4 razões para acreditar na Bíblia – Esboço de pregação e Estudo

Sermão Por que devo acreditar na Bíblia

Estudo e esboço de pregação temática em 2 Timóteo 3:16 como o tema: 4 razões para acreditar na Bíblia.

Texto para este sermão: 2 Timóteo 3:16

Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça.

Tema do sermão: 4 razões para acreditar na Bíblia

Introdução:




Esta mensagem está entre as mensagens mais importantes para se pregar. Acredito que essa verdade precisa ser proclamada do mais alto dos telhados para todos que ouvirem. 

Alguns não acreditam realmente que a Bíblia é perfeita e que é a revelação de Deus de Si mesmo para nós.

Hoje, quero dar-lhe quatro razões para acreditar na Bíblia.

1. A Bíblia é de fato a palavra de Deus

A. A revelação de Deus de Si mesmo ao Homem. Poderia falar verbalmente, mas nem todos os homens seriam sensíveis o suficiente para ouvi-lo. Outras grandes religiões buscam seu Deus; a nossa procura por nós!




B. A Bíblia é impecável em seu idioma e forma originais (qualquer erro é erro de tradução e/ou cópia). É “inspirada” por Deus. Nosso texto usa as palavras “… soprado por Deus…”

C. Para as pessoas de fé, não precisamos de nada mais do que isso para nos satisfazer. “Mas”, você pode dizer que é como um criminoso testemunhando sua própria inocência. Prova pouco convincente! Bem, deixe-me mostrar-lhe.

2. A Bíblia é a base de todas as nossas crenças

A. Como sabemos que existe um Deus:

Para o diretor musical; por Davi. Os tolos dizem a si mesmos: “Deus não existe”. Eles pecam e cometem más ações; nenhum deles faz o que é certo. ( Salmos 14:1 )




B. Como sabemos que existe vida após a morte:

Agora o pobre homem morreu e foi levado pelos anjos para o lado de Abraão. O homem rico também morreu e foi enterrado. E no inferno, como ele estava em tormento, ele olhou para cima e viu Abraão ao longe com Lázaro ao seu lado. ( Lucas 16:22 )

C. Como sabemos que Jesus morreu por nossos pecados:

Mas Deus demonstra seu próprio amor por nós, quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós. ( Romanos 5:8 )




D. Como sabemos sobre o Céu e o Inferno:

  • Mas para os covardes, incrédulos, pessoas detestáveis, assassinos, os sexualmente imorais, e aqueles que praticam feitiços, idólatras e todos os que mentem, seu lugar será no lago que arde com fogo e enxofre. Essa é a segunda morte.” ( Apocalipse 21:8 )
  • Mas nossa cidadania está no céu – e também esperamos um salvador de lá, o Senhor Jesus Cristo. ( Filipenses 3:20 )

3. A Bíblia é a conclusão lógica para uma investigação honesta

A. É uma Unidade bem integrada:

  • É composto por 66 livros. Escrito ao longo de um período de 1600 anos. Talvez muito mais
  • Mais de 40 autores diferentes. No entanto, um único tema, a redenção da humanidade
  • Como, exceto por desígnio divino, isso poderia ser verdade? É algo muito complicado para as pessoas que viveram então inventar por conta própria

B. Ele sobrevive à crítica textual:

  • Sem grandes contradições internas. Tem o mesmo tema, embora seja uma coleção de 66 livros escritos por 40 autores ao longo de 1600 anos.
  • Um relato factual de dados históricos. Ele complementa todos os eventos históricos bem conhecidos.

C. A arqueologia o justifica:




  • Nenhuma descoberta jamais refutou nada disso. Pelo contrário, a arqueologia o confirma.
  • Manuscritos do Mar Morto confirmados em vez de contrariados. Esses pergaminhos são o terceiro manuscrito mais antigo conhecido da Bíblia.

D. Responde à maioria das perguntas:

  • A evolução deixa mais perguntas sem resposta do que respostas. A própria “Origens das Espécies” de Darwin criou muitas questões.
  • A Bíblia, por outro lado, explica tudo. Basta lê-lo com o coração aberto.
  • Você tem uma explicação melhor do que temos na Bíblia? Uma explicação que retém água.

4. A Bíblia é sobrenaturalmente poderosa

A., Ao contrário de outras obras literárias, está vivo. Muitas vidas se transformaram apenas por lê-lo.

B. Evoca uma resposta nos leitores. Isso os condena. Os transforma. Nenhum outro livro pode fazê-lo.

C. Muitos governantes tiranos ao longo da história fizeram muitos esforços para destruí-lo completamente. Mas ainda existe.




Conclusão:

Se você quer conhecer a Deus, leia a Bíblia. Ele quer falar com você através da Sua Palavra. Se você ainda não lê Sua Palavra regularmente, comece agora.

Veja mais esboços prontos para pregar.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.