Como Vencer a Batalha com a Tentação?

Sermão Como Vencer a Batalha com a Tentação

Aqui está um esboço de pregação sobre como vencer a batalha com a tentação. Um bom tema para pregar na igreja.

Tema da pregação: Como Vencer a Batalha com a Tentação?

Texto do sermão sobre vencer a tentação: 1 Coríntios 10:13

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

Introdução Como Vencer a Tentação:

De Eva a Jesus Cristo até nós, a tentação é um problema universal. É uma questão comum a todo homem (1 Coríntios 10:13).




Basicamente, a tentação se enquadra nas três categorias da concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (1 João 2:15).

Eva e Jesus foram expostos a todas as três tentações ao mesmo tempo. Mas a tentação não é pecar em si! É o caminho para o pecado. Você pode vencer a batalha contra a tentação seguindo várias regras simples.

A mensagem de hoje é sobre essas regras.

1. Vença a tentação usando o Poder da Palavra de Deus

A. Jesus citou as escrituras em todas as três tentações “…está escrito…” (Mateus 4:1-11)




B. Davi memorizou a Palavra de Deus como uma defesa contra a tentação (Salmos 119:11)

C. Ambos os exemplos indicam que a força requer que você entre na Palavra e a Palavra em você.

2. Para vencer a tentação, não superestime sua força

A. O homem é um ser de três partes (físico, espiritual, emocional), e a maioria governa!

B. Não importa quão religioso você seja. Sua própria força não pode ajudá-lo (1 Coríntios 10:12)




C. Ninguém pode ser cuidadoso o suficiente para não cair. Precisamos da força sobrenatural de Deus.

3. Evite quaisquer situações comprometedoras

A. A maioria dos cristãos caem em pecado porque entram em situações que conduzem ao pecado.

B. Considere Davi olhando para Bate-Seba ou Pedro aquecendo suas mãos no fogo dos pecadores.

C. Considere José que fugiu como um louco, da esposa de Potifar. Não negocie com o pecado.




Como Vencer a Batalha com a Tentação?

Você deve exercer controle sobre isso! 

Abaixo estão algumas dicas práticas para ajudar a se defender contra as tentações mais comuns.

  • Se você não quer cometer adultério, evite aquele almoço de negócios com sua secretária.
  • Se você não quer cometer o pecado da fornicação, certifique-se de ficar longe dos caminhos do amante.
  • Se você não quer beber, fique longe das pessoas que bebem e dos lugares onde elas bebem. Jogue fora os cigarros e evite os fumantes.
  • Se você não quer cobiçar, jogue fora aquela revista indecente e evite os filmes para maiores e menores.
  • Se você não quer fofocar, não permita que sua conversa degenere. Controle sua língua.
  • “Corra como um louco”. Você ficará feliz por ter feito isso. (Agora, isso é mais do que apenas humor caseiro, é sabedoria divina.)

Talvez você tenha sucumbido à tentação de Satanás. Jesus está pronto para perdoar. Além disso, Ele lhe dará a força para superar as tentações futuras.

Veja mais esboços de pregação poderosas.




Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.