O Poder de Orar no Espírito – Pregação sobre oração no Espírito

Sermão Tudo sobre Orar no Espírito

Um tipo de oração que encontramos na Bíblia é a oração no Espírito. Aqui está um esboço de pregação temática e estudo sobre orar no Espírito.

Introdução deste sermão sobre Orar no Espírito

Orar no Espírito é mencionado três vezes nas escrituras:

  • 1 Coríntios 14:15: “O que devo fazer? Eu orarei com meu espírito, mas também orarei com minha mente. Cantarei louvores com o meu espírito, mas também cantarei louvores com a minha mente.”
  • Efésios 6:18: “Com toda oração e súplica, ore em todo tempo no Espírito, e para isso esteja alerta, com toda perseverança e pedidos por todos os santos.”
  • Judas 1:20: “Mas vocês, queridos amigos, edificando-se em sua santíssima fé, orando no Espírito Santo.”

Algumas perguntas comuns relacionadas a oração no Espírito são:

  1. O que é orar no Espírito? 
  2. Como orar no Espírito? 
  3. Por que devemos orar no Espírito? 

Eu quero responder a essas perguntas no sermão de hoje.




1. O que é Orar no Espírito?

A. A palavra grega traduzida como “orar em” pode ter vários significados diferentes.

B. Pode significar “por meio de”, “com a ajuda de”, “na esfera de” e “em conexão com”.

C. Portanto, no contexto desta mensagem, orar no Espírito é orar de acordo com a direção do Espírito (orar em alerta para o que está acontecendo ao nosso redor… e para isso estar alerta… Efésios 6:18), Orar com Sua ajuda.

2. Como Orar no Espírito?

A. Devemos andar no Espírito antes de procurar orar no Espírito (Gálatas 5:16)




B. Seja sensível à direção do Espírito Santo. Como eu disse antes de estar em estado de alerta para o que está acontecendo ao seu redor, e disposto a interceder pelos outros, (… com toda perseverança e pedidos por todos os santos… Efésios 6:18)

C. Orar em línguas conforme o Espírito Santo lhe dá a palavra. (Vou explicar isso melhor no 3º ponto)

3. Por que orar no Espírito?

A. Deus é um Espírito. Não podemos nos conectar com Ele através de nossa carne (João 4:24)

B. Pois não sabemos orar como deveríamos. Mas o Espírito Santo nos ajuda, (Romanos 8:26) De acordo com a palavra grega usada no lugar de “fraqueza” no versículo acima, é uma expressão das limitações da humanidade.




Agora quando o dia de Pentecostes chegou, eles estavam todos juntos em um lugar. De repente, um som como de um vento forte soprando veio do céu e encheu toda a casa onde eles estavam sentados. E línguas se espalhando como fogo apareceram para eles e pousaram sobre cada um deles. Todos eles foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas conforme o Espírito os capacitava.

ATOS 2:1-4 

C. É aqui que entra a oração em línguas. As línguas não são algo que pronunciamos por nossa própria imaginação ou experiência. Somente o Espírito Santo dá a capacidade para este tipo de expressão. Às vezes não encontramos palavras para orar. Em tempos de aflição, quando nem sentimos vontade de orar, as línguas vêm em nosso auxílio.

Conclusão desta Pregação sobre oração no Espírito

A. A oração é uma comunicação de mão dupla. Precisamos nos conectar com nosso Pai celestial quando oramos. Este tipo de oração só é possível através do Espírito.

B. Lembre-se, orar no Espírito não é ocasional. Toda vez que você orar, você deve orar no Espírito.




C. Não apresse sua oração. Reserve um tempo para observar e responder à direção do Espírito. Ore em línguas estranhas. Quanto mais você orar em línguas, mais você se edificará.

Veja mais esboços impactantes de pregação.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.