Lições da Sarça Ardente – Esboço de Pregação

Sermão Lições da Sarça Ardente

Esboço de pregação em Êxodo 3:1-5 com o tema: Lições da Sarça Ardente. Sermão para pregar sobre a experiência de Moisés com a sarça ardente.

Tema do sermão: Lições da Sarça Ardente

Texto do Sermão: Êxodo 3:1-5

1 E APASCENTAVA Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe. 2 E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. 3 E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. 4 E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. 5 E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.

Introdução do sermão

Um resumo da história de Moisés e a sarça ardente:




Moisés foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel para fora da escravidão no Egito e levá-los para a terra prometida. Um dia, enquanto cuidava das ovelhas em Midiã, Moisés viu uma sarça ardente que não se consumia.

Quando Moisés se aproximou para ver a sarça, Deus falou com ele e o chamou pelo nome. Deus disse a Moisés que ele havia sido escolhido para liderar o povo de Israel para fora do Egito. Moisés ficou com medo e questionou como seria possível, mas Deus prometeu estar com ele e ajudá-lo.

Em seguida, Deus revelou seu nome a Moisés, “Eu Sou o que Sou”, e instruiu Moisés a ir ao faraó do Egito para exigir a libertação do povo de Israel. Moisés obedeceu a Deus e liderou o povo de Israel através do deserto por 40 anos antes de chegar à terra prometida.

O relato da aparição de Deus a Moisés através de uma sarça ardente no deserto prova que coisas pequenas e insignificantes que experimentamos realmente afetam nossa vida e fé cristãs de maneiras inimagináveis. Este incidente transformou a vida de Moisés e o destino do povo de Deus para sempre. 




Neste sermão, vamos considerar três lições que podemos aprender com a sarça ardente.

1. A sarça ardente chama a atenção para as pequenas coisas

A. Sarças ardentes eram uma visão comum no deserto e Moisés deve ter visto centenas delas antes.

B. Ele não poderia ter visto que a sarça não estava queimando, embora estivesse em chamas, a menos que tivesse prestado muita atenção

C. Alguém disse: “Em tudo o que acontece na vida, pergunto: “Deus, qual é o seu propósito por trás desse incidente?”




2. A sarça ardente mostra Pequenas coisas são objetos de Teste

A. Deus queria ver quão sensível Moisés era em relação às coisas insignificantes da vida antes de confiar a ele uma missão maior.

B. A obra de Deus é sofisticada. Suas tarefas exigem discernimento, sabedoria e paciência.

C. Portanto, ninguém pode cumprir tarefas maiores de Deus se não for sensível às coisas menores.

3. A sarça ardente mostra Deususapequenas coisas para Sua Glória

A. Era apenas um arbusto comum insignificante. A Bíblia nem mesmo identifica seu nome.




B. Por que Deus escolheu um arbusto em vez de uma árvore? (No folclore do Sri Lanka, acredita-se que árvores gigantescas sejam moradas de divindades)

C. Ele não escolhe as pessoas de cabeça inchada e infladas de conhecimento. Ele chama apenas os humildes e os mansos.

D. Deus transformou este arbusto sem importância em um objeto histórico de sua manifestação a Moisés.

Aplicação e Conclusão das Lições da Sarça Ardente

Tenho certeza de que nenhum pregador ou professor da Bíblia não falou sobre Moisés. Mas tenho certeza de que há muitos por aí que nunca falaram sobre a sarça ardente. Neste sermão, trouxe 3 verdades principais sobre a sarça ardente à sua atenção. Concluindo, quero mostrar a você como essas verdades se aplicam à nossa caminhada com Deus.




1. Prestando atenção às pequenas coisas

A. Ilustração: Dr. David Yonggi Cho e a garotinha. Nunca ignore o valor das pequenas coisas em tempos de dificuldade e necessidade.

B. Moisés encontrou o milagre em uma sarça ardente, não em uma amendoeira em chamas. Da mesma forma, Deus ainda está usando pequenas coisas para realizar grandes propósitos, incluindo libertação milagrosa.

C. Da próxima vez que você vir uma sarça ardente em sua própria vida, não tenha medo de questionar o propósito por trás dela.

2. Identifique o teste por trás das pequenas coisas

A. A parábola dos talentos: “Muito bem, servo bom e fiel! Você tem sido fiel com algumas coisas. Venha e compartilhe a felicidade de seu mestre” ( Mateus 25:14-30 )




B. Professores de escola dominical! Quanta atenção você dá àquelas criancinhas que Deus confiou a você?

C. Isso é verdade tanto na Bíblia quanto no mundo secular. Somente aqueles que são fiéis nas pequenas coisas são promovidos a grandes posições.

3. Lembre-se que Deus usa pequenas coisas

A. O tamanho não importa, mas a obediência importa. O que importa não é quão capaz você é, mas quão obediente você é.

B. O mundo nunca saberia de um Cho e bilhões de almas estariam perdidas se não fosse por uma garotinha que obedeceu a Deus e compartilhou o evangelho com o Dr. Cho. Ninguém nem sabe o nome dela. Dr. Cho nunca mais a viu em sua vida.

C. Você pode ser a pessoa mais insignificante e sem instrução nesta igreja. No entanto, Deus o usará em sua área de dom contanto que você obedeça ao seu chamado.

Mais esboços de pregações aqui.

Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.