Perspectivas Bíblicas do Batismo nas Águas – Sermão e Estudo

Sermão Perspectivas Bíblicas do Batismo nas Águas

Introdução deste estudo sobre o Batismo nas águas

Alguma forma de batismo nas águas é praticada quase universalmente em todas as religiões. Não é distintamente cristão, embora Jesus o tenha adotado como uma forma de seus seguidores se identificarem com o cristianismo. 

Hoje passou a ser mais comumente identificado com o cristianismo, alguns até acreditando que o batismo nas águas é sinônimo de salvação. Mas, quão importante é o batismo nas águas? Vamos dar uma volta pelas escrituras para ver:

1. O que o Batismo nas águas não é?

1. Pré-requisito para a Salvação

A. É uma interpretação errônea de 1 Pedro capítulo 3 versículo 21. ( Correspondendo a isso [resgate através do dilúvio], o batismo [que é uma expressão da nova vida de um crente em Cristo] agora salva você, não removendo a sujeira do corpo, mas por um apelo a Deus por uma boa (limpa) consciência, [demonstrando o que você acredita ser seu] através da ressurreição de Jesus Cristo,)

B. A palavra grega “antitupon” usada aqui no lugar de “correspondente” implica uma impressão deixada por um selo, não o próprio selo enquanto “eperotema” usado no lugar de “apelo” implica a resposta esperada em um acordo de aliança.




C. Se o batismo nas águas é um pré-requisito para a salvação, então por que Paulo disse em 1 Coríntios capítulo 1 versículo 14: “Graças a Deus não batizei nenhum de vocês, exceto Crispo e Gaio”.

2. Pré-requisito para o Céu

A. Alguns até abriram buracos no gelo para batizar imediatamente, para que o novo crente não perca o céu.

B. O ladrão penitente na cruz não teve oportunidade de receber o batismo nas águas, mas Jesus prometeu que estaria no paraíso naquele exato momento da história.

C. Essa ideia é chamada de “Regeneração Batismal”. Está em contradição direta com as escrituras e a doutrina de ser salvo pela fé.




3. Lavagem Literal do Pecado

A. A água usada no batismo em água é Simbólica de lavagem de sangue ( Hebreus 9:14 ; Apocalipse 1:5 ).

B. Esta idéia pressupõe que o pecado é físico ou tangível e pode ser lavado pela mera água. É absurdo e sem sentido!

C. O que você faria com a água quando nada menos que um sacrifício de sangue poderia salvá-lo.

2. O que o Batismo nas águas é?

1. O batismo nas águas está enraizado no Antigo Testamento (Êxodo 30:17-21) e praticado por João Batista (Mateus 3:1-17). Experimentado e comandado por Jesus (Mateus 28:19)




2. O batismo nas águas era praticado na igreja primitiva (Atos 8:36-35; 10:47-48; 16:33; 19:5) e ordenado pelo Apóstolo Pedro em  Atos 2:38 (intimamente aliado à salvação).

3. O batismo nas águas foi praticado por Paulo (Atos 19:5). Exige obediência à ordem de Cristo (Atos 2:38 – veja novamente 1 Pedro 3:21 “…o penhor da boa consciência..)

Observação: Embora não ser batizado não possa mantê-lo fora do céu, uma recusa rebelde em obedecer a Cristo nível de compromisso!

3. O que o Batismo nas águas simboliza?

1. Vimos em 1 Pedro 3:21 que é um “antitupos” ou um tipo de salvação (assim como a arca de Noé foi um tipo de salvação) Também simboliza o sangue purificador de Cristo (Hebreus 9:14; 1 João 1:7;  Apocalipse 1:5)




2. É a identificação com Cristo que faz uma declaração ousada ao mundo (Romanos 6:3-5; Colossenses 2:8-12).

3. É um testemunho para a humanidade que estamos nos separando do mundo (1 João 2:15-17). Mesmo o próprio ato de imersão requer a cessação da respiração (morte), submersão abaixo da superfície (sepultamento) e ressurgimento (ressurreição). Que símbolo tremendo!

4. Qual é a forma correta de Batismo?

Três formas foram praticadas ao longo da história: imersão, derramamento e aspersão. No início, a imersão era o modo preferido, mas despejar e aspergir vieram em favor da conveniência. Qual é bíblico?

1. A palavra grega “baptizo” significa “mergulhar” ou “imergir”. Foi transliterado. O precedente bíblico sugere fortemente a imersão (Mateus 3:6; Mateus 3:16; Atos 8:38, 39)




2. A origem do derramamento e aspersão (Lógica) – Se você acreditava que o batismo era a salvação, então até mesmo as crianças e os moribundos precisavam do batismo. Inconveniente por imersão fácil por aspersão. Devemos permitir que a conveniência dite a profundidade de nossa obediência?

3. E a fórmula? “Em Nome de Jesus” ou “Do Pai, Filho, Espírito Santo”? Numerosas referências a “Em nome de Jesus” (não denota uma fórmula, mas o tipo de batismo, em oposição ao “batismo de João”) O próprio Jesus nos deu a fórmula ( Mateus 28:19 )

5. Quando você pode se Batizar?

1. Após o verdadeiro arrependimento (Atos 2:38). Um símbolo é insignificante sem realidade, portanto o batismo sem verdadeiro arrependimento não tem sentido.

2. Portanto: O batismo infantil não tem sentido. É uma herança da teologia da regeneração batismal. Qualquer batismo sem verdadeiro arrependimento não tem sentido.




3. Se simboliza a limpeza, então deve ocorrer após a limpeza. Portanto, um pródigo voltando para casa deve ser batizado novamente.

6. É absolutamente necessário se Batizar nas águas?

Sim. Como um ato de obediência ao mandamento de nosso Senhor . Lembre-se: não ser batizado pode não mantê-lo fora do céu, mas uma recusa rebelde em obedecer ao rei Jesus pode! Alimento para o pensamento. Se você não pode se comprometer a receber o batismo nas águas, como Deus pode esperar que você se comprometa com tarefas muito maiores.

Um Convite para o Batismo:

Alguns de vocês nunca foram batizados nas águas porque não acharam importante. Agora, você pode ficar envergonhado porque acha que todos vão pensar que você já foi batizado. Esqueça o que todo mundo pode pensar e seja obediente a Deus. Junte-se ao nosso próximo grupo de candidatos ao batismo agora.

Mais esboços de pregações aqui.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.