha” recebeu esse nome porque usa uma cruz vermelha como logotipo. As farmácias carregam uma cruz vermelha em suas placas. Todos esses sinais nos lembram que a ajuda está próxima. 

Você sabia que há uma cruz na Bíblia também e essa cruz é especial porque por trás dela há uma mensagem de Deus? Qual é esta mensagem da cruz?

1. É uma mensagem de amor

A. Os israelitas pecaram mais uma vez e a ira de Deus se acendeu contra eles

B. No entanto, Deus os amou a ponto de fazer Moisés fazer uma cobra de bronze e colocá-la em uma haste; todos que olharam para ele não morreram, mas viveram




C. (Explique: A cobra de bronze como um tipo de Cristo)

D. Da mesma forma, Deus enviou Jesus para pagar a penalidade por nossos pecados, para que não pereçamos, mas tenhamos a vida eterna (João 3:16)

E. Você quer experimentar pessoalmente o amor de Deus? Então venha a Cristo

2. É uma mensagem de cura

A. Deus curou todos os que caminharam até o poste em fé e obediência




B. Qualquer um que se recusasse a olhar para a cobra de bronze morria

C. A Bíblia diz que fomos curados pelas pisaduras de Jesus (Isaías 53:5)

D. Você quer ser curado hoje. Venha a Jesus com fé e obediência

3. É uma mensagem de perdão

A. Os israelitas são conhecidos por colocar Deus à prova, o que a Bíblia identifica como um pecado muito grave




B. Ainda assim Deus os perdoou e providenciou um caminho (a cobra de bronze) e aqueles que foram condenados à morte tiveram seus pecados perdoados

C. Da mesma forma, todo aquele que crê em Jesus terá seus pecados perdoados (Romanos 10:13)

Conclusão e convite

A. Admita que você é um pecador: “Não há um justo, nem um sequer… porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.” Romanos 3:10, 23 . (Veja Romanos 5:8 ; 6:23).

B. Peça perdão a Deus:  “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Romanos 10:13




C. Confie em Jesus: Coloque sua confiança nEle como sua única esperança de salvação. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16 (Veja João 14:6).

D. Receber a Cristo e tornar-se filho de Deus: “A todos os que o recebem, aos que creram em seu nome, deu o direito de se tornarem filhos de Deus”. João 1:12 (Veja Apocalipse 3:20).

E. Confesse que Jesus é seu Senhor: “Se você confessar com sua boca, ‘Jesus é Senhor’, e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo”. Romanos 10:9 (Ver versículo 10).

Mais esboços de pregações aqui.




Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.