WhatsApp

Daniel na cova dos leões – Estudo e Pregação

Esboço de pregação e estudo em Daniel 6 sobre Daniel na cova dos leões.

Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa. – Daniel 6:4

Introdução sobre Daniel na cova dos leões

No sermão de hoje, quero considerar outra passagem famosa da Bíblia. Não é outro senão o capítulo 6 do Livro de Daniel ou mais conhecido como o capítulo em que ele foi lançado na cova dos leões. Esta passagem tem cinco princípios cristãos importantes para nós esta noite.  

1. Daniel manteve seus padrões

Embora Daniel tenha servido nas Cortes Reais por muito tempo, ele ainda manteve a vida irrepreensível que ele e seus amigos exibiram em Daniel 1:8. 




E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. – Daniel 1:8

O poder e os privilégios que Daniel desfrutou como oficial no tribunal do rei todos esses anos não puderam corrompê-lo (Daniel 6:1-2; 3). Aqui lemos que o rei pretendia promover Daniel ainda mais (Daniel 6:4). Um sinal de que Deus continuou a recompensar Daniel por sua fidelidade.

Lições:

Daniel tinha 15-16 anos quando foi feito refém e exilado na Babilônia. Ele tinha 81-83 anos quando foi jogado na Cova dos Leões. 




Ele viveu em uma comunidade de pessoas impuras e serviu sob quatro reis pagãos por aproximadamente 67 anos. Mesmo depois de todos esses anos, a Bíblia ainda diz que ele tinha um espírito extraordinário. 

De fato, os próprios adversários de Daniel admitiram que Daniel era inocente. As pessoas em nossas comunidades podem dizer o mesmo sobre nós hoje? Não permitamos que o tempo, as bênçãos ou o mundo nos afastem do autor de nossas bênçãos.

2. A segurança de Daniel estava em seu Deus

A Nova Versão Internacional usa 10-13 frases para descrever a trama assassina contra Daniel (Daniel 6:5-9). Mas a mesma tradução usa apenas uma frase para descrever a resposta de Daniel (Daniel 6:10). Como Daniel podia permanecer tão calmo quando sua vida estava ameaçada? Como sempre, Deus era a fonte da segurança de Daniel (Daniel 1:8-16).

Lições




Quando criança, meu irmão estava acostumado a colecionar moedas emitidas em diferentes países. Um dia ele recebeu um níquel e foi a primeira vez que vimos uma moeda americana e ficamos muito felizes ao ver as palavras “Em Deus, nós confiamos” gravadas nela. Mas é muito triste que a América confie em suas armas mais do que confia em Deus hoje.

A vida de Daniel estava em grande perigo. Mas ele não se comprometeu, revidou ou fugiu porque Deus era a fonte da segurança de Daniel. Não sua posição ou riqueza. 

Infelizmente, algumas pessoas que professam abertamente que Deus é a fonte de sua segurança, na verdade, têm sua segurança em outro lugar. Suas verdadeiras cores são expostas apenas quando eles têm que lidar com um adversário. Não sejamos como essas pessoas, mas aprendamos a confiar em Deus para proteção.

3. Daniel suportou o teste divino

Qualquer um ao livro de Daniel pela primeira vez ficaria surpreso ao saber que Deus realmente empurrou Daniel do precipício, antes de responder à oração de Daniel. Desde que Daniel orou, qualquer um esperará que Deus o resgate imediatamente. Talvez Daniel também tenha se sentido desapontado por um curto período. Nós não sabemos. Mas sabemos que a situação porque os adversários de Daniel o pegaram em flagrante e nem mesmo o próprio rei, que deu a ordem, poderia resgatar Daniel dos leões (Daniel 6:11; 12-18).




Ironicamente, os decretos de um rei persa eram imutáveis ​​porque se pensava que ele falava pelos deuses, que nunca poderiam estar errados e, portanto, nunca precisavam mudar de ideia!

REV. PALITHA JAYASOORIYA

Finalmente, o inimigo realizou seus sonhos mais loucos. Daniel foi jogado na cova do leão. Por fim, os perversos administradores e os sátrapas se livraram de Daniel para sempre. Era como se Deus tivesse finalmente dado um tempo e não pudesse vir em socorro de Daniel a tempo. Não foi assim! (Daniel 6:19-23)

Lições:

Deus é soberano e não é obrigado a resgatar ninguém. Ele escolherá qual de seus filhos viverá e quais perecerão para sua glória. A história não falará sobre os milhares de cristãos alimentados com animais selvagens durante a perseguição romana aos cristãos, se não fosse assim.




Não tente descobrir como Deus pensa. Basta saber se é bom ou ruim, Deus tem um propósito maior em tudo que nos acontece. Infelizmente Ele não pode usar alguns de nós para sua glória porque somos como o menino que pegaram contando as costelas no exame de biologia. 

Quando Deus testa você não trapaceia. Lembre-se, o professor está sempre em silêncio durante o teste. Deus nosso professor definitivamente nos recompensará se permanecermos fiéis a ele mesmo em tempos de provação.

4. Deus não poupou os inimigos de Daniel

O rei ficou feliz que Daniel foi milagrosamente resgatado. Mas ele sabia que seus ministros o enganaram para condenar Daniel à morte. Sua fúria queimava contra todos eles. Em sua fúria, ele ordenou que não apenas os conspiradores, mas suas esposas e filhos também fossem jogados na Cova dos Leões. Eles pereceram na mesma armadilha que prepararam para Daniel. (Daniel 6:24)

Lições:




Esta passagem mostra que Deus definitivamente nos vingará. Muitas vezes é tentador tentar assumir o papel de Deus e buscar punir aqueles que achamos que merecem. Mas a vingança pertence a Deus, não a nós. 

Como cristãos, devemos seguir a ordem do Senhor Jesus de amar nossos inimigos e orar por nossos perseguidores e deixar vingança em Deus. Afinal, há apenas um Deus. Pare de querer se colocar no lugar de Deus.

5. Deus sempre tem um propósito maior

Daniel 6:25-28 mostra que Deus tinha um propósito maior mesmo na hora mais solitária de Daniel. 

Segundo os historiadores, Babilônia era uma cidade com uma população de 200.000 pessoas. A população de todo o reino teria sido dez vezes maior. 

Quando o rei Dario emitiu o novo decreto, todas essas pessoas passaram a conhecer o Deus de Daniel como o único e verdadeiro salvador. Eles certamente ouviram não apenas porque temiam o rei, mas porque o rei podia falar com os deuses!

Lições:

De acordo com Tertuliano, João foi banido para Patmos depois de ser mergulhado em óleo fervente em Roma e não sofrer nada com isso. Diz-se que todos na platéia do Coliseu foram convertidos ao cristianismo ao testemunhar o milagre.

À luz da nossa passagem de hoje, quero encorajá-lo a lembrar que Deus é capaz de realizar coisas maiores não apenas em nossa vida, mas também na morte. Poucos de nós serão capazes de desafiar a morte como John. Mas aconteça o que acontecer, não tenhamos medo, mas agradeçamos e louvemos a Deus por sua bondade.

Conclusão deste sermão: Daniel na cova dos leões

Para encerrar, lembre-se de que Deus está sempre conosco e por nós. Como apóstolo, Paulo disse que nem a morte nem a vida ou qualquer outra coisa pode nos separar do amor de Deus (Romanos 8:38-39). 

É minha oração que essas cinco verdades o ajudem a permanecer fiel ao Pai, durante toda a sua jornada de fé, até o dia em que você chamar para estar em casa com Cristo Jesus. Amém!

Para mais temas, acesse a página de esboços de sermões aqui.

Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.